<$BlogRSDUrl$>

março 26, 2007

Estar presente 

No decorrer da minha actividade profissional tenho por vezes a oportunidade de visitar sítios que povoam o meu imaginário que foi construído na escola e no testemunho dos acontecimentos históricos que são relatados nos contextos mais diversos, desde a família, até a documentários de televisão.

Entre estes, a segunda guerra mundial ocupa um lugar especial e mais ainda sendo os meus país nascidos na década de 20 do século anterior assistiram já no decorrer da sua vida adulta a esse momento histórico. Dessa forma, desde muito cedo me recordo de ouvir estórias da história e também do holocausto.

Assim, não será de estranhar que no decurso de uma participação num evento na Polónia, na cidade de Cracóvia, não resisti a fazer 120 Km para ir ver um dos locais de exterminação e campo de concentração Nazi.


Confesso que foi uma experiência forte. Esse contacto com a história causou em mim, um bem maior impacte que o que eu próprio poderia esperar. Como lição não poderia ser maior e verifiquei o que já temia ser verdade: que o holocausto foi algo de inqualificável e que o seu testemunho e o nosso conhecimento dos seus pormenores e vivência são um choque tal e uma enormidade que de facto não deve e não pode ser esquecida.

A visita a Auschwitz é em si uma experiência connosco próprios - esta frase é mais fácil de compreender por quem de facto esteve lá (ver site do museu). Como não poderia deixar de ser tirei diversas fotos com o meu telemóvel, das quais selecciono mais duas:

A entrada em Auschwitz I, o local da origem histórica do campo de concentração com o seu lema que reclama que o trabalho liberta a mente (algo de muito cínico, no contexto do trabalho escravo...)
Uma fotografia pessoal deste portão com os dizeres em questão:


Adicionalmente a este campo de concentração, existe ainda um campo de extermínio, Auschwitz II - Birkenau, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas em menos de três anos - algo como uma média nunca inferior a 1000 pessoas assassinadas por dia!
Uma outra fotografia deste último local, com o ponto de entrada dos comboios que por uma razão de eficiência descarregavam directamente as pessoas no campo de extermínio (conhecido como o portão da morte) tem um valor igualmente simbólico:


Por uma outra porta ao lado desta, entravam transportes viários entre os quais ambulâncias da cruz vermelha que os Nazis utilizavam para transportar os produtos químicos usados para gasear os prisioneiros, na sua maioria Judeus - mais uma estória a juntar a muitas...

A carga destes locais é pesada e sente-se... como uma das inscrições indicava no museu: é necessário nunca esquecer e pessoalmente, algo mudou dentro de mim depois de lá estar.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

Ir ao futebol 

De quando em vez gosto de ir ao futebol. Tenho pena que ir ao futebol em Portugal seja tão caro e tão fora de valores de mercado.

Senão tenhamos em atenção que a maioria dos estádios mesmo do escalão maior português estão quase vazios, por vezes meio cheios e muito raramente cheios. Embora isso aconteça, não funcionam os valores de mercado, pois a um produto com menor procura deve-se ajustar o preço. Tanto mais que neste caso, uma parte significativa do custo acrescido de mais espectadores é marginal ao custo do próprio espectáculo - apesar disso é muito caro ir ao futebol.

E piora se se falar de uma família inteira. Mesmo assim, de quando em vez, estou lá e levo a família ou parte dela. É que ir ao futebol não é para todos e com estes preços é mesmo para cada vez menos.

Mesmo assim é magia e a qualidade de alguns estádios é excelente, como este da imagem junto... adivinhem de qual se trata! e qual o jogo e respectivo resultado...

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

março 23, 2007

CSI na UFP 

Para quem gosta de ver a série CSI na televisão, tem agora a oportunidade de também aprender os fundamentos das provas científicas em diversos temas, inscrevendo-se num curso com o nome de CSI na UFP

Curso Sintético de Investigação Criminal

Módulos:
Genética & Investigação Criminal (8 horas)
Criminalística Biológica e Identificação Genética Individual (12 horas)
Criminalística não Biológica (10 horas)

Coordenadores:
Profª. Doutora Maria de Fátima Pinheiro
Prof. Doutor Agostinho Santos

Objectivos:
- Perspectiva realística da Investigação da Cena do Crime (CSI - Crime Scene Investigation).
- Aquisição de conhecimentos na área da Genética Forense no que respeita ao seu âmbito, objectivos e competências.
- Aplicação desta área à resolução de perícias no âmbito da Criminalística Biológica (homicídios, agressões sexuais, físicas não mortais, furtos, entre outras) e Identificação Genética Individual, em especial de restos cadavéricos (músculo, ossos, unhas, dentes, entre outros).
- Aquisição de conhecimentos na área da Criminalística não Biológica, fundamentalmente no que concerne à Lofoscopia, Queiloscopia, Análise de Documentos, Análise de Escrita e Balística.
- Contacto com situações práticas relacionadas com os tipos de perícias mencionados e aquisição de espírito crítico na interpretação dos resultados.

Datas previstas:
Módulo I: 3 de Abril a 12 de Abril de 2007
Módulo II: 17 de Abril a 8 de Maio de 2007
Módulo III: 10 de Maio a 29 de Maio de 2007

Horário:
Terça-feira e quinta-feira das 17h00 às 19h00

Duração:
30 horas

Custos e Condições:
Docentes, Alunos e Funcionários da UFP e Instituições Parceiras
Até 30 de Março de 2007 – 125€

Público em Geral
Até 30 de Março de 2007 – 150€

Contactos:
Secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP
Rua Carlos da Maia, 296 | 4200-150 Porto
Telf. 22 507 46 30 | Fax: 22 507 46 37

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (6)

março 19, 2007

Interessante blog sobre representação da informação 

Representar informação sempre foi um desafio. De forma a facilitar o entendimento de quantidades crescentes de dados e extrair destas informação relevante é um desafio que se coloca com cada vez mais urgência.

descobrir informação, padrões, perceber tendências ou detectar comportamentos ou ainda tentar obter respostas são algumas das razões para a análise de dados e uma das formas de o fazer é através do recurso a elementos visuais.

A visualização da informação pretende atingir estes objectivos e é uma área com bastante utilidade para cada um de nós, nem que seja para se saber com mais detalhe como tirar partido, onde usar e onde descartar o uso de gráficos e de tipos de gráficos em determinados contextos.

Um blog interessante sobre visualização da informação: http://bizviz.jorgecamoes.com/

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Apresentação no GUIDE a 21 de Março 

Em representação da UFPUV esta semana será realizada uma apresentação no Workshop Europeu promovido pela Associação GUIDE - Global Universities in distance Education: http://www.guideassociation.org.

O tema da apresentação é o uso do Sakai e a sua experiência no âmbito do desenvolvimento de actividades de ensino e aprendizagem mediadas por meios electrónicos, resultado do envolvimento no projecto UFPUV desde Outubro de 2004.

O programa do evento de um dia, que se realiza em Cracóvia - Polónia, pode ser consultado em http://www.guideassociation.org/about/WorkshopEuropa.pdf

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Participação em evento no IPCA 

No contexto das Jornadas de Informática do IPCA 2007, será proferida uma apresentação na primeira sessão da tarde (14:30) designada por Administração Pública Local na Sociedade da Informação e que conta com as intervenções de Eng. Manuel Marinho, Vereador da C.M. de Barcelos, de Dr. Paulo Morais, Docente Universitário e de mim próprio.

O evento será realizado no dia 30 de Março, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos, em Barcelos.

Titulo da apresentação:
Do território digital à governação de pessoas e do conhecimento

Resumo:
O recurso ao digital, a computadores e a redes na administração local já não é novidade. Nos últimos anos, diversas iniciativas e inúmeras experiências vieram demonstrar, mesmo no contexto nacional, a grande potencialidade de usar o digital com benefício para o território e para as suas necessidades.
A apresentação enumera os potenciais benefícios e discute as condições necessárias para os obter. Em especial, é realizada a defesa da necessidade de repensar o território de acordo com a sua capacidade de gerar conhecimento e de saber aproveitar os recursos humanos que possui. Deste modo, a apresentação insiste na absoluta urgência de reconceptualizar as abordagens do digital para a administração local em relação às propostas em uso.

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Exemplos de software Web 2.0 

Entre muitos outros exemplos, estes endereços representam um enorme salto qualitativo na oferta de funcionalidade que é associada com a Web 2.0.

Thinkfree Office - http://www.thinkfree.com/
O Thinkfree Office é uma alternativa completa, gratuita e online para edição de textos, folhas de cálculo e apresentações. Inclui 1 GB de armazenamento gratuito.

Backpackit - http://www.backpackit.com/
O Backpackit é um site onde se pode organizar informação sobre um assunto qualquer. Inclui uma agenda, um bloco de notas, um gestor de contactos e espaço de armazenamento, entre outras funcionalidades.

Basecamp - http://www.basecamphq.com/
O Basecamp é um organizador de projectos baseado no mesmo conceito do Backpackit. Permite a criação de uma página com uma lista de tarefas e com documentos para partilhar, entre outras funcionalidades.

Media Convert - http://media-convert.com/
O Media Convert converte quase todos tipos de ficheiro audio, vídeo, texto, imagem, toques de telemóvel, entre muitos outros tipos o site interpreta.

Google Analytics - http://www.google.com/analytics/
O Analytics é a ferramenta que o Google disponibiliza para manter estatísticas do seu site. Depois de fazer o registro no site, é só colocar um código no HTML da sua página e monitorar tudo pelo Analytics.

Mailinator - http://www.mailinator.com/
Muitos serviços online exigem que um registo seja realizado e que um e-mail seja dado para verificação. Distribuir a conta de e-mail por aí é uma forma de rapidamente encher a caixa de correio de vírus e spam. O Mailinator cria contas temporárias, sem senha, somente para o registo em sites, facilitando todo o processo.

43 things - http://br.43things.com/
O princípio de 43 é fazer uma lista de todas as coisas que você quer fazer. No site são colocados os objetivos podendo ser conferidos se outras pessoas tem o mesmo.

Traineo - http://www.traineo.com/
O Traineo permite que seja feito um registo de actividades físicas feitas no dia e depois faz uma análise e gráficos com os dados.

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (2)

Um exemplo de aplicação on line 

Com esta aplicação é possível editar imagens em linha - Snipshot.
Trata-se de um bom exemplo de aplicações de rede que permitem a substituição de software residente no computador.

Este tipo de aplicações está a tornar-se cada vez mais comum e permite reinventar o computador na medida em que transfere para a rede, uma parte acrescida da sua funcionalidade.

Experimentar em http://snipshot.com/

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 18, 2007

Sobre a lingua portuguesa 

O Museu da Língua Portuguesa promove a quinta língua mais falada em todo o mundo.

da responsabilidade e origem no Brasil é mais um exemplo de lusofonia que vale a pena conhecer:
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 12, 2007

Virtual University simulator 

Os simuladores podem ter um efeito didáctico interessante.
Vários jogos podem ser utilizados para aprendizagem como é o caso dos jogos de estratégia históricos e ou simuladores de vida real ou os jogos de vida.

Um destes exemplos é um jogo de gestão que simula uma organização universitária que tem de ser gerida de acordo com os princípios de uma instituição superior norte-americana.

O Virtual University simulator é bastante completo e pode ser obtido a custo zero, pelo que vale a pena experimentar e verificar a capacidade de cada um para liderar o crescimento e manutenção da uma universidade face a critérios de qualidade e evolução exigentes.

Para obter o software e saber mais como o usar, consultar o site http://www.virtual-u.org/

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Novos interfaces com o computador 

A proposta de interface de Jeff Han da Universidade de Nova Yorque é bastante apelativa.
Num vídeo que ilustra uma demonstração fantástica desta nova proposta, fica bem claro o potencial do interface que recorre a um touch screen e ao reconhecimento de gesto para controlar a interacção com o computador.

É esta mesma proposta que demonstra a mesma tecnologia utilizada pela Apple no iPhone.
Simplesmente maravilhoso: http://www.youtube.com/watch?v=PLhMVNdplJc

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Sobre endereços IP 

Em Janeiro deste ano, existiam cerca de 2,4 mil milhões de endereços IPv4 em uso ou alocados.
Desta forma, sobram ainda para alocar cerca de 1,3 mil milhões de endereços cujo consumo mundial por ano é neste momento de 170 milhões.

Assim, em sete anos e meio, será esgotado o stock de endereços IPv4. talvez até mais depressa se o seu uso for incrementado.

Desde modo, é inevitável a preparação a médio prazo para o IPv6.

Wikipedia, sobre o IPv6: http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Interface para jogos mental já em 2008? 

A empresa Emotiv Systems apresentou na Conferência Game Developers (em São Francisco), um sistema inovador que propõe um interface entre cérebro e computador.

Com recurso a este novo interface, seria possível com um capacete e software mover objectos baseado nos pensamentos do utilizador, monitorizar expressões faciais e responder ao sentimento de calma ou de excitação que o utilizador tiver num dado momento. O sistema designado por Epoc estará disponível, segundo a empresa em 2008.

Ver para crer!
Notícia em http://www.gamespot.com/news/6166959.html

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Open souce free Java 

Em Novembro de 2006 a linguagem de programação Java deu um novo passo enquanto ferramenta aberta, depois de a Sun ter introduzido a tecnologia Java há cerca de dez anos.

Nessa altura, foi proposto um runtime de custo zero, uma especificação aberta e a promessa de compatibilidade, independentemente da plataforma tecnológica utilizada, que fez do Java uma proposta comum e uma norma para sistemas embebidos, dispositivos móveis, computadores pessoais e para a Internet, mesmo (e também) no contexto profissional.

No final de 2006, a Sun tornou aberta a sua implementação da tecnologia Java, permitindo um passo adicional na divulgação do open source e do Java.

Ver em: http://www.sun.com/software/opensource/java/

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 09, 2007

I Encontro Académico Pessoano 

A Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa (TFUFP) vai organizar, em 15 de Março de 2007, o “I Encontro Académico Pessoano”. O evento realiza-s no Auditório da Universidade Fernando Pessoa – Porto, pelas 21.00horas

Os Grupos convidados são:

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

Repensar a colaboração em edição de informação 

A discussão dos limites de autoridade e credibilidade da edição colaborativa de conteúdos está na ordem do dia.

A Wikipedia apontada como uma nova proposta vencedora na criação colectiva e massiva de informação e conteúdos com qualidade, está a ter diversos contratempos.

Entre episódios de problemas e questões associadas com o rigor, tem vindo a ser colocada em causa, pelo menos de forma cega, sem questionar como fonte credível e absoluta como fonte enciclopédica para suporte a actividade escolar.

Depois das questões levantadas pelo Citenzendium, cabe agora ao Conservapedia, mais uma proposta em que reve e tenta colmatar algumas das lacunas apontadas na Wikipedia.

Lista de apontadores para as enciclopédias digitais mencionadas

Citenzendium

Conservapedia

Wikipedia

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Repensar a colaboração em edição de informação 

A discussão dos limites de autoridade e credibilidade da edição colaborativa de conteúdos está na ordem do dia.

A Wikipedia apontada como uma nova proposta vencedora na criação colectiva e massiva de informação e conteúdos com qualidade, está a ter diversos contratempos.

Entre episódios de problemas e questões associadas com o rigor, tem vindo a ser colocada em causa, pelo menos de forma cega, sem questionar como fonte credível e absoluta como fonte enciclopédica para suporte a actividade escolar.

Depois das questões levantadas pelo Citenzendium, cabe agora ao Conservapedia, mais uma proposta em que reve e tenta colmatar algumas das lacunas apontadas na Wikipedia.

Lista de apontadores para as enciclopédias digitais mencionadas

Citenzendium

Conservapedia

Wikipedia

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 08, 2007

Apresentação sobre Negócio Electrónico 

No contexto do livro escrito sobre Negócio Electrónico, foi também realizada uma apresentação com cerca de uma centena de slides sobre o livro para acompanhar e apresentar o seu conteúdo.

Verifiquei que os mesmos estão disponíveis na Web, no serviço slideshare.

Catita! É sempre bom ver o conteúdo produzido vivo e a ser utilizado...

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 07, 2007

Quantidade de dados produzida em formato digital 

No Slashdot foi reportado que um estudo recente sobre a quantidade de dados que produzimos tem vindo a aumentar de forma significativa (ver artigo no Business Week). A consultora IDC estima que em 2006 foram criados, capturas e replicados 161 Exabytes de informação digital.

Numa tentativa anterior de estimação da quantidade global de informação realizada em 2003, investigadores da Universidade da Califónia em Berkeley obtiveram valores da ordem dos 5 Exabytes. (40 Exabytes, quando se toma em consideração os dados duplicados – como o estudo mais actual).

Por volta de 2010, Segundo a IDC, estarão a ser produzidos mais dados do que aqueles que podem ser armazenados segundo os padrões actuais; cerca de um Zettabyte (claro que se esperam também desenvolvimentos tecnológicos para lidar com a situação...).

Um Zettabyte corresponde a 1 191 400 de Bibliotecas do Congresso Norte-Americano, sendo um valor mais elevado que um 1 seguido por 18 zeros...

Por outro lado, considerando os habitantes do nosso planeta e o valor estimado de informação existente, teremos: (161 Exabytes) / 6 525 170 264 pessoas = 26.49 Gigabytes por pessoa.

Confesso que em casa e no trabalho possuo cerca de 1800 Gigabytes de armazenamento pessoal e outros tantos em serviços e distribuídos por sistemas em rede. Este valor pode ser dividido por 4 que é o número do agregado familiar, o que dá 450 Gigabytes por pessoa. Tal deve corresponder à cota de um conjunto de pessoas que não geram informação digital, algures no planeta...

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 06, 2007

Robots e Legos: que mistura 

Para quem gosta de engenhocas e quer recordar tempos em que construia/brincava com o Lego, tem agora uma excelente oportunidade com os novos Lego NXT que constituem um avanço em relação aos Mindstorms iniciais.

Será que estes Legos constituem uma proposta que pode vulgarizar as experiências com Robots e a montagem de laboratórios nas escolas?
De qualquer modo trata-se de um proposta atraente: NXT Mindstorms

Uma outra proposta interessante é o Robonova - mais caro e sofisticado, mas com mais funcionalidade.

De qualquer forma, os Legos...

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

O uso de Blogs para fins didácticos 

Os Blogs podem ser bem mais do que diários digitais.
Um bom exemplo da sua exploração didáctica é o dado por uma Professora do Ensino Secundário que explora o Blog para colocar temas a que os alunos comentam.

A estrutura parece ser baseada no recurso a imagens e a apontadores de recursos na Internet para ilustrar um dado assunto e coloca uma questão de modo a orientar a exploração desses recursos: simples e brilhante!

Ver em hgp6.blogspot.com

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Um exemplo de um mapa mental 

O recurso a mapas mentais / mapas semânticos para representar conceitos é um instrumento útil. Permite a obtenção de uma representação visual para partilhar conhecimento e obter uma imagem de uma realidade complexa sem recorrer a descrições sequênciais, bastante mais redutoras e inibidoras de um pensamento criativo.

Um exemplo deste tipo de representações visuais, é o uso do mapa mental sobre determinado conceito como é o caso da Identidade Digital e das questões associadas a este. O mapa foi elaborado como resultado da discussão de grupo realizada nos Encontros da Arrábida que ocorreram em Outubro de 2006, com a organização da APDSI.

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

março 05, 2007

Visualizador Web 3D 

O uso de 3D é uma promessa ainda adiada.
O potencial que o uso do 3D possui para representar informação é enorme. Uma das áreas que estuda o uso de ambientes sintéticos para melhorar o entendimento dos utilizadores para representar informação complexa, em grande escala ou que possua estrutura e características que exijam mais do que os tradicionais gráficos é designada por visualização da informação.

Embora bastante estudada e objecto de intensa investigação, poucos tem sido os resultados sustentados e as propostas de aplicação que tenham tido sucesso.

O uso do VRML é ainda uma das formas mais comuns do uso do 3D na Web.
Para poder visualizar mundos 3D em VRML (cuja versão actual é o VRML 97) é necessário o uso de visualizador como o Cortona 3D, que pode ser obtido a custo zero.

No entanto, mais recentemente apareceu o X3D: "is a royalty-free open standards file format and run-time architecture to represent and communicate 3D scenes and objects using XML."
Para criar mundos Web 3D existe um ambiente de desenvolvimento open source: XJ3D - Java based X3D toolkit and X3D Browser

X3D e XJ3D são promovidos pelo Web 3D consortium: assim é possível um salto adicional ao VRML que em tempos usei, juntamente com o Java 3D para desenvolver o protótipo associado com o meu doutoramento (1997-2001) - precisamente há dez anos!

Haja tecnologia e tempo para a testar!

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Rómulo de Carvalho nasceu há um século 

Por ocasião do centenário do nascimento de um dos que considero como fazendo parte das maiores figuras portuguesas do século XX, foi realizada uma justa homenagem a Rómulo de Carvalho nas suas dimensões de homem da ciência e de poeta.

Bem organizado, completo e agradável de usar, o site Web contém muita informação, incluindo a voz do próprio a declamar alguns dos seus versos.
http://khromo.uevora.pt/~ags/romulo_de_carvalho/index.html

Parabéns pela iniciativa que considero muito relevante.
Um povo que não celebra os seus maiores vultos não é digno de o ser!

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

A voz dos alunos 

A AEFCT-UFP que significa a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa possui uma página na Web

Pode ser consultada em http://aefct.ufp.pt/
Esta carregada de informação...

Esta semana decorre na UFP a semana de Engenharia e Arquitectura entre os dias 5 e 8 de Março com a seguinte programa:

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 03, 2007

Um motor de pesquisa muito especial 

Descobrir informação é actualmente uma actividade crucial.
A nossa capacidade de obter a informação de maior qualidade possível de forma rápida e com um mínimo de esforço, está dependente do uso de ferramentas que o possibilitem.

Face ao crescente uso de motores de pesquisa e ao recurso da World Wide Web para obter informação sobre virtualmente tudo o que se possa pensar, a escolha de Altavista, Google, Yahoo e outros, condiciona efectivamente o material que pode ser obtido.

Assim, o recurso a um motor de pesquisa que permita obter relações baseadas em conceitos e que faça uma representação gráfica das relações entre diferentes fontes de informação, pode ser uma grande vantagem.

O Kartoo é um excelente exemplo de uma ferramenta avançada de descoberta de informação - mais uma vez, vale a pena experimentar e aprender a tirar partido desta proposta: http://www.kartoo.com

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Comparar preços na Web 

Smarter.com é um serviço livre que permite comparar preço para um leque alargado de produtos e descobrir onde e como obter o menor custo para um mesmo produto.

Descubra o Smarter.com em http://www.smarter.com

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Apresentação no Clip 

No âmbito da representação da Universidade Fernando Pessoa na feira das carreiras (2 de Março) realizada no Colégio Luso-Internacional do Porto - CLIP foi realizada uma apresentação de meia hora sobre o tema Web 2.0.

A Web 2.0: finalmente a Web somos nós
A World Wide Web está entre nós (de forma popular) desde 1994 e tornou-se quase uma presença constante nas nossas vidas. Quem não recorre à Internet por via da Web e consegue resolver alguns dos seus problemas com recurso ao famoso www.qualquercoisa.algures. Nos últimos anos, porém, a idade da Web nota-se cada vez mais. Mesmo as melhores tecnologias exigem renovação. A Web 2.0 é a renovação das propostas iniciais da World Wide Web e promete influenciar de forma tão profunda como a Web 1.0 as nossas vidas. Esta apresentação tem por objectivo mostrar alguns dos desenvolvimentos associados à Web 2.0.

A apresentação está disponível em http://www.ufp.pt/~lmbg/lg_com.htm.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 02, 2007

Emular o Commodore 

Commodore é uma marca de computadores histórica.
http://en.wikipedia.org/wiki/Commodore

Este Marca é responsável pelo computador que mais vendeu até aos dias de hoje.

O Carlos sugeriu um emulador que está associado com as máquinas deste construtor e que emula em browser o respectivo sistema operativo, conforme mostra a imagem.
Ver http://www.chiptune.com/

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 01, 2007

Um livro sobre Gestão da Informação 

Como resultado da actividade promovida na área das Bibliotecas, em geral e das Bibliotecas Escolares em particular, a Margarida Bairrão, contando também com a minha colaboração escreveu e editou um livro que agora está disponível.

A capa foi concebida nas oficinas gráficas da Universidade Fernando Pessoa que desta forma, apoiou a obra.

O livro Gestão da Informação na Biblioteca Escolar apresenta o tema e propõe um conjunto de fichas para a organização da informação.

Trata-se de uma obra de fácil leitura com 170 páginas que apresenta o tema de modo a operacionalizar a organização de uma biblioteca escolar - tema importante, ainda mais no contexto do plano nacional de leitura e da importância que o livro assume como veículo do conhecimento e da exploração do indivíduo por ele próprio.

De momento, vale a pena apreciar a capa!
No final do mês de Março, o livro está disponível para ser adquirido.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Um excelente vídeo sobre a Web 2.0 

Um excelente vídeo de 4,5 minutos sobre o conceito da Web 2.0, numa perspectiva mais crítica e aberta do tema:

O seu título é:
Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us
http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE

Um vídeo não tão espectacular mas com uma introdução mais clássica ao conceito está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=nsa5ZTRJQ5w

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.