<$BlogRSDUrl$>

março 07, 2007

Quantidade de dados produzida em formato digital 

No Slashdot foi reportado que um estudo recente sobre a quantidade de dados que produzimos tem vindo a aumentar de forma significativa (ver artigo no Business Week). A consultora IDC estima que em 2006 foram criados, capturas e replicados 161 Exabytes de informação digital.

Numa tentativa anterior de estimação da quantidade global de informação realizada em 2003, investigadores da Universidade da Califónia em Berkeley obtiveram valores da ordem dos 5 Exabytes. (40 Exabytes, quando se toma em consideração os dados duplicados – como o estudo mais actual).

Por volta de 2010, Segundo a IDC, estarão a ser produzidos mais dados do que aqueles que podem ser armazenados segundo os padrões actuais; cerca de um Zettabyte (claro que se esperam também desenvolvimentos tecnológicos para lidar com a situação...).

Um Zettabyte corresponde a 1 191 400 de Bibliotecas do Congresso Norte-Americano, sendo um valor mais elevado que um 1 seguido por 18 zeros...

Por outro lado, considerando os habitantes do nosso planeta e o valor estimado de informação existente, teremos: (161 Exabytes) / 6 525 170 264 pessoas = 26.49 Gigabytes por pessoa.

Confesso que em casa e no trabalho possuo cerca de 1800 Gigabytes de armazenamento pessoal e outros tantos em serviços e distribuídos por sistemas em rede. Este valor pode ser dividido por 4 que é o número do agregado familiar, o que dá 450 Gigabytes por pessoa. Tal deve corresponder à cota de um conjunto de pessoas que não geram informação digital, algures no planeta...

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.