<$BlogRSDUrl$>

março 05, 2007

Visualizador Web 3D 

O uso de 3D é uma promessa ainda adiada.
O potencial que o uso do 3D possui para representar informação é enorme. Uma das áreas que estuda o uso de ambientes sintéticos para melhorar o entendimento dos utilizadores para representar informação complexa, em grande escala ou que possua estrutura e características que exijam mais do que os tradicionais gráficos é designada por visualização da informação.

Embora bastante estudada e objecto de intensa investigação, poucos tem sido os resultados sustentados e as propostas de aplicação que tenham tido sucesso.

O uso do VRML é ainda uma das formas mais comuns do uso do 3D na Web.
Para poder visualizar mundos 3D em VRML (cuja versão actual é o VRML 97) é necessário o uso de visualizador como o Cortona 3D, que pode ser obtido a custo zero.

No entanto, mais recentemente apareceu o X3D: "is a royalty-free open standards file format and run-time architecture to represent and communicate 3D scenes and objects using XML."
Para criar mundos Web 3D existe um ambiente de desenvolvimento open source: XJ3D - Java based X3D toolkit and X3D Browser

X3D e XJ3D são promovidos pelo Web 3D consortium: assim é possível um salto adicional ao VRML que em tempos usei, juntamente com o Java 3D para desenvolver o protótipo associado com o meu doutoramento (1997-2001) - precisamente há dez anos!

Haja tecnologia e tempo para a testar!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.