outubro 24, 2009
Tendências 2009 para a Web 2.0
- a semântica e a estrutura de dados / linked data
Sendo exemplos o Wolfram Alpha e o OpenCalais
- a Web em tempo real / real time Web
Sendo exemplos, o serviço de microbloging Twitter e o agregador de feeds FriendFeed
- a personalização / costumisation
Sendo exemplos, o Facebook e a Amazon.com
- a Web móvel e a realidade aumentada / mobile Web & augmented reality
Sendo exemplos, FourSquare e a Layer
- a Internet das Coisas / Internet of Things
Sendo exemplos a IBM e o Pachube
Etiquetas: soc informação, tecnologia
Um excelente discussão sobre acesso livre e citação
O acesso livre e os diferentes mecanismos de citação (e da sua verificação) disponíveis estão também a alterar a forma como o trabalho científico é avaliado e valorizado.
Ver artigo em openaccess.eprints.org
Etiquetas: Comentários, divulgacao
Relação entre PMBOK e SWOT-BSC, por António Gil
Texto de
Professor Doutor António de Loureiro Gil Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor e Mestre formado pela Universidade de São Paulo (USP)
Oficial de Guerra da Marinha do Brasil formado pela Escola Naval (Administrador Naval)
1. INTRODUÇÃO.
A necessidade de forte entrosamento entre os usuários da TIC com os profissionais da TIC para determinação dos REQUISITOS dos novos sistemas aplicativos é problema clássico nos processos de mudança das organizações informatizadas.
O melhor entrosamento dos modelos de gestão organizacional (SWOT-BSC) com os modelos de gerenciamento de projetos (PMBOK-PMI) de novos sistemas aplicativos é solução viável e com forte impacto de resolução dos entraves rotineiros para determinação dos REQUISITOS dos novos projetos da TIC.
Nossa atuação acadêmica e profissional nos credencia a apostar na solução Sintonia “SWOT-BSC” – “PMBOK-PMI”.
2. O AMBIENTE DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES INFORMATIZADAS.
A mudança no “processo – produto” dos negócios do século XXI é a única certeza para executivos, gestores e profissionais especializados.
As mudanças têm como lugar comum a vigência de um problema (melhor desempenho ou menor incidência de falhas) - modelo “SWOT” em ação - cuja solução requer novas práticas no negócio sustentadas por tecnologia da informação e comunicação (TIC).
A determinação e a classificação de problemas organizacionais são, a cada dia em maior número, verificadas pela variação das métricas de indicadores de desempenho ou de indicadores de falhas, quando das operações e do gerenciamento empresarial.
A escolha dos fatores críticos de sucesso (FCS’s) e das situações ou pontos de falhas (SPOF’s – single point of failure) vigentes ou potenciais determinam o uso dos indicadores como ferramentas para operação e gestão dos negócios privados ou governamentais.
A aposta e a gestão do conhecimento acerca dos problemas identificados é atividade intensa das organizações vencedoras deste século XXI.
A partir do conhecimento obtido, face ao problema flagrado e caracterizado pela tecnologia SWOT (Forças, fraquezas e oportunidades e ameaças) uma ou mais estratégias são elaboradas para solução dos problemas identificados.
Devemos destacar que “toda estratégia é uma hipótese para solução de um problema” e como tal há a necessidade do desenvolvimento e instalação de uma ação para que o problema não mais tenha ocorrência.
O modelo mais utilizado no momento para sintonia da “estratégia com a tática nos processos decisórios” é o “balanced scorecard” (BSC) com a visão de solucionar os problemas organizacionais através do estabelecimento de uma estratégia e sua subseqüente ação.
Toda ação pressupõe uma decisão de realização de um projeto normalmente com apoio da tecnologia da informação e comunicações (TIC).
O “momento tático do ciclo de vida da mudança” é caracterizado pela realização de um “projeto de mudança” com o detalhamento e desenvolvimento da ação que uma vez instalada irá viabilizar a estratégia “tornando certa e não hipotética” a solução estratégica preconizada.
O “projeto de mudança ou de detalhamento, desenvolvimento e instalação da ação” será efetivado com o modelo “PMBOK-PMI” o qual tem no “plano do escopo do projeto” um de seus momentos iniciais.
O “PMBOK-PMI” é atualmente a solução por excelência para exercício do “ciclo de vida de um projeto” face á abrangência de seus conceitos, á força das suas práticas e á fidelidade da documentação e todas elas são a garantia do sucesso da mudança adotada.
Mudanças essas de natureza solução do problema identificado e caracterizado pela variação das métricas vigentes ou apostadas dos indicadores de desempenho ou de falhas dos negócios informatizados.
O “plano do escopo do projeto”, situação vital do “PMBOK-PMI”, tem na definição dos “REQUISITOS DO PROJETO” seu momento específico de maior necessidade de entrosamento entre Usuários da TIC e Profissionais da TIC.
Normalmente, os “REQUISITOS DO PROJETO” são alcançados através dos levantamentos realizados pelos Profissionais da TIC, mas poderiam ser iniciados com uma maior participação dos Usuários.
Para viabilizar a participação mais intensa dos Usuários na determinação dos “REQUISITOS DO PROJETO” palestras sobre a natureza, a importância e as características dos REQUISITOS, na visão “PMBOK-PMI”, devem ser oferecidas e ministradas aos Usuários da TIC.
De forma análoga, palestras, aos Profissionais de TI, sobre os assuntos inerentes ao modelo “SWOT-BSC” são indispensáveis ao adequado entendimento dos Usuários com os Profissionais da TIC.
A EAP – Estrutura Analítica do Projeto (modelo “PMBOK-PMI”) com sua abrangência exercida durante o “ciclo de vida do projeto para maximizar o desempenho”, ou, do “projeto para minimizar as falhas” deve ter suas práticas ajustadas ao modelo “SWOT-BSC”.
Desta forma, todo o “ciclo de vida da mudança” decorre com tranqüilidade e a homologação será a mais justa com o protótipo viabilizando a efetividade dos projetos “vis a vis” as estratégias estabelecidas.
3. O ASPECTO COMPORTAMENTAL NO “COMO” ALINHAR “SWOT-BSC” COM “PMBOK-PMI”.
O alinhamento dos modelos para gestão de negócios informatizados “SWOT-BSC” com o modelo para gestão de projetos da TIC “PMBOK-PMI” necessita para sua adequada efetivação de foco no comportamento organizacional via trabalho junto aos stakeholders Usuários da TIC e Profissionais da TIC com os vetores:
1 – liderança.
2 – crença.
3 – valores.
4 – reputação.
5 – confiança.
A vigência de forte cultura organizacional baseada nos vetores apresentados torna-se viável á medida que há convergência na atuação e nas práticas dos stakeholders citados nos momentos do “ciclo de vida da mudança organizacional” sustentado pela TIC.
Palestras, Seminários, Simulações de situações organizacionais nas quais os problemas vigentes ou previstos na “engenharia do processo ou na engenharia do produto do ciclo de vida da mudança” sejam discutidos é a melhor forma de alcançar cultura organizacional propícia ao entendimento profissional de Usuários com Profissionais da TIC.
Trabalhar “liderança”, “crenças”, “valores”, “reputação”, “confiança” como variáveis indispensáveis ao sucesso de projetos de sistemas aplicativos é o objetivo das Palestras, Seminários, Cursos cujo conteúdo contempla maior interação dos stakeholders a cada vertente “problemas-estratégias-requisitos”.
O tratamento dos cinco vetores citados torna-se mais importante á medida que os ambientes comportamentais (1) “aquiescência assumida” e “auto-governança baseada nos valores” sejam compreendidos e tornados enfoque fundamental do alinhamento dos Usuários com os Profissionais da TIC.
4 – CONCLUSÃO.
Nossa experiência com as idéias referenciadas e com o “modus-operandi” da sintonia dos modelos “SWOT-BSC” com “PMBOK-PMI” nos permite desenvolver trabalhos para melhor atuação conjunta de Usuários com Profissionais da TIC para projetos de sistemas aplicativos vencedores - “ciclo de vida da mudança em ação”.
Etiquetas: divulgacao
Publish or Perish report for Luis Borges Gouveia
Citations: 347
Years: 17
Cites/year: 20.41
Cites/paper: 2.94/2.0/1
Cites/author: 244.80
Papers/author: 76.67
Authors/paper: 1.92/2.0/1
h-index: 7
g-index: 11
hc-index: 5
hI-index: 5.44
hI-norm: 6
AWCR: 28.97
AW-index: 5.38
AWCRpA: 21.11
e-index: 7.75
hm-index: 6.67
Etiquetas: actividade, ensino superior
outubro 23, 2009
Revista A Obra Nasce nº6
DESCRIÇÃO
Não sendo um número temático, o nº 6 da revista “Obra Nasce” dá um especial enfoque ao papel da participação pública no processo do planeamento urbano, apresentado o ponto de vista de cinco investigadores sobre esta temática.
São ainda publicados três artigos relacionados com duas linhas de investigação em curso na Universidade Fernando Pessoa: o património arquitectónico e a arquitectura bioclimática.
ÍNDICE
A MINHA ALDEIA É TODO O MUNDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO CÍVICA
Jorge Constantino; Luís Borges Gouveia
O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO GRANDE PORTO NO DEALBAR DO SÉCULO XXI
Júlia Maria Lourenço
ORDEM NOS PLANOS! PROPOSTAS PARA UM SISTEMA DE PLANEAMENTO MAIS COERENTE
Nuno Quental
A RELEVÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DE REDE NA EDIFICAÇÃO DA MARCA TERRITORIAL
Sofia Gaio, Luís Borges Gouveia
CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DE DIRECTRIZES E RECOMENDAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: REFERENCIAL TEÓRICO, QUESTIONÁRIO PILOTO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO RESIDENCIAL BARREIROS, VITÓRIA (ES, BRASIL)
Márcia Bissoli; João Luiz Calmon; Karla Caser
O DOURO NO GHARB AL-ÂNDALUS: A HISTÓRIA E A ARQUITECTURA DO DOURO ENTRE OS SÉCULOS VIII E XII
Manuel da Cerveira Pinto
REGULAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DE EDIFÍCIOS (RCCTE) – DESENVOLVIMENTO DE FOLHA DE CÁLCULO
Miguel Jorge Monteiro de Magalhães Ferreira; Manuel Joaquim Pinto Coelho; Rui Vítor Lopes Alves
SISTEMAS DOMÓTICOS
Miguel Jorge Monteiro de Magalhães Ferreira; Eduardo José Freitas Castro Lopes
Etiquetas: actividade, divulgacao
Enquadramento de Bolonha para Doutoramentos na UFP
Designação do ciclo de estudos | Publicação em Diário da República |
3º ciclo de estudos (Doutoramento) em Ciências Sociais | Despacho nº 23378/2009, de 23 de Outubro, Diário da República nº 206, 2ª série |
3º ciclo de estudos (Doutoramento) em Ciências da Informação | Despacho nº 23379/2009, de 23 de Outubro, Diário da República nº 206, 2ª série |
Etiquetas: divulgacao, ensino superior
1º IGNITE em Portugal
Algum feedback e um resumo das intervenções
Etiquetas: actividade, divulgacao
Biblioteca Digital UFP no RCAAP
O Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa, B-Digital, encontra-se a partir de 21 de Outubro, integrado no Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal – RCAAP.
A Integração do Repositório da UFP no RCAAP, vai permitir uma maior divulgação da sua produção.
A B-Digital, acessível em https://bdigital.ufp.pt/
Etiquetas: divulgacao
Mais um email que circula sobre estórias de vida...
Eis então o email com 5 pequenas estórias a que designa:
CINCO LIÇÕES SOBRE COMO TRATAR AS PESSOAS
1 - Primeira lição importante - Senhora da limpeza
Durante o meu segundo ano no ensino superior, o nosso professor deu-nos um teste. Eu era um aluno consciente e respondi rapidamente a todas as questões até ler a última:
- "Qual é o nome da mulher que faz a limpeza na escola?"
Isto só podia ser uma brincadeira. Eu tinha visto a mulher da limpeza inúmeras vezes. Ela era alta, cabelo escuro, à volta dos 50 anos, mas como poderia eu saber o nome dela?
Eu entreguei o meu teste, deixando em branco a última questão. Mesmo antes da aula terminar, um dos estudantes perguntou se a última questão contava para nota.
- "Absolutamente," respondeu o professor. "Nas vossas carreiras irão encontrar muitas pessoas. Todas são significativas. Elas merecem a vossa atenção e cuidado, mesmo que tudo o que vocês façam seja sorrir e dizer 'olá'."
Nunca esquecerei aquela lição. Também aprendi que o nome da senhora era Dorothy.
2. - Segunda lição importante - Boleia na chuva
Uma noite, pelas 11:30 p.m., uma mulher de origem Africana, estava apeada numa autoestrada do Alabama, a tentar aguentar uma valente chuva torrencial. O carro dela tinha avariado e ela precisava desesperadamente de uma boleia.
Completamente encharcada, ela decidiu fazer stop ao carro que se aproximava. Um jovem, branco, decidiu por a ajudar, apesar de isto ser uma atitude de coragem naqueles dias de racismo (década de 60). O homem levou-a até um lugar seguro, ajudou-a a resolver a sua situação e arranjou-lhe um táxi. Ela parecia estar com muita pressa, mas mesmo assim tomou nota da morada do jovem e agradeceu-lhe.
Uma semana mais tarde batiam à porta do jovem. Para sua surpresa, uma televisão de ecrãn panorâmico era-lhe entregue à porta. Um cartão de agradecimento acompanhava a televisão. Dizia:
- "Muito obrigado por me ajudar na autoestrada na outra noite. A chuva não só encharcou a minha roupa, como o meu espírito. Foi então que você apareceu. Por causa de si consegui chegar ao meu marido antes de ele falecer. Que Deus o abençoe por me ter ajudado e ter servido outros de maneira tão altruísta.
Com sinceridade,
Mrs. Nat King Cole."
3 - Terceira lição importante - Lembra-te sempre daqueles que servem
Nos dias em que um gelado custava muito menos do que hoje, um rapazinho de 10 anos entrou no café de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma empregada de mesa trouxe-lhe um copo de água.
- "Quanto custa um gelado de taça?" perguntou o rapazinho.
- "Cinquenta cêntimos," respondeu a empregada.
O rapazinho tirou do bolso uma mão cheia de moedas e contou-as.
- "Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.
A esta altura já mais pessoas estavam à espera de uma mesa e a empregada começava a ficar impaciente.
- "Trinta e cinco cêntimos," respondeu ela com brusquidão.
O rapazinho contou novamente as suas moedas.
- "Vou querer o gelado simples." Respondeu ele.
A empregada trouxe o gelado, colocou a conta encima da mesa, recebeu o dinheiro do rapazinho e afastou-se.
O rapazinho terminou o seu gelado e foi-se embora.
Quando a empregada foi levantar a mesa começou a chorar. Encima da mesa, colocado delicadamente ao lado da conta, estavam 3 moedas de cinco cêntimos...
Não sei se está a ver, ele não podia comer o gelado cremoso porque queria ter dinheiro suficiente para deixar uma gorjeta à empregada.
4 - Quarta lição importante - O obstáculo no nosso caminho
Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho. Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. Alguns dos comerciantes mais ricos do Rei passaram e simplesmente se afastaram da pedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter os caminhos limpos. Mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.
Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-se do pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar a pedra para a berma do caminho. Depois de muito empurrar, finalmente conseguiu. O camponês voltou a colocar os vegetais ás costas e só depois reparou num porta-moedas no sitio onde antes estivera a enorme pedra.
O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que o ouro era para aquele que retirasse a pedra do caminho. O camponês aprendeu aquilo que muitos de nós nunca compreendem!
Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação.
5 - Quinta lição importante - Dar quando conta
Muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário num hospital, conheci uma pequena menina chamada Liz, que sofria de uma doença rara e muito grave. A sua única hipótese de salvamento parecia ser uma transfusão de sangue do irmão mais novo, de cinco anos, que já tinha tido o mesmo problema e sobrevivido milagrosamente, desenvolvendo anticorpos necessários para a combater. O médico explicou-lhe a situação da irmã e peguntou-lhe se ele estaria disponível para dar o seu sangue à sua irmã.
Eu vi-o a hesitar por uns instantes, antes de respirar fundo e dizer "sim, eu faço-o se isso a salvar."
À medida que a transfusão ía correndo, ele mantinha-se deitado ao lado da sua irmã, sorrindo. Todos nós sorríamos, vendo a cor a regressar à face da menina. Foi então que o menino começou a ficar pálido e o seu sorriso a desaparecer.
Ele olhou para o médico e perguntou-lhe, com a voz a tremer, "Será que eu começo a morrer já?".
Sendo muito jovem, o menino não compreendeu o médico; ele pensou que teria que dar todo o seu sangue à irmã para a poder salvar.
Etiquetas: Comentários
outubro 19, 2009
Uso de elearning no ensino superior
O Re.ViCa apresentado pelos próprios:
The Re.ViCa wiki has been set up to provide an inventory and to show the results of a systematic review of Virtual Campus initiatives of the past decade within higher education throughout the world.
Etiquetas: divulgacao, elearning, ensino superior, tecnologia
Dicas para o uso do Twitter no contexto educativo
Etiquetas: divulgacao, elearning, ensino superior, soc informação
Recorrer ao Twitter no contexto da sala de aula
Entre as diferentes abordagens, saliento as ferramentas de integração com o MS Powerpoint disponibilizadas pela SAP como possuidoras de um enorme potencial, pois permitem a continuidade e integração de práticas já estabelecidas com o uso de apresentações em formato de slides sequências, com exploração de aplicações que recolhem e utilizam informação oriunda do Twitter
Os serviços disponíveis são:
# PowerPoint Twitter feedback slide
# PowerPoint Twitter ticker bar
# PowerPoint Twitter voting
# PowerPoint Crowd Meter
Download do software (para Windows) em http://www.sapweb20.com/blog/powerpoint-twitter-tools/
Etiquetas: divulgacao, ensino superior, tecnologia
Ferramentas de uso livre com interesse
Contém inúmeras ferramentas com potencial para cuidar e desenvolver conteúdos na World Wide Web.
Experimentar em http://www.bestdesigntuts.com/25-free-online-tools-for-web-designers-developers-freelancers-and-individuals/
Etiquetas: divulgacao, tecnologia
Reconhecimento da APDSI como ONG
Etiquetas: apdsi, Comentários
Lean Management
Organizado por www.leanthinkingcommunity.org
WORKSHOP TPM (Total Productive Maintenance)
30 Outubro 2009 – HOTEL MÉLIA GAIA/PORTO – 14:00 – 18:00
Programa |
|
Orador |
|
Etiquetas: divulgacao
A Humanidade e o Cosmos
13 e 14 de Novembro | 2009
Porto, Universidade Fernando Pessoa
A Humanidade e o Cosmos: à procura do Outro e de Si Mesmo
Eleito 2009 como “Ano Internacional da Astronomia”, o CTEC propõe-se participar na adequada celebração do evento em termos nacionais.
O Simpósio proposto pretende continuar e actualizar o ambiente de reflexão e indagação abertas por anteriores encontros sob o signo das “Fronteiras da Ciência” e, em particular, reactivar as sequelas do Forum Internacional “Ciência, Religião e Consciência”, realizado em 2004 na UFP, com a afluência de prestigiados nomes da cultura e das ciências nacionais e internacionais.
Tendo em consideração que o ano de 2009 foi declarado pela ONU e pela União Astronómica Internacional como o Ano Internacional da Astronomia, afigura-se-nos oportuno enquadrar a temática do Simpósio nessa celebração que exalta o fascínio desta área científica consagrada na marcha ascensional da Humanidade.
Entre esses novos confrontos as ideias e conceitos essenciais sobre a matriz humana e o seu “nicho cósmico” tenderão a sobressair no advento temporal mais próximo, à medida que formos transferindo actividades e experiências pioneiras para o espaço circumterrestre e, daí, para outras paragens gradualmente mais distantes do berço da nossa espécie. Entendemos eleger, deste modo, o binómio “Humanidade e Cosmos” como um apetecível e frutuoso campo de exercício reflexivo, conducente a recolher as mais válidas prospectivas desse caminho que promete, quiça, um outro “estado ontológico”, diverso do que caracteriza o presente “sapiens sapiens”:
- que motivações, necessidades, emergências ou apelos, estimularão essa nova fase da expansão/colonização civilizacional humana, para fora do seu planeta natal ?
- que consequências advirão desse progressivo “desenraizamento” do “útero” terrestre e o “novo humano”, esboçando o “pós-humano”, moldado ao sabor de desafios inéditos, diversos dos presentes ?
- que facetas assumirão as dimensões éticas, filosóficas, morais – para nos restringirmos às de maior relevância nos hábitos reguladores e de concertação comunitárias a que nos obrigamos ?
- que consciências, faculdades, objetos, atitudes e instrumentos sócio-técnicos identificarão as mudanças desse quotidiano dos tempos próximos ?
- que novos géneros, mutações, expansões, advirão da progressiva utilização e “humanização” de inéditos aditamentos biológicos, cibernéticos, protésicos, nanotecnológicos, simbióticos, entre outros, ao organismo puramente humano, nativo ?
- que cariz e sentido assumirão as filosofias e as ciências nesse cadinho de experiências e expectativas onde não sobrará o espanto de autênticas descobertas, sempre bem mais modestas quando imaginadas ?
- que crenças e sensibilidades irão emergir ou resistir nesse ambiente que se redesenha alimentado por novos desafios e campos de experiências ?
- que reacções ocorrerão se e quando suceder um reconhecimento de formas de vida não-terrestre, mesmo básicas, no decurso da futura empresa dos descobrimentos espaciais ?
Mais informação
Etiquetas: divulgacao
outubro 16, 2009
A apresentação no IGNITE LX
Etiquetas: actividade, soc informação
outubro 12, 2009
A competência na Sociedade da Informação para superar a crise
Apósum conjunto de intervenções convidadas muito interessantes e ricas, desenvolveram-se três grupos de trabalho.
Estive envolvido e a sorte de coordenar um deles: A competência na Sociedade da Informação para superar a crise. Do trabalho conjunto saiu a apresentação seguinte (resultado de duas sessões de trabalho, num total de 3 horas.
Etiquetas: apdsi, soc informação
outubro 07, 2009
Convite para o 1º Ignite Portugal - Dia 15 / Outubro
Ignite Portugal é um acontecimento marcante de inspiração e ignição de novas ideias que consiste num evento pós-laboral, aberto à participação de todos e dedicado a apresentações de temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia.
O formato internacional de sucesso promete temas interessantes, muita diversidade e um grande dinamismo pois os oradores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos.
O espírito é: "inspirem-nos, mas façam-no rápido!"
Eis como não perder esta oportunidade:
Website: www.igniteportugal.blogspot.
Data: dia 15 de Outubro
Hora: das 18h30m às 21h00m
Local: Sociedade de instrução Guilherme Cossoul que fica na Av. D.Carlos I, 61 - 1º Lisboa (www.guilhermecossoul.pt)
Inscrições: Não haverá reservas de bilhetes. Estes ficarão disponíveis a partir das 18h00m do dia do evento na bilheteira instalada à porta da Guilherme Cossoul.
Preço: Dado o número limitado de lugares, irão ser cobrados 5 Euros à entrada.
Oradores:
- Intro: "O que é IGNITE Portugal?"
- "A (r)evolução Digital" - Henrique Agostinho
- "Recrutamento digital 2.0" - Miguel Figueiredo
- "Empreender ou a arte de crescer na crise explorando nichos" - Jack Soifer
- "Como a tecnologia está a mudar o turismo?" - Milena Melo
- "Apresentações que mudam vidas" - Sara Batalha
- "Sonhos que alimentam a economia" - Frederico Fezas-Vital
- "Como iniciar uma start-up em Portugal" - Rui Ferreira
- "Gerir recursos, aprendendo com a Natureza" - Inês Costa
- "why video didN´T kill the radio star?" - Sandra Pombo
- "Desinformação ou a arte de influenciar o mundo em beneficio próprio" - Jack Soifer
- "Ginástica Laboral como alavanca da eficiência" - João Borges
- "O que a Criatividade pode aprender do autismo" - Sofia Pires
- "O Horror é a nossa esperança" - Paulo Leite
- "Como gerir projectos impossíveis com agilidade" - Tiago Andrade e Silva
- "Viver o digital com novas competências" - Luis Borges Gouveia
- "As ideias que mudam as ideias" - Nuno Melo da Silva
- "Personal Branding 2.0" - Rui Ventura
Nota: Os valores da bilheteira reverterão directamente para a Guilherme Cossoul
Etiquetas: divulgacao, soc informação
Criatividade...
Por vezes somos surpreendidos com a capacidade da criação humana.
recebi por email uma newsletter que remetia para um site que apresenta uma empresa de comunicação de forma diferente: vale a pena rever...
http://www.jpereirinha.pt/
Etiquetas: divulgacao
outubro 05, 2009
Versão electrónica da RISTI disponível
Etiquetas: actividade, divulgacao
Provas de Mestrado
Hélder José Marques Caixinha
Mestrado: Gestão da Informação
DEGEI, Universidade de Aveiro
Data: 3 de Novembro de 2009 - 14h30
Júri
Presidente:
Prof. Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA
Vogais
Prof. Doutor Luis Manuel Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)
Prof. Doutor Francisco José de Oliveira Restivo, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Arguente).
Etiquetas: actividade
Provas de Mestrado
Christelle Marie Cardoso Soigné
Mestrado: Gestão da Informação
DEGEI, Universidade de Aveiro
Data: 6 de Outubro de 2009 - 16h00
Júri:
Presidente:
Prof. Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA
Vogais
Prof. Doutor Luis Manuel Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)
Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, Professor Titular da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Arguente).
Etiquetas: actividade
Provas de Mestrado
Paula Cristina Marinho Moura
Mestrado de Gestão da Informação
DEGEI, Universidade Fernando Pessoa
Data: 6 de Outubro de 2009 - 14h30
Júri:
Presidente:
Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA
Vogais:
Prof. Doutor Luis Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)
Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, Professor Titular da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Arguente)
Etiquetas: actividade
Prémios Sociedade da Informação da APDSI
Vasco Trigo foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade de Informação” 2009 e Lourenço Fernandes homenageado com o Prémio Homenagem a “Uma Vida”.
Vasco Trigo, Jornalista da RTP, foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade da Informação” do Ano 2009 pelo contributo para o desenvolvimento e divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.
Lourenço Fernandes, homenageado a título póstumo, era Professor catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, foi Director do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e do FUNDETEC. Esteve envolvido na criação do Taguspark, Parque da Ciência e Tecnologia, de que fez parte da Administração desde a sua criação. Foi Director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, desde Agosto de 1997, e foi Presidente do Conselho Directivo do IIES desde a sua criação até 30 de Setembro de 2001, onde desempenhou um papel activo e decisivo na reestruturação, quer tecnológica quer de organização do Sistema de Segurança Social.
Etiquetas: divulgacao
CAPSI 2009
CAPSI (capsi2009.estv.ipv.pt)
28, 29 e 30 de Outubro em Viseu
O programa da conferência pode ser consultado no site.
Etiquetas: divulgacao
Sobre os telemóveis
Existem coisas que se podem fazer em situações de emergência e o telemóvel pode, na verdade, ser uma ferramenta de sobrevivência. Eis quatro formas de utilizar ainda mais o telemóvel:
1 : Emergências
O número internacional das emergências para o telemóvel é o 112. Mesmo em rede, numa situação de emergência ligar o 112 leva a que o telemóvel procure qualquer rede que se encontre disponível para se ligar. E o mais engraçado é que esse número pode ser marcado mesmo se o telemóvel estiver bloqueado.
2 : As chaves ficaram dentro do carro?
Se o carro tiver um comando de abertura de portas, talvez isto possa um dia ser útil. Existindo outro comando do carro em casa, basta ligar para o telemóvel duma pessoa que se encontre em casa, e a cerca de meio metro da porta do carro, pedir à pessoa a que se ligou para carregar no comando para abrir a porta, mantendo-o próximo do telemóvel. O carro abrir-se-á, poupando uma viagem até casa para buscar o outro comando. Neste caso a distância não é problema, pode até ser de centenas de km, que estará sempre à distância de um telefonema.
3 : Bateria escondida
Imagine a bateria do telemóvel em baixo. Para a carregar, digitar *3370# e o telemóvel carregará com uma reserva que se encontra escondida e mostrará um aumento em 50% da bateria disponível. Esta reserva carregará automaticamente na próxima vez que se carregar o telemóvel.
4 : Como desactivar um telemóvel roubado?
Para obter o número de série do telemóvel digita *#06#, após o que um código de 15 números aparecerá no écran. Este código é único para cada telemóvel - tome nota deste número e guarde num sítio seguro. Na eventualidade de o telemóvel ser roubado, basta ligar para o operador e dar este código, pedindo para bloquear o telemóvel. O telemóvel ficará sem utilidade, mesmo se for mudado o cartão SIM. Provavelmente o telemóvel não será recuperado, mas quem ficou com ele também não poderá utilizar.
------
Depois digam lá que não se está sempre a aprender!
Etiquetas: divulgacao, tecnologia
Museu Geológico
Ver e saborear em http://e-geo.ineti.pt/MuseuGeologico/
Dica de Ivone R. (obrigado e continuação de bom trabalho)
Etiquetas: Comentários, divulgacao, soc informação
Processo de Bolonha
Incontornável é o exemplo Inglês dado pelo JISC: http://www.jiscinfonet.ac.uk/bologna-process
Vale a pena consultar o kit do JISC para o processo de Bolonha!
Etiquetas: divulgacao, ensino superior, soc informação
outubro 04, 2009
Um portal para formadores
O endereço é http://www.forma-te.com
Etiquetas: divulgacao
A Sociedade da Informação: perspectiva política
da Universidade Nova de Lisboa
Consultar em http://www.apdsi.pt/main.php?srvacr=pages_168&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=273.
Etiquetas: divulgacao, soc informação
Evento IGNITE 15 de Outubro em Lisboa
Social bookmark este blogue | Comentários: (0)
A celebração da inovação e criatividade
Quando aliada ao conhecimento, permite sublimar a inovação e transformar esta numa celebração do ser humano e da condição humana.
A capacidade de comunicar e de o fazer em pouco tempo, tem destruído muito do debate das ideias e criado uma mescla de "soundbites" que corroi, mais do que ajuda, a discussão e troca salutar de perspectivas - assim acontece nos nosso media e na discussão política.
Também por isso, reaprender a apresentar ideias com ritmo e em pouco tempo tem motivado diversos eventos com contaminação global. Em especial, os muito famosos eventos TED criaram uma mística associada com grande qualidade, ideias originais e propostas inovadoras.
Mais recentemente e forma ainda mais alargada multiplicaram-se por diversas cidades do mundo eventos semelhantes, mas mais abertos a comunidades associadas com as artes e a criatividade, como é o Pecha-Kucha e associados à tecnologia e ao seu uso, como é o IGNITE.
Felizmente que os últimos tempos trouxeram quem promova também entre nós estes eventos e nos permita a aquisição de mais uma das competências da sociedade da informação - a de comunicar uma ideia de forma rápida e atraente, com recurso a meios digitais, mas sobretudo, com recurso ao seu próprio e humano portador.
TED http://www.ted.com/
TEDxEDGES (eventos independentes associados) http://www.ted.com/tedx
Pecha-Kucha http://www.pecha-kucha.org/
IGNITE http://ignite.oreilly.com/
Os eventos nacionais possuem locais de presença próprios, como no caso do IGNITE
Etiquetas: Comentários, divulgacao
Fluid - um exemplo de boas práticas
Design handbook: http://wiki.fluidproject.org/display/fluid/Design+Handbook
Etiquetas: divulgacao, tecnologia
Duraspace
http://www.weblogs.uhi.ac.uk/
DuraSpace homepage: http://duraspace.org/
O DSace é um dos gestores de conteúdos open source mais divulgados e é utilizado para o repositório / biblioteca digital de inúmeras instituições universitárias em Portugal
Etiquetas: tecnologia
Delegação do Norte da APDSI
A APDSI incluiu no seu plano de actividades para 2009 a Abertura da Delegação Norte, cujo regulamento se anexa.
A APDSI reconhece a dinâmica que se tem manifestado na Região Norte do Pais e o notável potencial de capital humano para a Sociedade da Informação da região no domínio académico, científico e empresarial. Deste modo, a APDSI pretende dar início ao processo de abertura de um pólo de actividade regional, que congregue os associados individuais e empresariais da região, e dinamize iniciativas de interesse neste âmbito.
Os Professores Luis Amaral (U. Minho), Luis Borges Gouveia (U. Fernando Pessoa) e Leonel Santos (U. Minho) aceitaram constituir a primeira Direcção da Delegação Norte, o que muito honra a nossa Associação.
Tendo em vista a constituição da Delegação Norte, solicita-se a indicação se pretende aderir à referida Delegação, para efeitos do ponto 10, alínea a), do referido regulamento.
Etiquetas: apdsi, divulgacao
Sobre Redes de Nova Geração
- Estudo sobre o impacto económico e social das RNG - APDC
- Apresentações - Oradores e Provas de Conceitos
- Estudo TMT Predictions 2009/2010 - Deloitte
Etiquetas: soc informação, tecnologia
Financiamento FCT
Dta limite de submissão de candidaturas é o dia 16 de Dezembro de 2009 (17 horas, hora de Lisboa).
O concurso é ordenado pelas regras definidas no Edital e no Regulamento
A FCT passa a abrir anualmente concursos para Financiamento de Projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos. O Guião de apoio à preparação e submissão de candidaturas também foi actualizado.
Etiquetas: actividade, ensino superior, tecnologia
outubro 03, 2009
Encontro nacional de Editoras Universitárias EDIT-U
Universidade Fernando Pessoa
9 de Outubro, Porto
Programa
09:00h
Abertura Secretariado
09:30h
Sessão de Abertura
Salvato Trigo
Reitor da Universidade Fernando Pessoa
09:45h
Representante do Ministério da Cultura(a confirmar)
NOVOS SUPORTES, NOVAS TECNOLOGIAS
Miguel Guerreiro (moderador)
Universidade Lusíada Editora
10:00h
Edição Electrónica
Gonçalo Silva
Universidade Católica
10:30h
Venda Directa Online (nacional/estrangeiro)
Wook – Grupo Porto Editora
11:00h
Debate
11:15h
Coffe-Break
IMPRESSÃO, DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Sara Ponte (moderadora)
Editora da Universidade do Porto
11:30h
Novas Técnicas de Impressão: Print On Demand
Publidisa
12:00h
Distribuição Nacional e Internacional
Instituto Piaget. Divisão Editorial (a confirmar)
12:30h
Debate
12:45h
Almoço
ASSOCIAÇÕES DE EDITORAS. BENEFÍCIOS
Maria João Padez de Castro (moderadora)
Imprensa da Universidade de Coimbra
14:30h
Apresentação Oficial da APEES
Associação Portuguesas de Editoras de Ensino Superior
João Gouveia Monteiro
Director da Imprensa da Universidade de Coimbra
15:00h
ABEU - Serviços Oferecidos.
Associação Brasileira de Editoras Universitárias
João Canossa Mendes
Director Secretário
15:30h
UNE - Marketing Editorial/Venda
União de Editoras Espanholas (a confirmar)
16:00h
Debate
16:15h
Coffe-Break
O ACESSO LIVRE E A PUBLICAÇÃO DE REVISTAS CIENTÍFICAS /
DIREITOS DE AUTOR
Ágata Rosmaninho (moderadora)
Edições Universidade Fernando Pessoa
16:30h
Fonte Académica
Richard Sawyer
EBSCO Publishing
16:45h
Acessibilidade e Indexação dos Conteúdos Científicos: o caso da UFP
Carla Sousa
Biliotecas Universidade Fernando Pessoa
Ana Cláudia Moutinho
Secretaria de Doutoramentos Universidade Fernando Pessoa
17:00h
Direitos de Autor na Era do Acesso Livre
Paulo Vila Maior
Docente da Universidade Fernando Pessoa
17:30h
Debate
17:45h
Encerramento
Ágata Rosmaninho
Edições Universidade Fernando Pessoa
Custos de inscrição:
Profissionais – 100,00 €
APEES / Entidades/ Profissionais protocolados com a UFP – 50,0
Etiquetas: divulgacao, ensino superior
Education & Information Technology Digital Library
by Association for the Advancement of Computing in Education (AACE) http://aace.org
Esta biblioteca digital contém mais de duas dezenas de milhar de artigos científicos nas áreas das tecnologias da educação e do e-learning
Etiquetas: divulgacao
Um forum não oficial da LEI na UFP
Uma boa chance de conhecer e interagir com Engenheiros Informáticos...
Etiquetas: ensino superior
Revistas de acesso livre
Por exemplo as revistas científicas ou de carácter científico podem recorrer a esta alternativa de modo a aumentar a sua exposição e assim atrair artigos de maior qualidade.
Melhores artigos, maior exposição, mas maior exposição também aumenta a capacidade de atracção de melhores artigos. A difusão de informação científica ganha assim com maior disponibilidade de conteúdos de qualidade e os autores dos artigos conseguem ter mais leitores e, em última análise, aumentar o número de citações.
Um dos software de uso livre (licença pública GNU) é o PKP - Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca).
Existem inúmeros exemplos do recurso a este software. Um destes exemplos é a Revista Portuguesa EFT - Educação, Formação e Tecnologias (http://eft.educom.pt)
Etiquetas: elearning, soc informação, tecnologia
Sobre a detecção de plágio
De qualquer modo, deve ser alertado que o funcionamento deste tipo de software de detecção de plágio necessita de ser carregado com informação. Por essa razão, funciona melor para a língua Inglesa e possui menos potencial para o nosso Português.
Em todo o caso é mais uma ferramenta e pode muito bem funcionar com mais um elemento de prevenção: http://www.scanmyessay.com/
Etiquetas: Comentários, ensino superior, tecnologia