<$BlogRSDUrl$>

outubro 24, 2009

Relação entre PMBOK e SWOT-BSC, por António Gil 

A sintonia “PMBOK-PMI” com “SWOT-BSC” é a solução para melhor entrosamento Utilizadores - Profissionais de informática. No desenvolvimento ou na personalização de projectos, de aplicações e de sistemas de informação

Texto de
Professor Doutor António de Loureiro Gil Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor e Mestre formado pela Universidade de São Paulo (USP)
Oficial de Guerra da Marinha do Brasil formado pela Escola Naval (Administrador Naval)


1. INTRODUÇÃO.
A necessidade de forte entrosamento entre os usuários da TIC com os profissionais da TIC para determinação dos REQUISITOS dos novos sistemas aplicativos é problema clássico nos processos de mudança das organizações informatizadas.

O melhor entrosamento dos modelos de gestão organizacional (SWOT-BSC) com os modelos de gerenciamento de projetos (PMBOK-PMI) de novos sistemas aplicativos é solução viável e com forte impacto de resolução dos entraves rotineiros para determinação dos REQUISITOS dos novos projetos da TIC.

Nossa atuação acadêmica e profissional nos credencia a apostar na solução Sintonia “SWOT-BSC” – “PMBOK-PMI”.


2. O AMBIENTE DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES INFORMATIZADAS.
A mudança no “processo – produto” dos negócios do século XXI é a única certeza para executivos, gestores e profissionais especializados.

As mudanças têm como lugar comum a vigência de um problema (melhor desempenho ou menor incidência de falhas) - modelo “SWOT” em ação - cuja solução requer novas práticas no negócio sustentadas por tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A determinação e a classificação de problemas organizacionais são, a cada dia em maior número, verificadas pela variação das métricas de indicadores de desempenho ou de indicadores de falhas, quando das operações e do gerenciamento empresarial.

A escolha dos fatores críticos de sucesso (FCS’s) e das situações ou pontos de falhas (SPOF’s – single point of failure) vigentes ou potenciais determinam o uso dos indicadores como ferramentas para operação e gestão dos negócios privados ou governamentais.

A aposta e a gestão do conhecimento acerca dos problemas identificados é atividade intensa das organizações vencedoras deste século XXI.

A partir do conhecimento obtido, face ao problema flagrado e caracterizado pela tecnologia SWOT (Forças, fraquezas e oportunidades e ameaças) uma ou mais estratégias são elaboradas para solução dos problemas identificados.

Devemos destacar que “toda estratégia é uma hipótese para solução de um problema” e como tal há a necessidade do desenvolvimento e instalação de uma ação para que o problema não mais tenha ocorrência.

O modelo mais utilizado no momento para sintonia da “estratégia com a tática nos processos decisórios” é o “balanced scorecard” (BSC) com a visão de solucionar os problemas organizacionais através do estabelecimento de uma estratégia e sua subseqüente ação.

Toda ação pressupõe uma decisão de realização de um projeto normalmente com apoio da tecnologia da informação e comunicações (TIC).

O “momento tático do ciclo de vida da mudança” é caracterizado pela realização de um “projeto de mudança” com o detalhamento e desenvolvimento da ação que uma vez instalada irá viabilizar a estratégia “tornando certa e não hipotética” a solução estratégica preconizada.

O “projeto de mudança ou de detalhamento, desenvolvimento e instalação da ação” será efetivado com o modelo “PMBOK-PMI” o qual tem no “plano do escopo do projeto” um de seus momentos iniciais.

O “PMBOK-PMI” é atualmente a solução por excelência para exercício do “ciclo de vida de um projeto” face á abrangência de seus conceitos, á força das suas práticas e á fidelidade da documentação e todas elas são a garantia do sucesso da mudança adotada.

Mudanças essas de natureza solução do problema identificado e caracterizado pela variação das métricas vigentes ou apostadas dos indicadores de desempenho ou de falhas dos negócios informatizados.

O “plano do escopo do projeto”, situação vital do “PMBOK-PMI”, tem na definição dos “REQUISITOS DO PROJETO” seu momento específico de maior necessidade de entrosamento entre Usuários da TIC e Profissionais da TIC.

Normalmente, os “REQUISITOS DO PROJETO” são alcançados através dos levantamentos realizados pelos Profissionais da TIC, mas poderiam ser iniciados com uma maior participação dos Usuários.

Para viabilizar a participação mais intensa dos Usuários na determinação dos “REQUISITOS DO PROJETO” palestras sobre a natureza, a importância e as características dos REQUISITOS, na visão “PMBOK-PMI”, devem ser oferecidas e ministradas aos Usuários da TIC.

De forma análoga, palestras, aos Profissionais de TI, sobre os assuntos inerentes ao modelo “SWOT-BSC” são indispensáveis ao adequado entendimento dos Usuários com os Profissionais da TIC.

A EAP – Estrutura Analítica do Projeto (modelo “PMBOK-PMI”) com sua abrangência exercida durante o “ciclo de vida do projeto para maximizar o desempenho”, ou, do “projeto para minimizar as falhas” deve ter suas práticas ajustadas ao modelo “SWOT-BSC”.

Desta forma, todo o “ciclo de vida da mudança” decorre com tranqüilidade e a homologação será a mais justa com o protótipo viabilizando a efetividade dos projetos “vis a vis” as estratégias estabelecidas.


3. O ASPECTO COMPORTAMENTAL NO “COMO” ALINHAR “SWOT-BSC” COM “PMBOK-PMI”.
O alinhamento dos modelos para gestão de negócios informatizados “SWOT-BSC” com o modelo para gestão de projetos da TIC “PMBOK-PMI” necessita para sua adequada efetivação de foco no comportamento organizacional via trabalho junto aos stakeholders Usuários da TIC e Profissionais da TIC com os vetores:

1 – liderança.
2 – crença.
3 – valores.
4 – reputação.
5 – confiança.

A vigência de forte cultura organizacional baseada nos vetores apresentados torna-se viável á medida que há convergência na atuação e nas práticas dos stakeholders citados nos momentos do “ciclo de vida da mudança organizacional” sustentado pela TIC.

Palestras, Seminários, Simulações de situações organizacionais nas quais os problemas vigentes ou previstos na “engenharia do processo ou na engenharia do produto do ciclo de vida da mudança” sejam discutidos é a melhor forma de alcançar cultura organizacional propícia ao entendimento profissional de Usuários com Profissionais da TIC.

Trabalhar “liderança”, “crenças”, “valores”, “reputação”, “confiança” como variáveis indispensáveis ao sucesso de projetos de sistemas aplicativos é o objetivo das Palestras, Seminários, Cursos cujo conteúdo contempla maior interação dos stakeholders a cada vertente “problemas-estratégias-requisitos”.

O tratamento dos cinco vetores citados torna-se mais importante á medida que os ambientes comportamentais (1) “aquiescência assumida” e “auto-governança baseada nos valores” sejam compreendidos e tornados enfoque fundamental do alinhamento dos Usuários com os Profissionais da TIC.


4 – CONCLUSÃO.
Nossa experiência com as idéias referenciadas e com o “modus-operandi” da sintonia dos modelos “SWOT-BSC” com “PMBOK-PMI” nos permite desenvolver trabalhos para melhor atuação conjunta de Usuários com Profissionais da TIC para projetos de sistemas aplicativos vencedores - “ciclo de vida da mudança em ação”.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.