dezembro 16, 2007
EATIS 2008
EATIS 2008 - http://eatis.org/eatis2008
Euro American Conference on Telematics and Information Systems
Setembro 10 a 12, 2008
Aracaju – Brazil
Datas importantes
15 de Janeiro, 2008. Submissão de propostas de seminários e tutoriais
8 de Março, 2008. Submissão de artigos e artigos curtos
Etiquetas: actividade
Virtual Legion: forum sobre tecnologia e informatica
Eis um bom exemplo de uma comunidade especializada de entreajuda.
Ver em http://www.virtualegion.com
Etiquetas: soc informação, tecnologia
dezembro 13, 2007
SAF-T PT obrigatório em 1/01/2008
A ASSOFT disponibiliza informação sobre o desenvolvimento e inclusão do SAF-T (Audit File), que a partir do próximo ano de 2008 é obrigatório incluir nas ferramentas de auxílio à gestão, tais como aplicações de Contabilidade, Facturação e futuramente a aplicações de Salários e de Controlo de Existências.
O SAF-T é um ficheiro que contém dados contabilísticos fiáveis que se podem exportar de um sistema contabilístico original por um período de tempo específico, e que se lê facilmente em virtude da normalização de como os dados estão estruturado e do respectivo formato, que pode ser usado pelos funcionários das autoridades tributárias com o fim de auditarem a actividade suportada pela aplicação informática em causa.
A DGCI em colaboração com a ASSOFT desenvolveram a versão para Portugal do SAF-T partindo da recomendação da OCDE. A versão Portuguesa apresenta uma simplificação do ficheiro original recomendado, de modo a facilitar o seu preenchimento e adaptaç
ao à realidade da legislação Portuguesa.
A estrutura do ficheiro encontra-se definida e disponível para os produtores de software de modo a que as aplicações informáticas (Contabilidade e Facturação) das Empresas passem a possuir o referido ficheiro a partir de 1 de Janeiro de 2008.
Ver notícia com link para manual de instruções e especificação da estrutura em http://www.dgci.min-financas.pt/pt/quem_somos/noticias/NEWS_SAF-T_PT.htm
Etiquetas: egovernment
dezembro 12, 2007
Bom Natal e um excelente ano novo!
A todos os que acompanham este blogue, mas muito especialmente que convivem comigo quer no virtual, quer no real, envio saudações e votos de que sejamos todos mais capazes felizes e realizados no próximo ano.
Uma imagem representativa da época feita na UFP e que partilho com todos
Etiquetas: Comentários
Project Fluid
Também como um repositório de boas práticas vale a pena consultar o respectivo Wiki:
http://wiki.fluidproject.org/display/fluid/Fluid+Project+Wiki
Etiquetas: tecnologia
dezembro 10, 2007
Android: mais uma proposta da Google
Tendo em vista a criação de uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, a Google propõe o Android. Em boa verdade, o Android é proposto por um conjunto de empresas da área das telecomunicações e que incluem também a Google como parceira, numa aliança designada por Open Handset Alliance.
Trata-se de um sistema operativo que inclui uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações rápidas. A documentação do Android está disponível em linha. O respectivo SDK (Software Development Kit) pode ser obtido pelo mesmo processo.
Um exemplo de desenvolvimento e introdução à programação em Java, utilizando também o Android, apresentada pelo Prof. Chuck Severence.
Etiquetas: elearning, ensino superior, tecnologia
dezembro 09, 2007
Sakai em apoio ao ensino superior tradicional
http://www-personal.umich.edu/~csev/talks/2007/2007_12_06_teaching.m4v
O Dr. Cuck Severence é um dos grandes impulsionadores do Sakai e o seu primeiro director executivo. Actualmente, está na Universidade de Michigan (EUA) como Professor.
Etiquetas: elearning, ensino superior
Programa Cohitec
Trata-se de uma iniciativa que merece ser divulgada e louvada: Programa CoHiTEC
Com o próprio programa refere: valorização de ideias de base tecnológica
Etiquetas: ensino superior, tecnologia
CISTI 2008
Etiquetas: actividade
Info sobre o QREN
Ver em http://apoiosqren.blogspot.com/
No contexto do Norte do país, vale também a pena consultar o site associado com o programa operacional do norte: http://www.ccdr-n.pt/novonorte/
Por último, também se pode consultar o site do Quadro de Referência Estratégico Nacional (a origem da sigla QREN): http://www.qren.pt/
Um pequeno desafo:
Pessoalmente, mais uma vez, fico com a ideia de muito rebuscamento e complexidade, com pouca adesão à realidade no sentido que se deveria mobilizar a capacidade não para estudar regimentos, regras, regulamentos e outras "coisas", mas para FAZER e CONCRETIZAR. São ainda assim, poucos os que compreendem este jargão europês e deveriam estar mais concentrados em algo que não interpretar, preencher papéis e assuntos afins.
Parecem-se poucos com capacidade de fazer e saber como se faz...
Parecem-me menos ainda por via de se insistir em modelos de atribuição de fundos reforçadamente administrativos e sem a mínima adaptação ao contexto das capacidades, competências e realidade socio-económica nacional.
Teremos assim mais e muito dinheiro para comandantes de barco, pouco para remadores e quase nenhum para fazer ser, saber fazer e para formar uma identidade; designar estratégias (uma integral); formar líderes e gestores; desenvolver uma cultura de disciplina e pagar trabalho e não taxar este.
Entretanto, haverá quem terá mais juízo, estude e leia esta papelada com esperança de viver mais uns anos de percentagens, influências e outras movimentações num teatro de sombras que já não anima esta nossa economia... apenas a adia.
Com certeza que em 2013 poderemos fazer um balanço (que apesar de todas as dúvidas quero acreditar que possa ser positivo).
Etiquetas: Comentários, territorio
dezembro 06, 2007
Protocolo entre UFP e Microsoft permite acesso a software
MSDN Academic Alliance
A Universidade Fernando Pessoa associou-se ao programa MSDN AA (Microsoft Developer Network Academic Alliance). Este programa possibilita o acesso e utilização legal de software Microsoft relacionado com sistemas operativos, servidores e ferramentas de desenvolvimento.
Fazem parte do programa MSDNAA as seguintes aplicações e serviços:
• Windows Vista
• Windows XP
• Windows 2003 Server
• Visual Studio 2005 Professional
• Ferramentas complementares ao Visual Studio específicas para estudantes e professores
• Servidores: SQL Server, Systems Management Server, SharePoint Portal Server, etc.
• Microsoft Project Professional
• Microsoft Visio Professional
• Biblioteca MSDN (actualizada trimestralmente)
• Documentação, artigos técnicos e exemplos de código
• Kits de ferramentas de desenvolvimento (SDKs)
• Versões beta de novos produtos e actualizações
• Ferramentas de desenvolvimento para Windows CE
Como associado, a U.F.P. pode instalar o software em todas as máquinas dos laboratórios, sem limite de quantidade, desde que para efeitos de ensino e/ou investigação.
Adicionalmente, os docentes e alunos da Faculdade de Ciência e Tecnologia podem, através de download, instalar todo o software, para efeitos de ensino, estudo e/ou investigação, nos seus computadores pessoais.
Para instalar o software Microsoft no seu computador pessoal deverá proceder da seguinte forma:
1º Efectuar o registo no MSDNAA software center da UFP
Para proceder ao seu registo deverá enviar um email para o Centro de Informática (suporte.ci@ufp.pt) solicitando o registo no MSDNAA Software Center da U.F.P.com a seguinte informação: E-mail; Nome; Número de aluno/ utilizador (no casos dos docentes); e Curso a que pertence.
Posteriormente irá receber, no endereço de email indicado, uma mensagem com o username, password como do endereço do site que lhe permitirá aceder ao MSDNAA software center (http://msdn62.e-academy.com/elms/Storefront/Home.aspx?campus=ufp_cs).
2º Escolher o software e a forma de o obter
Para efectuar um pedido de software deverá entrar no MSDNAA software center com o utilizador registado e escolher a opção software.
Poderá obter uma cópia do software e respectiva licença para instalação:
Download directo – download do software a partir do MSDNAA Software Center(a dimensão dos ficheiros é normalmente elevada por isso, o tempo de download é também elevado).
No final deste processo irá receber um e-mail a confirmar o registo do seu pedido.
O processo de instalação é similar ao de outras aplicações Microsoft. Deverá em primeiro lugar gravar a imagem descarregada para um CD/DVD. Para avançar com a instalação terá de utilizar a Product Key atribuída no MSDNAA Software Center. Após concluir o processo de instalação deverá efectuar o registo do software. Na primeira vez que correr a aplicação irá aparecer uma caixa de diálogo a solicitar o registo da aplicação. Poderá efectuar o registo solicitado através da Internet ou por chamada telefónica.
Para qualquer outro esclarecimento sobre o programa MSDNAA contacte o Centro de Informática para o endereço de e-mail (suporte.ci@ufp.pt).
Etiquetas: ensino superior, tecnologia
Usar a conta de email do Google (gmail) para aceder a outras
Manual de configuração realizado pelo Carlos Duarte
1º página: configurar o gmail para receber as mensagens
2ª página: criar uma nova identidade para envio de mensagens
Etiquetas: tecnologia
dezembro 05, 2007
Kartoo - motor de pesquisa
Vale a pena experimentar mais este serviço disponível na Web.
Etiquetas: tecnologia
dezembro 03, 2007
IPs & IPv6
Informação sobre a atribuição de IPs (v4 e v6)
IPv4 versus IPv6: http://www.caida.org/analysis/topology/as_core_network/ipv6.xml
Informação sobre IPs com interesse: http://www.ipligence.com/
no mesmo site, Internet world map
Um conjunto de ferramentas associadas com redes e IP.
Mapear toda a Internet (ver - vale a pena!)
Etiquetas: tecnologia
Tecnologia de cariz nacional e do Porto
Segundo informações fornecidas, o novo aparelho permite visualizar perspectivas com fotos a três dimensões (fachadas dos edifícios), constituindo um benefício adicional a casos como o Google Earth e resulta de uma parceria com a Blom, especializada na captação de imagens para sistemas de navegação.
As localidades disponíveis incluem a Grande Lisboa e o Grande Porto entre outras, num total de 20 localidades. Existem igualmente imagens de 900 cidades da Europa e de 400 cidades nos Estados Unidos.
O G300 está à venda em Portugal por 400 euros (talvez o primeiro telemóvel de origem nacional). Parabéns João e Eduardo!
Etiquetas: tecnologia, territorio
dezembro 02, 2007
Cofundos - um sistema Web 2.0
Para saber mais sobre o funcionamento do Cofundos: http://www.cofundos.org/docs/crowdfunding.php
Estamos a assistir também à internacionalização do capital e dos investimentos para indivíduos com ideias. Deste modo, cada vez menos necessitam de ser intermediados por organismos locais ou por interesses regionais, nem sempre facilitadores e equalizadores de oportunidades.
Na minha opinião, este tipo de organizações de comunidades constituem um bom exemplo das mudanças Web 2.0, agora não apenas num registo social, mas também no negócio e na geração de conhecimento.
Ventos de mudança!
http://www.cofundos.org/
Cofundos: "Community innovation & funding"
Etiquetas: Comentários, soc informação
Pesquisa para as férias de Natal
Algum do tempo disponível pode ser passado a percorrer a World Wide Web vendo a excelente informação que proporciona.
Como exemplo, na área do ensino e aprendizagem e do uso de computadores e redes no contexto do digital, da inovação e da aprendizagem, proponho um conjunto de locais de presença de excelente qualidade - eis uma forma original de dizer boas férias!
Alan Cooper, http://www.cooper.com
Alan Dix, http://www.comp.lancs.ac.uk/~dixa/
Chris Anderson, http://www.thelongtail.com
Curt Bonk, http://travelinedman.blogspot.com
Eric Von Hippel, http://web.mit.edu/evhippel/www/
Jimmy Wales, http://blog.jimmywales.com~
John Seeley Brown, http://www.johnseelybrown.com/
Jon Udell, http://207.22.26.166/
Scott Berkun http://www.scottberkun.com
Rashmi Sinha, http://www.rashmisinha.com/
TED http://www.ted.com
Etiquetas: Comentários, elearning, ensino superior, soc informação
dezembro 01, 2007
Ainda sobre a Wikipedia e o seu valor como fonte
- trata-se de de uma recolha de informação, típica de segunda fonte, podendo fornecer uma redução ou parte da realidade que quem recolhe a informação não pode verdadeiramente ajuizar no contexto que lhe é fornecido;
- por ser de acesso fácil e imediato pro via da World Wide Web, tanto um número crescente de pessoas recorre como ponto de partida para as suas pesquisas (muitas vezes concluem aí as mesas): o resultado é trabalhos semelhantes, muito idênticos e com o mesmo perfil de abordagem (afectando a diversidade).
Uma melhor estratégia consiste em sensibilizar para o facto de não podermos ver o mundo através de uma lente por melhor ou mais credível que nos parece, mas tentar aprofundar o tema ou assunto de modo a recolher informação directamente onde esta ocorre. Cessar de o fazer é garantir um desconhecimento mais tarde ou mais cedo da realidade e de bons hábitos daquela que hoje em dia é considerada uma competência crítica da informação e que exige confrontar e validar toda a informação que nos é proporcionada.
Uma enciclopédia é um elemento de referência e de confirmação de temas para os quais necessitemos de um auxilio e tomada de contexto, mas não para o seu aprofundamento.
Por exemplo, pesquisando na Wikipedia em Português por fontes de informação somos direccionados para fontes em jornalismo (ver). Fazendo essa mesma pesquisa em Inglês, obtemos isto. É assim, não é!
Etiquetas: Comentários, elearning, ensino superior, soc informação
Apresentação de trabalho de doutoramento
Apresentação do trabalho de doutoramento – As características dos aprendentes na educação a distância – impacte no processo educativo com vista ao desenvolvimento de estratégias de sucesso
18 de Dezembro de 2007, 15h – UFP, sede (salão nobre)
As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios.
Novos métodos, exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. As estratégias que têm sido recomendadas, incluem diversificar os recursos e evidenciar a eficiência do sistema, envolvendo reformas estruturais e limitação das despesas, recorrendo a novas tecnologias de informação e comunicação e abordagens alternativas, na tentativa de melhorar o acesso, a relação custo-eficiência, a qualidade, e os resultados da aprendizagem.
Desta forma, a Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção. Schlosser e Simonson (2002) definem a EaD como um processo educativo formal assente numa instituição, em que o grupo de aprendizagem está separado, e que utiliza sistemas de telecomunicações interactivos para conectar os aprendentes, os recursos e os facilitadores.
A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) factores de estilo de vida; (5) objectivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais.
A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspectos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adopção de estratégias de aprendizagem, susceptíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.
Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Instituição vocacionada para a EaD, com uma amostra de 214 aprendentes, com características diversificadas.
A análise dos dados obtidos permitiu confirmar a validade da tese, possibilitando a comprovação de que é possível conhecer antecipadamente, as principais características dos aprendentes a distância e do ambiente de aprendizagem que os rodeia. E que, em função desse conhecimento, é possível estabelecer uma classificação dessas mesmas características, sugerindo estratégias ou aconselhando a tomada de medidas que vão debelar ou erradicar as dificuldades inerentes.
As qualidades psicométricas do instrumento, avaliadas através do alpha de Cronbach revelaram-se satisfatórias, confirmando-se, relativamente aos estudos correlacionais efectuados, a existência de correlações positivas entre as dimensões do instrumento que analisam as Características dos Aprendentes em contexto de EaD. Ficou, ainda, patente que é possível enumerar um conjunto de características dos aprendentes a distância, de modo a tornar exequível analisar o seu potencial de sucesso em contexto da EaD, podendo, assim, ficar-se com uma imagem muito aproximada das suas características, em termos de grupo. Constatou-se, também, que as referidas características apresentam manifestações diferenciadas em função de alguns dos factores seleccionados. Por fim, percebeu-se que o conhecimento das características, experiências e necessidades do aprendente, possibilitam delinear qual a estratégia de aprendizagem a adoptar para que a sua experiência de aprendizagem seja bem sucedida.
Deste modo, enfatiza-se, a necessidade de substituir os actuais modelos de ensino/aprendizagem, evidenciando que a iniciativa e o controlo do processo de aprendizagem deve estar mais do lado de quem aprende, do que do lado de quem ensina, numa atitude não conformista, mas arriscada e criativa, que reconheça o direito de errar e de vacilar, para, assim, poder melhorar e aprender permanentemente.
Em síntese, pode-se afirmar que, no actual contexto, a promoção de uma experiência de aprendizagem de qualidade, com conhecimento efectivo das necessidades, expectativas e características dos aprendentes, enquanto educandos, constituirá a pedra de toque para a existência de aprendentes cada vez mais autónomos, responsáveis e eficazes, fundadores de uma cultura de aprendizagem que lhes permitirá aprender ao longo da vida com coerência, persistência, disciplina e, fundamentalmente, com sucesso.
Etiquetas: elearning, tecnologia
Estatísticas sobre a sociedade da informação
Embora de Dezembro de 2006, a publicação “A Sociedade da Informação em Portugal 2006" preparada sob coordenação da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e do INE – Instituto Nacional de Estatística, no âmbito do Conselho Superior de Estatística, vale a pena ser consultada:
Ver o documento completo
Esta publicação apresenta as principais estatísticas na área da Sociedade da Informação produzidas pelas entidades:
UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento,
INE – Instituto Nacional de Estatística,
ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações,
GIASE - Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo
OCES - Observatório da Ciência e do Ensino Superior (para consultar estatísticas com muito interesse associadas com o nosso sistema de ensino superior)
Etiquetas: ensino superior, soc informação, territorio