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dezembro 01, 2007

Apresentação de trabalho de doutoramento 

No âmbito da actividade de supervisão é divulgado a apresentação do trabalho de doutoramento de Paulo Rurato.

Apresentação do trabalho de doutoramento – As características dos aprendentes na educação a distância – impacte no processo educativo com vista ao desenvolvimento de estratégias de sucesso

18 de Dezembro de 2007, 15h – UFP, sede (salão nobre)

As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios.

Novos métodos, exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. As estratégias que têm sido recomendadas, incluem diversificar os recursos e evidenciar a eficiência do sistema, envolvendo reformas estruturais e limitação das despesas, recorrendo a novas tecnologias de informação e comunicação e abordagens alternativas, na tentativa de melhorar o acesso, a relação custo-eficiência, a qualidade, e os resultados da aprendizagem.

Desta forma, a Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção. Schlosser e Simonson (2002) definem a EaD como um processo educativo formal assente numa instituição, em que o grupo de aprendizagem está separado, e que utiliza sistemas de telecomunicações interactivos para conectar os aprendentes, os recursos e os facilitadores.

A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) factores de estilo de vida; (5) objectivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais.

A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspectos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adopção de estratégias de aprendizagem, susceptíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.

Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Instituição vocacionada para a EaD, com uma amostra de 214 aprendentes, com características diversificadas.

A análise dos dados obtidos permitiu confirmar a validade da tese, possibilitando a comprovação de que é possível conhecer antecipadamente, as principais características dos aprendentes a distância e do ambiente de aprendizagem que os rodeia. E que, em função desse conhecimento, é possível estabelecer uma classificação dessas mesmas características, sugerindo estratégias ou aconselhando a tomada de medidas que vão debelar ou erradicar as dificuldades inerentes.

As qualidades psicométricas do instrumento, avaliadas através do alpha de Cronbach revelaram-se satisfatórias, confirmando-se, relativamente aos estudos correlacionais efectuados, a existência de correlações positivas entre as dimensões do instrumento que analisam as Características dos Aprendentes em contexto de EaD. Ficou, ainda, patente que é possível enumerar um conjunto de características dos aprendentes a distância, de modo a tornar exequível analisar o seu potencial de sucesso em contexto da EaD, podendo, assim, ficar-se com uma imagem muito aproximada das suas características, em termos de grupo. Constatou-se, também, que as referidas características apresentam manifestações diferenciadas em função de alguns dos factores seleccionados. Por fim, percebeu-se que o conhecimento das características, experiências e necessidades do aprendente, possibilitam delinear qual a estratégia de aprendizagem a adoptar para que a sua experiência de aprendizagem seja bem sucedida.

Deste modo, enfatiza-se, a necessidade de substituir os actuais modelos de ensino/aprendizagem, evidenciando que a iniciativa e o controlo do processo de aprendizagem deve estar mais do lado de quem aprende, do que do lado de quem ensina, numa atitude não conformista, mas arriscada e criativa, que reconheça o direito de errar e de vacilar, para, assim, poder melhorar e aprender permanentemente.

Em síntese, pode-se afirmar que, no actual contexto, a promoção de uma experiência de aprendizagem de qualidade, com conhecimento efectivo das necessidades, expectativas e características dos aprendentes, enquanto educandos, constituirá a pedra de toque para a existência de aprendentes cada vez mais autónomos, responsáveis e eficazes, fundadores de uma cultura de aprendizagem que lhes permitirá aprender ao longo da vida com coerência, persistência, disciplina e, fundamentalmente, com sucesso.

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