<$BlogRSDUrl$>

dezembro 09, 2007

Info sobre o QREN 

No contexto do próximo quadro comunitário de ajudas da União Europeia para o desenvolvimento, existe um blogue que pode ser útil consultar.
Ver em http://apoiosqren.blogspot.com/

No contexto do Norte do país, vale também a pena consultar o site associado com o programa operacional do norte: http://www.ccdr-n.pt/novonorte/

Por último, também se pode consultar o site do Quadro de Referência Estratégico Nacional (a origem da sigla QREN): http://www.qren.pt/

Um pequeno desafo:
Pessoalmente, mais uma vez, fico com a ideia de muito rebuscamento e complexidade, com pouca adesão à realidade no sentido que se deveria mobilizar a capacidade não para estudar regimentos, regras, regulamentos e outras "coisas", mas para FAZER e CONCRETIZAR. São ainda assim, poucos os que compreendem este jargão europês e deveriam estar mais concentrados em algo que não interpretar, preencher papéis e assuntos afins.

Parecem-se poucos com capacidade de fazer e saber como se faz...
Parecem-me menos ainda por via de se insistir em modelos de atribuição de fundos reforçadamente administrativos e sem a mínima adaptação ao contexto das capacidades, competências e realidade socio-económica nacional.

Teremos assim mais e muito dinheiro para comandantes de barco, pouco para remadores e quase nenhum para fazer ser, saber fazer e para formar uma identidade; designar estratégias (uma integral); formar líderes e gestores; desenvolver uma cultura de disciplina e pagar trabalho e não taxar este.

Entretanto, haverá quem terá mais juízo, estude e leia esta papelada com esperança de viver mais uns anos de percentagens, influências e outras movimentações num teatro de sombras que já não anima esta nossa economia... apenas a adia.

Com certeza que em 2013 poderemos fazer um balanço (que apesar de todas as dúvidas quero acreditar que possa ser positivo).

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.