<$BlogRSDUrl$>

dezembro 13, 2007

SAF-T PT obrigatório em 1/01/2008 

SAF-T PT (Standard Audit File for Tax purposes) - Versão Portuguesa

A ASSOFT disponibiliza informação sobre o desenvolvimento e inclusão do SAF-T (Audit File), que a partir do próximo ano de 2008 é obrigatório incluir nas ferramentas de auxílio à gestão, tais como aplicações de Contabilidade, Facturação e futuramente a aplicações de Salários e de Controlo de Existências.

O SAF-T é um ficheiro que contém dados contabilísticos fiáveis que se podem exportar de um sistema contabilístico original por um período de tempo específico, e que se lê facilmente em virtude da normalização de como os dados estão estruturado e do respectivo formato, que pode ser usado pelos funcionários das autoridades tributárias com o fim de auditarem a actividade suportada pela aplicação informática em causa.

A DGCI em colaboração com a ASSOFT desenvolveram a versão para Portugal do SAF-T partindo da recomendação da OCDE. A versão Portuguesa apresenta uma simplificação do ficheiro original recomendado, de modo a facilitar o seu preenchimento e adaptaç
ao à realidade da legislação Portuguesa.

A estrutura do ficheiro encontra-se definida e disponível para os produtores de software de modo a que as aplicações informáticas (Contabilidade e Facturação) das Empresas passem a possuir o referido ficheiro a partir de 1 de Janeiro de 2008.

Ver notícia com link para manual de instruções e especificação da estrutura em http://www.dgci.min-financas.pt/pt/quem_somos/noticias/NEWS_SAF-T_PT.htm

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.