<$BlogRSDUrl$>

dezembro 06, 2007

Protocolo entre UFP e Microsoft permite acesso a software 

Para alunos e docentes da Faculdade de Ciência e Tecnologia, em especial, de Engenharia Informática. A iniciativa foi organizada e liderada pela coordenação da área de informática (boa NMR!). Ver uma pequena descrição de como aderir, conforme o texto do protocolo:

MSDN Academic Alliance

A Universidade Fernando Pessoa associou-se ao programa MSDN AA (Microsoft Developer Network Academic Alliance). Este programa possibilita o acesso e utilização legal de software Microsoft relacionado com sistemas operativos, servidores e ferramentas de desenvolvimento.

Fazem parte do programa MSDNAA as seguintes aplicações e serviços:
• Windows Vista
• Windows XP
• Windows 2003 Server
• Visual Studio 2005 Professional
• Ferramentas complementares ao Visual Studio específicas para estudantes e professores
• Servidores: SQL Server, Systems Management Server, SharePoint Portal Server, etc.
• Microsoft Project Professional
• Microsoft Visio Professional
• Biblioteca MSDN (actualizada trimestralmente)
• Documentação, artigos técnicos e exemplos de código
• Kits de ferramentas de desenvolvimento (SDKs)
• Versões beta de novos produtos e actualizações
• Ferramentas de desenvolvimento para Windows CE

Como associado, a U.F.P. pode instalar o software em todas as máquinas dos laboratórios, sem limite de quantidade, desde que para efeitos de ensino e/ou investigação.

Adicionalmente, os docentes e alunos da Faculdade de Ciência e Tecnologia podem, através de download, instalar todo o software, para efeitos de ensino, estudo e/ou investigação, nos seus computadores pessoais.

Para instalar o software Microsoft no seu computador pessoal deverá proceder da seguinte forma:

1º Efectuar o registo no MSDNAA software center da UFP
Para proceder ao seu registo deverá enviar um email para o Centro de Informática (suporte.ci@ufp.pt) solicitando o registo no MSDNAA Software Center da U.F.P.com a seguinte informação: E-mail; Nome; Número de aluno/ utilizador (no casos dos docentes); e Curso a que pertence.

Posteriormente irá receber, no endereço de email indicado, uma mensagem com o username, password como do endereço do site que lhe permitirá aceder ao MSDNAA software center (http://msdn62.e-academy.com/elms/Storefront/Home.aspx?campus=ufp_cs).

2º Escolher o software e a forma de o obter
Para efectuar um pedido de software deverá entrar no MSDNAA software center com o utilizador registado e escolher a opção software.

Poderá obter uma cópia do software e respectiva licença para instalação:
Download directo – download do software a partir do MSDNAA Software Center(a dimensão dos ficheiros é normalmente elevada por isso, o tempo de download é também elevado).
No final deste processo irá receber um e-mail a confirmar o registo do seu pedido.

3º Instalação do software
O processo de instalação é similar ao de outras aplicações Microsoft. Deverá em primeiro lugar gravar a imagem descarregada para um CD/DVD. Para avançar com a instalação terá de utilizar a Product Key atribuída no MSDNAA Software Center. Após concluir o processo de instalação deverá efectuar o registo do software. Na primeira vez que correr a aplicação irá aparecer uma caixa de diálogo a solicitar o registo da aplicação. Poderá efectuar o registo solicitado através da Internet ou por chamada telefónica.
Para qualquer outro esclarecimento sobre o programa MSDNAA contacte o Centro de Informática para o endereço de e-mail (suporte.ci@ufp.pt).

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.