abril 29, 2009
Ensaio sobre algo mais que tecnologia: tempo de gerir a informação e o conhecimento
Etiquetas: actividade, soc informação
abril 25, 2009
O valor da liberdade
Liberdade também é, o poder decidir por vontade própria, tomar posição e ter livre curso de acção. Fazer de acordo com convicções, defender e exprimir o que vai na alma é, em si, profundamente humano e um exercício de grande intelectualidade, só possível em verdadeira liberdade.
Talvez por isso, não o considero de forma expontânea e tonta, acto isolado e individual como muitas vezes (demasiadas vezes...) é invocado e utilizado de forma fútil e indevida.
O valor da liberdade é, ironia das ironias, exercido na plena consciência dos seus próprios limites e só dessa forma consagrado como tal. Pelo respeito da liberdade dos outros, da condição humana e despojado de interesses ou partes que se possam projectar em contextos materiais ou reactivos ao invés da saudável discussão e intervenção no campo das ideias e da plena consciência que estas se tem de traduzir em acções e comportamentos.
Por ventura, é algo de romântico e em sí, algo ingénuo, mas é também uma urgência de recuperação de uma ética republicana, pública e política que separe o exercicio retórico da prática e do ciclo do momento, do interesse instalado ou a instalar, das ideias que se querem para a construção de um futuro, num tempo que possa ser maior que o tempo dos nossos mais directos interesses (para muitos, económicos, para a maioria, mais saudável, familiares).
Além desta dimensão social, pessoalmente o valor da liberdade também começa por ter iniciado o dia a fazer o que tem de ser feito (embora seja feriado) e assegurar que uma dissertação de Mestrado seja concluída e entregue em prazo - não existe liberdade sem trabalho (algo que muitos infelizmente hoje têm como ameaçado ou mesmo não existente).
Estes considerando contribuem para o meu valor da liberdade. Esse é também um legado do 25 de Abril de 1974: o uso da acção individual para promover a liberdade como valor e usufruir dela. Que o sejamos capazes de fazer e não pensemos que se trata de uma conquista eterna que não mais precise de ser defendida.
Etiquetas: Comentários
25 de Abril de 1974
Apenas o espero que o façam com responsabilidade, sentido de Estado e na máxima consideração pela promoção de uma cidania activa, responsável e que promova a esperança por uma construção permanente de melhor qualidade de vida, de uma sociedade mais justa e equitativa, que a todos (digo mesmo, a todos!) interessa.
Que estejam à altura dos desafios e que promovam os ideais com acção política efectiva, resultado pleno e objectivo máximo da revolução dos cravos.
Os meus considerandos vão para com outro tema, talvez associado, mas diferente: o valor da liberdade (o post seguinte...)
Etiquetas: Comentários
abril 24, 2009
O texto do estudo da APDSI
Gouveia, L. (coord); Carvalho, C.; Gouveia, F.; Moreira, J.; Ruivo, J.; Neves, N. e Gomes, P. (2009). Modelos de Governação na Sociedadde da Informação e do Conhecimento. Estudos APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Lisboa: APDSI.
Etiquetas: actividade, divulgacao, egovernment, soc informação, territorio
abril 23, 2009
Dia do livro
Considero o livro uma celebração do conhecimento e uma espécie de herança cultural para memória futuro.
Será óbvio que nem todos os livros são livros...
De qualquer forma, acredito na máxima do Confúcio: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.
Viva os livros! ainda aqueles em papel, bem analógicos, com todos os seus defeitos e virtudes; que ficam amarelos e se estragam, que podem ser sublinhados e emprestados e dos quais se fica com saudades.
Que ocupam espaço e podem ser organizados de forma colorida e dificil em prateleiras ou simplesmente empilhados na secretária ou atrás dela... ou ainda na mesinha de cabeceira.
A minha relação amorosa com os livros vem do tempo da banda desenhada, mas tornou-se mais complexa; com os clássicos, os livros de referência, os de grande folego e os indispensáveis, os que recomendo, os que evito, ou os que não empresto de forma alguma.
A todos eles, o meu muito obrigado e sorte aos seus autores que com essa criação, vivem também comigo e com as minhas coisas.
Etiquetas: Comentários
Dia da criatividade
Se existe uma suprema característica humana ela é, para mim, a capacidade de fazer diferente de forma espontânea, livre e radicalmente diferente...
Viva a criatividade!
Etiquetas: Comentários
abril 22, 2009
Apresentação na APDSI, Lisboa
Estudo da APDSI, Modelos de Governação, 21 de Abril de 2009
Etiquetas: actividade, egovernment, soc informação
abril 20, 2009
Estudo da APDSI - nota de imprensa
Modelos de Governação
na Sociedade da Informação e do Conhecimento
21 de Abril de 2009
Fundação Calouste Gulbenkian
APDSI mostra visões de governação em novo estudo
Lisboa, 09 de Abril – Um Estado mais implementador ou mais regulador, uma soberania única ou partilhada e o papel da sociedade são algumas das visões de governação que a APDSI se propõe mostrar no estudo "Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento", no próximo dia 21 de Abril, pelas 11:00 horas, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Coordenado por Luís Borges Gouveia, este documento apresenta uma visão partilhada que pretende ser diferente, contribuindo para a discussão das opções que valerá a pena fazer na Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.
O estudo inclui um conjunto de recomendações que se apresentam de forma sucinta. “Foi objectivo principal criar um documento que pudesse ser lido de forma rápida e do qual pudessem ser extraídas muitas mensagens Twitter”, refere Luís Borges Gouveia.
O coordenador deste trabalho acrescenta que o texto é em si, diverso do de outros estudos da APDSI, agregando um conjunto de testemunhos assinados que contribuem, em conjunto, “para uma unidade maior que é múltipla, diversificada e, acredita-se, de qualidade”.
O programa completo da conferência pode ser consultado no sítio da APDSI, em www.apdsi.pt. A inscrição para esta conferência é gratuita mas obrigatória.
Etiquetas: actividade
abril 19, 2009
Estudo da APDSI
21 de Abril de 2009, 11h00, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian
Etiquetas: actividade
abril 13, 2009
Do meu filho de 9 anos
Eis o reesultado:
A história mais misteriosa de todas as histórias
A minha história misteriosa fala de uma história misteriosa. O mistério é tão misterioso que eu próprio não o sei. A minha história não se sabe se é acrostico, banda desenhada, prosa ou um poema. Se é verdadeira ou não existiu. Se é engraçada ou não. E mesmo que a soubesse não escrevia, por uma razão muito simples. Não vos queria mentir ao contar uma história porque se eu a contasse já não era misteriosa.
Luis dos Santos Gouveia, Fevereiro de 2009
Explicar a crise do subprime
Com base no vídeo, fica ainda mais claro o que a ganância de uns, custa a todos...
Ver em http://vimeo.com/3261363 (dica de Mário S.)
Etiquetas: Comentários
abril 07, 2009
Andriy Solovey How to Become an Expert. Top 7 Qualities
Experts do not need rules to make decisions. They have qualities that allow them to consistently make good decisions and show a high level of performance under different circumstances without any rules. This article discusses these core qualities that turn a novice into an expert.
Definitions
- rule: prescribed guide for conduct or action
- intuition: instinctive knowing (without the use of rational processes)
- tacit knowledge: automatic, unexpressed knowledge that provides context for people, places, ideas, and experiences. Tacit knowledge is not easily shared. As Polanyi said: “We know more than we can tell.”
- context: the set of circumstances or facts that surround a particular event, situation, etc.
Problems with rules: most rules didn’t come from heaven. They come from ordinary people. They are product of practice, theories, traditions and fear.
Problems:
- context-free - rules reflect standard situations without considering your specific circumstances
- limited verification - most rules are empirical and do not pass vigorous analysis, strict proof and experiments
- time sensitive - many rules become outdated quickly in dynamic professions, industries and societies
- overcautious - fear fuels many rules and seeks to protect from the worst scenario, often imaginable
- low skills denominator - rules tuned to match capabilities of the majority without accounting for individual strengths and weaknesses
- misinterpretation - tacit knowledge of experts, which forms base for many rules, is difficult to transfer in correct and understandable form
Core 7 Qualities of the Expert
1. Motivation. Believe in self. Energy. Unsatisfaction
Motivation appears to be a more important factor than innate ability in the development of expertise. - Scientific American
You have to believe in self to become a successful expert. An expert needs strength, energy and motivation to go beyond ordinary performance levels.
Top performers in different disciplines do this - envision own success and prepare their minds to achieve higher levels. Thinking can "wire" our brains for developing new capabilities and success.
Questions: Am I ready? How can I boost my strength, energy and motivation? How will I succeed?
2. Hard Work. Discipline. Focus.
The differences between expert performers and normal adults reflects a life-long period of deliberate effort to improve performance in a specific domain. - Anders Ericsson
Hard work is not as difficult after you start and dive into it. Often the problem is that you cannot start or concentrate. Procrastination ruins your progress. There are many barriers for focused and productive work:
- pressure and stress kills productivity
- low interest - without an engaged mind your brain will resist to form knowledge
- multitasking - takes away precious concentration and mindset needed for productive work
- unclear goals - a disoriented mind cannot focus effectively
- no specific time - you will tend to postpone, delay and miss practice without strictly scheduled time
- distractions - inconvenient environment and frequent interruptions don’t help
Questions: How do I maintain focus, stay committed and interested? Do I have clear goals, an action plan and productive environment?
3. Think critically. Think as a beginner
In the beginner’s mind there are many possibilities, but in the expert there are few - Suzuki Roshi
As an expert you cannot go with the flow, believe everything and hide behind authoritative opinions. You cannot stick with your own views forever without changing them. You have to think critically: challenge beliefs, existing theories and dominant ideas. Some of them are completely wrong. Many of them have flaws and can be improved. Most of them are not the best in your specific context.
Better unforeseen solutions exist if you look for them. If you don’t think critically, you will be a follower without much chances to grow your ideas and find better solutions. Keep your mind open and question ideas including your own.
Questions: What are hard facts, assumptions and theories? What should I trust, dismiss or verify?
4. Full brain power. Use right brain (in addition to left).
The right hemisphere synthesizes over space. The left analyzes over time. - Jerre Levy
Your right brain (more accurately - right brain mode) is inherited from our animal ancestors and shaped by millions years of evolution. Right brain mode is much more powerful, reliable and faster than left brain mode. Right brain works in parallel with images, subconscious mind and deep vast memory (even when you sleep). On the contrary, left brain works with symbols and words; it is logical, analytical and linear. It can only work with few ideas in the same time (4-7) and needs focus and conscious effort. We need left brain to formulate, express ideas and communicate them to others.
Experts are using both brains - left for rational thinking, analysis and communication, right for intuition, imagination and creative insights. One of the best books how to start using you right brain is The New Drawing on the Right Side of the Brain.
Learn how to expand your brain power with the right brain mode. If you use only left brain mode, you’ll stay dull, rational and predictable specialist.
Questions: How can I engage both brain modes? (Hint: interest, humor, senses, emotions, surprise.) What puzzles can I feed to my subconscious mind?
5. Continuous learning. Sharing
The real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes but in having new eyes. - Marcel Proust
Experts never stop to learn. The day you believe you know everything is your last day as an expert. Experts learn from new research and existing knowledge, they learn from other people and they learn from their own experience. Also they learn from disciplines outside of their professional realm that can provide new ideas.
For a example, a programmer could benefit from learning:
- psychology - better understand how users think and perceive, how to engage customers, how to make yourself and your team productive and motivated;
- design, aesthetics, art - beautiful systems are more usable and successful
- management theories and practices - learn how to organize people and activities
- system theories - understand fundamental principles and laws governing complex systems
- economics, business - why people and business need software, how software fails or succeeds on market; how your software fits into company business; how to start your own company
- culture, social life, demographics - trends in behavior, interest and problems of groups of people (by sex, age, education, profession, etc). This knowledge will explain current dynamic and suggest future opportunities.
Make learning an essential part of your everyday life. If you don’t learn, you stop your journey to become an expert.
You gain deeper knowledge if you share your knowledge with other people - discuss, explain, teach, blog, speak, present. Other people - with different views and perspective - will quickly show weaknesses and quality of your knowledge. Sharing with others will push your learning further and deeper than keeping knowledge to yourself.
Questions: What do I not know? How will I learn it? How will I share it?
6. Self-improvement. Know yourself.
Why do you see the speck in your brother’s eye but fail to notice the beam in your own eye? - Matthew
We protect ourselves from inconvenient truth and often are blind to own mistakes. Our psychological defense systems help to avoid depression and anxiety by protecting our ego, but also distort our view and perception of true reality.
Good experts are capable of seeing the truth, being objective and correcting themselves. They try to avoid the trap of groupthink, crowd psychology and self white washing. They know their own strengths, weaknesses and biases.
Seek the truth about yourself, know your internal beliefs and motivation and improve yourself. Otherwise, your rosy distorted pictures will hinder your growth and you will become the part of the problem, not the solution.
Questions: What can I do better? How can I improve myself? Am I honest with myself?
7. Big picture. Systems Thinking. Creative solutions.
Opportunity ideas do not lie around waiting to be discovered. Such ideas need to be produced. - Edward de Bono
Experts' main advantages are tacit knowledge and experience. They understand the big picture, reality, context and how systems work. However, it is not enough. Experts should solve problems. And therefore, they should train themselves for problem solving, innovation and changing reality in the novel ways. The outcome, a creative solution, is quintessence of hard work, deep knowledge and intuition.
Questions: What is the big picture: forces, players and relations? How things can be done better? Do I see new ways?
Questions to Ask Yourself
- Motivation - Am I ready? How can I boost my strength, energy and motivation? How will I succeed?
- Focus - How do I maintain focus, stay committed and interested? Do I have clear goals, action plan and productive environment?
- Critical thinking - What are hard facts, assumptions and theories? What should I trust, dismiss or verify?
- Full Brain power - How can I engage my both brain modes? What puzzles can I feed to my subconscious mind?
- Continuous Learning - What do I not know? How will I learn it? How will I share it?
- Self Improvement - What can I do better? How can I improve myself? Am I honest with myself?
- Creative solutions - What is the big picture: forces, players and relations? How things can be done better? Do I see new ways?
If you know answers to these questions, you don’t need rules to solve problems - you are ready to make good decisions and become an expert.
Eventos na quinzena de Engenharia da UFP
De 20 a 30 de Abril de 2009
EVENTOS DE ENGENHARIA INFORMÁTICA
TIPOLOGIA: | PALESTRA |
TÍTULO: | M-Learning: tendências da educação usando dispositivos móveis |
DATA: | 20 DE ABRIL DE 2009 / SEGUNDA-FEIRA |
HORÁRIO: | 18:30 – 20:00 Horas |
LOCAL: | Salão Nobre |
OBSERVAÇÕES: | A palestra será proferida por: Lawrence Zordam Klein, director da FSO Mobile Lawrence Zordam Klein, MSc. em Ciência da Computação, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro, Especialista em Comunicações pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), da Marinha do Brasil, licenciado em Ciências Navais, com ênfase em Eletrónica, pela Escola Naval, da Marinha do Brasil. Actualmente director da FSO Mobile, empresa portuguesa, VAR Partner Europe da Fazion, Inteligência em Redes Móveis, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de sistemas móveis para m-business, m-commerce e m-learning. Actou como encarregado de grupo de desenvolvimento de software da Marinha do Brasil, na área de sistemas de combate. |
RESUMO: | Objectivos da palestra: apresentar as possibilidades de apoio à educação, com o uso de dispositivos móveis, com ênfase em telemóveis, através de uma retrospectiva sobre o que foi desenvolvido nessa área e demonstração do projecto em desenvolvimento em parceria com a UFP. Índice dos pontos a abordar durante a palestra: 1. Estatísticas de uso da internet e de telemóveis; 2. Conceitos em M-Learning: tendências e perspectivas; 3. Experiências em M-Learning: artigos, congressos e aplicativos; 4. O M-Learning e a UFP. |
TIPOLOGIA: | PALESTRA |
TÍTULO: | Mingle - Uma plataforma para a Web 2.0 |
DATA: | 21 DE ABRIL DE 2009 / TERÇA-FEIRA |
HORÁRIO: | 18:00 – 19:30 Horas |
LOCAL: | Salão Nobre |
OBSERVAÇÕES: | A palestra será apresentada por:
|
RESUMO: | O objectivo da palestra é o de analisar os principais desafios para ter sucesso na Web 2.0 e apontar algumas das soluções adoptadas pela Ideavity, Lda. 1. Porquê Web 2.0? 2. Casos de Sucesso 3. Principais desafios 4. A equipa Ideavity 5. A plataforma 6. Implementações |
TIPOLOGIA: | WORKSHOP HANDS-ON |
TÍTULO: | Rich Internet Applications (RIA) em Microsoft Silverlight |
DATA: | 22 DE ABRIL DE 2009 / QUARTA-FEIRA |
HORÁRIO: | 14:30 – 18:30 Horas |
LOCAL: | Sala CISCO, Escola de Estudos Pós-Graduados da UFP |
OBSERVAÇÕES: | O Workshop será conduzido por: Hugo Miranda (MSP, Shortcut Lda., aluno de Mestrado em Engenharia Informática da UFP) |
RESUMO: | O Silverlight 1.0 é a plataforma da Microsoft que tira partido das funcionalidades disponibilizadas pelo WPF e permite a construção de Rich Internet Applications (RIAs), isto é, aplicações multimédia interactivas para a Web, que recorrem a animação, gráficos vectoriais, áudio e vídeo. Em essência, o Silverlight funciona como um Plug-in para os browsers Web, à semelhança do que sucede com a tecnologia Flash. Nesta palestra vai-se analisar a construção de Aplicações Interactivas e Ricas com o Microsoft Silverlight, ilustrando o modo como se constroem aplicações em Silverlight 1.0, iniciando-se pelo XAML, e seguindo para temas mais avançados como a integração com ASP.NET, AJAX e manipulação de objectos. A análise destas tecnologias vai-se efectuar recorrendo ao Expression Blend - a ferramenta utilizada para o desenvolvimento de aplicações Silverlight. |
TIPOLOGIA: | SEMINÁRIO |
TÍTULO: | Second Life |
DATA: | 27 DE ABRIL DE 2009 / SEGUNDA-FEIRA |
HORÁRIO: | 18:00 – 19:30 Horas |
LOCAL: | Salão Nobre |
OBSERVAÇÕES: | O seminário será apresentado por: João Donga, (Docente na Esmae, Escola Superior de Musíca e Artes do Espectáculo, Doutorando na Universidade Fernando Pessoa). Estuda a utilização de ambientes virtuais colaborativos na educação e artes. |
RESUMO: | O objectivo da palestra é o de realizar a apresentação do Second Life e identificar as possibilidades de investigação nesse meio tecnológico. Índice dos pontos a abordar: 1. Introdução ao Second Life 2. Requisitos 3. Avatares 4. Comunicação 5. Locomoção 6. Construção 7. Programação 8. Economia 9. Educação 10. Investigação 11. Questões |
TIPOLOGIA: | PALESTRA |
TÍTULO: | Segurança em ambientes corporativos: o presente e o futuro |
DATA: | 28 DE ABRIL DE 2009 / TERÇA-FEIRA |
HORÁRIO: | 18:00 – 19:30 Horas |
LOCAL: | Auditório da UFP |
OBSERVAÇÕES: | A palestra será apresentada por: Pedro Miguel Pimentel Estoura (consultor da GFI na Vodafone Portugal). Actualmente como consultor da GFI na Vodafone Portugal onde está responsável dos seguintes projectos: Tecnical Compliance Cheking da norma Sarbanes-Oxley de todos os sistemas VF-PT; Implementação e elaboração de requisitos e politicas de segurança da VF-PT; Implementação e aprovação de requisitos e politicas de segurança da Vodafone Group. Na Vodafone esteve como responsável de criação e gestão de processo de transferência de logs de IT e Network para monitorização; Definição e elaboração de políticas e processos de monitorização para Presidência Portuguesa da União Europeia; Elaboração de documentação e metodologias Security Awareness. |
RESUMO: | Segurança em ambientes corporativos: o presente e o futuro Índice dos pontos a abordar: 1. 1. Informática e a Segurança Informática (enquadramento histórico) Abordar-se-á a necessidade da segurança no âmbito da informática - breve enquadramento histórico. 2. 2. Segurança em ambientes Corporativos vs. Segurança em ambientes Domésticos. Abordar-se-á as diferentes necessidades que existem de segurança, comparando a segurança que se pratica nas redes domésticas com a segurança necessária a uma escala empresarial. 3. 3. Segurança em ambientes Corporativos – Presente. Analisam-se as principais preocupações que existem nas empresas em questões de segurança informática e quais as metodologias usadas para as combater. 4. Segurança em ambientes Corporativos – Futuro. Identificar-se-ão as principais preocupações e os problemas com que nos debatemos na área, olhando para o futuro, visto que a informática é uma área em constante alterações, com a necessidade e alta - disponibilidade de informação por parte das empresas. |
TIPOLOGIA: | PALESTRA |
TÍTULO: | Programação Criativa |
DATA: | 30 DE ABRIL DE 2009 / QUINTA-FEIRA |
HORÁRIO: | 18:00 – 19:30 Horas |
LOCAL: | Auditório da UFP |
OBSERVAÇÕES: | A palestra será apresentada por: Pedro Ângelo (Audiência Zero - Centro de Criatividade e Tecnologia) |
RESUMO: | Á medida que as nossas vidas dependem cada vez mais dos computadores e de outros dispositivos programáveis, e com a disponibilidade de uma grande quantidade de ferramentas e bibliotecas livres, saber programar está a tornar-se quer um passatempo quer uma necessidade com possibilidades criativas infinitas. Índice dos pontos a abordar: 1. Introdução à programação criativa 2. Apresentação de algumas ferramentas 3. Processing 4. OpenFramework 5. Pure Data 6. Shoebot 7. Exemplos práticos 8. Questões |
Etiquetas: divulgacao
abril 03, 2009
O mundo avança...
De algum modo, parece ser este o ritmo e padrão da economia actual
Ver http://www.nytimes.com/interactive/2009/03/30/business/economy/2009-economy-words.html?hp e contribuir para uma expressão desse avanço, em forma de sucessão de palavras.
(Dica de Diogo V.)
Etiquetas: Comentários
abril 02, 2009
Um quadro feito em conjunto
O resultado deixou aos dois (pai e filha) muito contentes. Uma vez que a tela nos foi oferecida, será colocada numa das paredes da casa, para celebrar este nosso encontro.
De qualquer modo, penso que não terá ficado nada mal e constitui a primeira obra de arte da minha filha - uma digna descendente do Escultor Alves de Sousa (que, por acaso, nasceram ambos no mesmo dia e mês!).
Título: encontro feliz
Nome: Ana Rita Gouveia (+ Luis Borges Gouveia)
Técnica: Acrílico s/tela
Data: 19 de Março de 2009
Etiquetas: actividade
Sobre dissertações e teses
"Mudou de local... http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/guia-para-teses-7/guia-para-teses-1
Obrigado, Luis!"
Etiquetas: divulgacao
Novos interfaces
Etiquetas: Comentários, soc informação, tecnologia
Exposição sobre Almada Negreiros
1 de Abril de 2009, 18h30
– Tertúlia sobre José de Almada Negreiros (sala Fernando Pessoa, Escola de Estudos Pós-graduados e de Investigação)
de 1 a 19 de Abril de 2009 (Edifício Sede)
- Montra bio-bibliográfica (átrio)
- Exposição de trabalhos (átrio)
- Mostra de documentários (auditório):
- 2, 7, 9, 23, 27 e 30 de Abril
- das 12h30 às 14h30 e das 18h00 às 20h00
Etiquetas: divulgacao
Sobre os impostos
A sua complexidade e excesso de informação associado justificam a consulta de informação especializada.
Esse é o caso do local de presença Imposto Press que vale a pena consultar
http://www.impostospress.net/
(Dica de Álvaro M.)
Etiquetas: divulgacao