<$BlogRSDUrl$>

setembro 29, 2010

Uma pequena provocação (o exemplo vem de cima) 

Não levem a mal os nossos caros benfiquistas, mas esta imagem vale bem a pena partilhar :-)

Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

setembro 23, 2010

O primeiro júri de Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação da UFP 

No dia 1 do mês de Outubro de 2010, às 15.00 horas, terá lugar no Salão Nobre da Universidade a análise e discussão pública da Dissertação “O Estágio como cenário de prospecção, desenvolvimento e concepção de um Manual de Procedimentos da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares: o caso de Espinho”, da autoria de Sandra Maria Garcia Vieira, aluna do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação.

Júri:
Presidente: Professor Doutor Luís Borges Gouveia
Arguente: Professora Doutora Maria Cristina Vieira de Freitas
Vogais:
Orientador: Professora Doutora Judite de Freitas
Co-orientador: Dr. António Regedor

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

setembro 21, 2010

Uma experiência académica, em Londres 

Eis uma jornada de aprendizagem nova!

UEL Research Seminar Series 2010-11

When: 15 September 2010 commencing 4 p.m.
Where: EBG05, UEL
Title: "Beyond digital cities: a territorial concern on how to cope with globilisation"
Speaker: Professor Luis Borges Gouveia, Fernando Pessoa University, Portugal. Prof Gouveia gained his PhD from the University of Lancaster, and since then he has produced academic and consultative outputs mainly on Digital Cities. He was project leader for one of the most original and successful Digital Cities so far developed, GAIA Digital. His slides can be viewed here: http://www.slideshare.net/lmbg/globalisation-and-digital-cities

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Evento na Junta de Freguesia de Ramalde, Porto 


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

setembro 08, 2010

Quatic 2010 no Porto 

7ª Conferência Internacional para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações (QUATIC’2010)
29 de Setembro a 2 de Outubro, 2010
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal

A Conferência Internacional para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações (QUATIC) é um fórum privilegiado para a disseminação de métodos, técnicas e ferramentas de apoio à qualidade nas abordagens usadas no desenvolvimento e gestão de tecnologias de informação e comunicações (TIC). Profissionais das TIC, investigadores e educadores têm nesta conferência uma oportunidade de trocar experiências sobre a adopção de uma cultura de qualidade na melhoria do processo e produto das TICs com colegas de cerca de 40 países.
O QUATIC’2010 conta com um programa apelativo para as comunidades científica e empresarial. A conferência conta com palestras de vários oradores convidados de mérito reconhecido mundialmente. As sessões académicas abarcarão temas como a avaliação e melhoria do processo, metodologias ágeis, normalização e certificação, gestão de serviços, desenvolvimento para a web, engenharia de requisitos, engenharia guiada pelos modelos, verificação e validação, evolução de sistemas e ensino, sempre com a perspectiva da qualidade e seu impacto nas TIC. Em paralelo com o programa académico, as sessões empresariais contarão com tutoriais, debates, e sessões animadas por peritos em Qualidade nas TIC. Esta mescla das comunidades empresarial e académica apresenta excelentes oportunidades para o estabelecimento de contactos com vista a potenciais colaborações futuras.
Com uma localização privilegiada junto ao rio Douro, a cidade do Porto é uma das mais antigas da Europa, sendo o seu centro histórico considerado Património da Humanidade pela UNESCO, desde 1996. A cidade dá também o nome ao famoso Vinho do Porto, produzido na Região Demarcada do Alto Douro – detentora da mais antiga certificação de região demarcada para a produção de vinho, desde 1756, e também considerada de Património da Humanidade pela UNESCO em 2001. Não deixe de consultar o programa social que o leva a experiências inesquecíveis na região do Douro, proporcionando degustações de Porto numa Quinta no Douro, vivenciar o ambiente deslumbrante do rio Douro num barco rabelo e saborear a gastronomia nortenha numas caves.

Inscrições:
Para participar no QUATIC’2010, por favor registe-se online em: http://www.fe.up.pt/quatic2010/ .

Resumo do Programa

Palestras de oradores convidados

O QUATIC’2010 terá uma série de palestras proferidas por oradores cujo mérito é reconhecido mundialmente, nomeadamente: Stephen B. Seidman (College of Science, Texas State University), Antonia Bertolino (CNR/ISTI), Karol Frühauf (INFOGEM), Ana Moreira (FCT/UNL), Coral Calero (Universidad de Castilla-la-Mancha), Neil McBride (De Montfort Univ), Parastoo Mohagheghi (SINTEF), Michel Wermelinger (The Open University), Panagiotis Sfetsos (Alexander Technological Educational Inst., Thessalonki), Knut Blind (TU Berlin / Erasmus University), nas sessões plenárias, e Michel Chaudron (TU Eindhoven), e Stefania Gnesi (CNR/ISTI), em sessões temáticas.

Apresentação de comunicações seleccionadas pelos pares

O programa científico do QUATIC inclui sessões temáticas, a par de sessões plenárias, que abrangem tópicos relacionados com a qualidade nas TIC, tais como a verificação e validação, a gestão de serviços, avaliação e melhoria do processo, evolução, normalização e certificação, outsourcing e insourcing, engenharia de requisitos, engenharia baseada em modelos, desenvolvimento para a web e ensino da qualidade no contexto das TIC.
No primeiro dia terão lugar as sessões temáticas em cada um dos tópicos acima citados. Algumas destas sessões contarão com palestras, tais como a de Michel Chaudron, na sessão dedicada a engenharia baseada em modelos, ou a de Stefania Gnesi, na sessão dedicada a verificação e validação. Estas sessões temáticas serão abertas a todos os participantes do QUATIC e visam proporcionar um fórum de discussão especializado e focado em cada um dos tópicos acima referidos.
Nos segundo e terceiro dias do QUATIC teremos sessões científicas plenárias, abrangendo os vários tópicos da conferência, que proporcionarão uma oportunidade para a fertilização cruzada de ideias entre os participantes nas várias sessões especializadas. Estas sessões plenárias contarão com apresentações seleccionadas entre os trabalhos submetidos às sessões temáticas, além das já referidas palestras das sessões plenárias.

Industrial Track

O programa enquadrado no Industrial Track foi concebido de forma a responder às necessidades actualmente sentidas pelos profissionais da administração pública e do sector empresarial.
No primeiro dia oferece-se a possibilidade de participar num Tutorial sobre o referencial CMMI, assegurado por um especialista do SEI/CMU, Patrick Kirwan.
No segundo dia, a manhã é dedicada à apresentação de iniciativas que têm vindo a dar óptimos resultados na melhoria da qualidade do desenvolvimento de software no Brasil, Espanha e México, bem como de iniciativas em curso em Portugal no âmbito do pólo de competitividade e tecnologia TICE.PT. A tarde oferece uma leitura sobre o estado da arte em matéria de gestão de projectos de Sistemas e Tecnologias de Informação em Portugal e a oportunidade de discutir métodos que melhorem a qualidade dos sistemas, nomeadamente através do alinhamento e da definição de requisitos de informação, com peritos portugueses, alemães e espanhóis.
No terceiro dia, o programa inicia-se com contributos especializados de empresas portuguesas e brasileiras sobre processos ágeis de desenvolvimento e aplicação do CMMI. A problemática da inspecção e testes assume então um papel central, para o que contamos com a Associação Portuguesa de Testes de SW e de especialistas portugueses, finlandeses e brasileiros.
A concluir os trabalhos será importante destacar o painel “Application Lifecycle Management”, envolvendo representantes de empresas como a Microsoft e a IBM.

10 Razões Principais para Participar
·         Um programa científico de elevada qualidade com mais de 70 artigos revistos por pares de perto de 20 países, cobrindo uma vasta gama de tópicos actuais relacionados com a Qualidade nas TIC, com interesse para investigadores, profissionais e educadores. Todos os artigos são apresentados em sessões temáticas que se realizam em paralelo no 1º dia e uma selecção de 16 melhores artigos é apresentada nas sessões científicas plenárias no 2º e 3º dia.
·         10 oradores convidados, especialistas internacionais de renome nos tópicos da conferência, que irão apresentar o seu trabalho e visão nas sessões plenárias. Algumas sessões temáticas no 1º dia contam também com oradores convidados.
·         Um tutorial sobre CMMI por um especialista do SEI/CMU no 1º dia, cobrindo todo o pacote CMMI (principalmente Desenvolvimento, mas também Serviços e Aquisições) e as novidades da versão 1.3.
·         Sessões industriais no 2 e 3ª dia, em paralelo com as sessões científicas, mais dirigidas aos profissionais, com painéis e sessões especializadas, incluindo apresentações de iniciativas nacionais de melhoria de processos de software (no Brasil, México, Espanha e Portugal) e metodologias e ferramentas de gestão do ciclo de vida das aplicações (da Microsoft e IBM).
·         Interacção directa com especialistas - investigadores, profissionais e educadores – de mais de 20 países.
·         Excelentes oportunidades de networking ao longo das várias sessões técnicas, intervalos, almoços e eventos sociais.
·         Sessões de posters que permitem discussões cara a cara com especialistas.
·         O evento mais significativo que se realiza em Portugal dedicado à Qualidade nas TIC.
·         Uma bonita cidade, uma universidade de acolhimento  dinâmica e um excitante programa social, visitando o centro historio do Porto (UNESCO World Heritage), a Casa da Música e a Região de Vinhos do Alto Douro (UNESCO World Heritage).
·         Preços de inscrição vantajoso com descontos para diversas situações (membros de diversas associações, estudantes, descontos de quantidade, etc.).

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.