<$BlogRSDUrl$>

novembro 04, 2011

Prémios da APDSI 

Prémios “Personalidade da Sociedade da Informação” e
Homenagem a “Uma Vida”

António Barreto galardoado com
Prémio da Sociedade de Informação
e Diogo Vasconcelos homenageado a título póstumo


Lisboa, 3 de Novembro de 2011 – A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação – tem o prazer de anunciar os galardoados com os Prémios “Personalidade da Sociedade de Informação” e Homenagem a “Uma Vida” em 2011.

António Barreto, Sociólogo e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade da Informação” do Ano 2011 pelo contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, nomeadamente pelo seu empenho na criação e desenvolvimento da “PORDATA – Base da Dados Portugal Contemporâneo”.
António Barreto licenciou-se em Sociologia, na Universidade de Genebra, em 1968. Foi assistente daquela Universidade, até 1970, onde voltaria para se doutorar, em 1985. Foi investigador do Instituto de Pesquisas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, de 1969 a 1974, do Gabinete de Estudos Rurais da Universidade Católica Portuguesa, entre 1974 e 1982, e do Instituto de Ciências Sociais (http://www.ics.ul.pt) da Universidade de Lisboa, de 1982 a 2008, jubilando-se em 2009. Foi professor de Sociologia nas Faculdades de Ciências Sociais e Humanas (http://www.fcsh.unl.pt) e de Direito (http://www.fd.unl.pt) da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito parte da Comissão Instaladora desta última. Foi também membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística. Em 2009 assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde criou o portal de informação estatística Pordata (http://www.pordata.pt) .

Diogo Vasconcelos, homenageado a título póstumo, Foi fundador e presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, de Nov. 2002 a Julho de 2005. Nessa qualidade, foi responsável pela elaboração do Plano de Acção para Sociedade da Informação, do Plano de Acção do Governo Electrónico, da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, entre outras. Em articulação com a Agência de Inovação, da qual foi administrador, lançou as iniciativas Oficinas de Transferência de Inovação e Conhecimento, Centros de Excelência e o Programa NEOTEC. Integrou a representação de Portugal nos Conselhos de Ministros da União Europeia, no eEurope Advisory Group, no OECD eGovernment Group e na Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação (Primeira Fase, Genebra). Em 2007 torna-se primeiro português a ocupar um cargo de director internacional na Cisco. Foi Presidente da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações no biénio 2008-2010.

A selecção foi efectuada por um Júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:

-        Prof. J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu
-        Eng.º Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
-        Eng.º. Vitor Rodrigues, Director-Geral da Oracle Portugal:
-        Eng.º José Carlos Gonçalves, Presidente da Logica;
-        Dr. Elísio Borges Maia, Presidente da AMA;
-        Prof. Luis Magalhães, Presidente da UMIC;
-        Dr. Pedro Norton, Presidente da APDC;
-        Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
-        Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
-        Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
-        Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
-        Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007;
-        Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
-        Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
-        Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010.

Com estas distinções, que contam com o patrocínio da Oracle e da Logica e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a acção daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Estes prémios deverão ser entregues durante o mês de Novembro, em data e local a designar, contando novamente com o patrocínio da Oracle e da Logica e o apoio do Jornal Expresso.


Sobre a APDSI

Criada em 2001, a APDSI tem por objectivo a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e Conhecimento em Portugal, reunindo com este interesse comum indivíduos e empresas. Na linha destes propósitos a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação tem vindo a desenvolver diversas actividades, onde se destacam uma série de estudos realizados por grupos de trabalho multidisciplinares sobre os vários temas da actualidade na Sociedade da Informação, nomeadamente Administração Pública, Aprendizagem, Justiça, Saúde, Educação, Comércio e Negócio Electrónicos. Em todos estes trabalhos a APDSI procura identificar as tendências de evolução e também as interacções entre as tecnologias e outras dimensões sociais e económicas, contribuindo com uma visão mais aberta para a discussão e eficaz implementação destes conceitos na Sociedade Portuguesa. A APDSI tem o estatuto de Instituição de Utilidade Pública e foi reconhecida em Outubro de 2009 como ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.