<$BlogRSDUrl$>

maio 31, 2011

Docentes da UFP vencem competição de robótica na Universidade de Aveiro 

A equipa CiberUfp, composta por dois docentes de Informática da Universidade Fernando Pessoa (José Manuel Torres e Christophe Soares), venceu a edição 2011 da competição de robótica simulada Ciber-Rato realizada no dia 25 de Maio na Universidade de Aveiro.

A modalidade Ciber-Rato, desenvolvida em ambiente simulado entre agentes robóticos virtuais, decorre em paralelo com a modalidade Micro-Rato, destinada a pequenos robôs móveis e autónomos, sendo ambas organizadas pela Universidade de Aveiro.

O desafio lançado pela competição Ciber-Rato 2011 consistiu em conseguir coordenar uma equipa de robôs móveis numa missão de busca e salvamento. Na edição de 2011 do concurso Ciber-Rato o desafio consistiu na construção e coordenação de uma equipa de 5 robôs para executar esta missão. Cada equipa era composta por 5 agentes robóticos que tinham de localizar uma área-alvo, reunir-se nessa zona e regressar a uma outra área centrada na posição inicial do robô chefe. Os agentes podiam comunicar entre si e utilizar um GPS e outros sensores típicos de robôs móveis, tais como sensores de obstáculos, colisão e bússola.

A cada equipa participante cabia a tarefa de desenvolver o software que comandasse cada um dos 5 robôs virtuais da ninhada. A competição Ciber-Rato é destinada a alunos/docentes de instituições de ensino superior e escolas secundárias com interesses na área da Informática e realiza-se anualmente desde 2001.

Etiquetas:


Comments:
Parabéns!
 
Enviar um comentário

Powered by Blogger.