<$BlogRSDUrl$>

novembro 17, 2010

Liberopinion e trabalho de aluno de doutoramento da UFP nomeado para os prémios do European eDemocracy Award 2010 

No âmbito do World E-Gov Forum (http://wegf.org) é realizado um evento anual para a atribuição de prémios para as iniciativas de governo electrónico que mais se destacam à escala mundial e europeia: os European eDemocracy Award 2010.

A edição de 2010 dos European eDemocracy Award 2010 realizou-se no passado mês de Outubro, em Paris, com o trabalho do Artur Afonso Sousa, aluno de Doutoramento em Ciências da Informação, ramo Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade Fernando a ser nomeado finalista (um dos quatro considerados) para o prémio Europeu.



O projecto Liberopinion é uma plataforma inovadora na área das redes sociais e baseada nos princípios da democracia participativa, que, pela sua estrutura e funcionalidades, se distancia dos actuais sites de âmbito político, quer no campo informativo, quer participativo. O projecto Liberopinion possui dois serviços, um dedicado ao processo eleitoral e outro ao acompanhamento da actividade governativa.

O primeiro sítio Web dedica-se à interacção entre os candidatos a uma eleição e os eleitores. Os cidadãos eleitores, em benefício do seu esclarecimento, dispõem de um local onde se podem colocar questões e sugestões, estruturadas por temas predeterminados, directamente a todos os candidatos, comparar e debater as respectivas respostas. Adicionalmente, proporciona aos candidatos um espaço de apresentação do seu programa eleitoral, de fácil acesso e que torna possível a comparação pelos cidadãos eleitores, permitindo ainda um debate alargado em torno das principais ideias.

Esta aplicação online já se encontra desenvolvida e pode ser consultada em: http://www.liberopinion.pt/ (versão em Inglês: http://www.liberopinion.net). Foi usada nas últimas eleições legislativas para realizar uma blogconf em que participaram os candidatos a deputados, pelo círculo de Viseu, Dr. José Junqueiro e Dr.ª Elza Pais. Nas eleições autárquicas de 2009 a plataforma Liberopinion também foi utilizada pelos candidatos à Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas e Dr. Miguel Ginestal para responderem a perguntas colocadas por diversos munícipes (ver http://www.liberopinion.pt/?q=C/-/23#MAIN/LIST/0).

Mais recentemente foi colocada online uma nova versão, com uma interface substancialmente melhorada, destinada às próximas eleições presidenciais de 2011, para as quais existe já abertura à participação por parte de várias candidaturas.

Além das eleições presidenciais, a plataforma eleitoral vai também ser usada também para as eleições a Bastonário da Ordem dos Médicos 2010. Os Candidatos Dr.ª Isabel Caixeiro, Professor José Manuel Silva e Doutor Jaime Teixeira Mendes já foram convidados a associar-se a esta iniciativa inovadora e mostraram-se abertos a participar activamente, bem como a divulgá-la nos sítios Web das respectivas candidaturas.

O Projecto Liberopinion foi já apresentado e objecto de publicação em quatro conferências internacionais, onde são apresentados os seus conceitos e experiência acumulada:

O segundo sítio Web do projecto – designado por Governómetro, encontra-se em fase avançada de desenvolvimento. Tem por objectivo acompanhar e debater de uma forma objectiva e neutra, a actividade governativa e parlamentar. Para tal, o sítio Web está organizado em três diferentes áreas: evolução de indicadores de conjuntura, medidas de governação e objectivos estabelecidos pelo Governo. Cada uma destas áreas está desenhada para fomentar o debate, de modo a possibilitar um melhor esclarecimento sobre a actividade governativa.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.