<$BlogRSDUrl$>

novembro 29, 2010

Workshop participação no Portugal 2.0 

Conclusões do Workshop divulgadas

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

novembro 22, 2010

Conferência na UFP_Sistemas Bibliotecários 

Sexta-feira, dia 26 de Novembro, pelas 17:30 horas, no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, o Professor Doutor Manuel Salamanca López, da Universidad Complutense / Madrid vai proferir uma conferência subordinada ao tema - España y Portugal: afinidades e divergencias de sus sistemas bibliotecarios.

Relevante para quem se interesse pelo tema das Bibliotecas e, em especial, de Sistemas Bibliotecários

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Estória com sentido: cão velho 

CÃO VELHO (recebida por email e sem autoria conhecida, obrigado Paulo R.)

Uma velha senhora foi para um safari em África e levou o seu velho rafeiro com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.

Vagueando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebeu que um jovem leopardo o vira e caminhava em sua direcção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.

O velho cão pensou depressa (pois os velhos pensam depressa):
- Oh, oh! Estou mesmo enrascado!

Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão muito próximo de si. Em vez de se apavorar mais ainda, o velho cão, ajeitou-se junto do osso mais próximo e começou a roê-lo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto ...

Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto a fim de o abocanhar, o velho cão exclamou bem alto:
- Este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspendeu o seu ataque já quase começado, esgueirou-se na direcção das árvores e pensou:
- Caramba! Essa foi por pouco! O velho rafeiro quase me apanhava!...

Um macaco, numa árvore ali perto, viu a cena toda e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de protecção para si, informaria o predador que o cão não havia comido leopardo algum...

E assim foi, rápido, em direcção ao leopardo. Mas o velho cão viu-o a correr na direcção do predador em grande velocidade e pensou:
- Aí há marosca...

O macaco logo alcançou o felino, cochichou-lhe o acontecido e fez um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo ficou furioso por ter sido enganado e disse:
- Ó macaco, sobe para as minhas costas para veres o que vai acontecer àquele cão abusador...

Agora, o velho cão via um leopardo furioso, vindo em sua direcção, com um macaco nas costas e pensou rápido novamente:
- E agora, o que é que eu faço?

Mas em vez de correr (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe...) sentou-se, mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão disse:
- Mas onde é que anda o sacana daquele macaco? Estou a morrer de fome!... Disse que me traria outro leopardo e até agora nada!...

Moral da história:
Não te metas com Cão Velho... Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

novembro 18, 2010

A rede como plataforma para transformar o mundo 

Muito interessante, Wim Elfrink no Web 2.0 Summit 2010 com uma apresentação sobre as mudanças que afectam o mundo e que devem ser objecto de reflexão:

Ver em http://www.youtube.com/watch?v=tSuqvFMYMUk&feature=related

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Uma frase que é vista em muitos locais, mas sem autor conhecido... 

"great people talk about ideas, average people talk about things and small people talk about other people"

grandes pessoas falam sobre ideias, pessoas médias falam sobre coisas e pessoas pequenas sobre outras pessoas

...interessante...

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

novembro 17, 2010

Liberopinion e trabalho de aluno de doutoramento da UFP nomeado para os prémios do European eDemocracy Award 2010 

No âmbito do World E-Gov Forum (http://wegf.org) é realizado um evento anual para a atribuição de prémios para as iniciativas de governo electrónico que mais se destacam à escala mundial e europeia: os European eDemocracy Award 2010.

A edição de 2010 dos European eDemocracy Award 2010 realizou-se no passado mês de Outubro, em Paris, com o trabalho do Artur Afonso Sousa, aluno de Doutoramento em Ciências da Informação, ramo Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade Fernando a ser nomeado finalista (um dos quatro considerados) para o prémio Europeu.



O projecto Liberopinion é uma plataforma inovadora na área das redes sociais e baseada nos princípios da democracia participativa, que, pela sua estrutura e funcionalidades, se distancia dos actuais sites de âmbito político, quer no campo informativo, quer participativo. O projecto Liberopinion possui dois serviços, um dedicado ao processo eleitoral e outro ao acompanhamento da actividade governativa.

O primeiro sítio Web dedica-se à interacção entre os candidatos a uma eleição e os eleitores. Os cidadãos eleitores, em benefício do seu esclarecimento, dispõem de um local onde se podem colocar questões e sugestões, estruturadas por temas predeterminados, directamente a todos os candidatos, comparar e debater as respectivas respostas. Adicionalmente, proporciona aos candidatos um espaço de apresentação do seu programa eleitoral, de fácil acesso e que torna possível a comparação pelos cidadãos eleitores, permitindo ainda um debate alargado em torno das principais ideias.

Esta aplicação online já se encontra desenvolvida e pode ser consultada em: http://www.liberopinion.pt/ (versão em Inglês: http://www.liberopinion.net). Foi usada nas últimas eleições legislativas para realizar uma blogconf em que participaram os candidatos a deputados, pelo círculo de Viseu, Dr. José Junqueiro e Dr.ª Elza Pais. Nas eleições autárquicas de 2009 a plataforma Liberopinion também foi utilizada pelos candidatos à Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas e Dr. Miguel Ginestal para responderem a perguntas colocadas por diversos munícipes (ver http://www.liberopinion.pt/?q=C/-/23#MAIN/LIST/0).

Mais recentemente foi colocada online uma nova versão, com uma interface substancialmente melhorada, destinada às próximas eleições presidenciais de 2011, para as quais existe já abertura à participação por parte de várias candidaturas.

Além das eleições presidenciais, a plataforma eleitoral vai também ser usada também para as eleições a Bastonário da Ordem dos Médicos 2010. Os Candidatos Dr.ª Isabel Caixeiro, Professor José Manuel Silva e Doutor Jaime Teixeira Mendes já foram convidados a associar-se a esta iniciativa inovadora e mostraram-se abertos a participar activamente, bem como a divulgá-la nos sítios Web das respectivas candidaturas.

O Projecto Liberopinion foi já apresentado e objecto de publicação em quatro conferências internacionais, onde são apresentados os seus conceitos e experiência acumulada:

O segundo sítio Web do projecto – designado por Governómetro, encontra-se em fase avançada de desenvolvimento. Tem por objectivo acompanhar e debater de uma forma objectiva e neutra, a actividade governativa e parlamentar. Para tal, o sítio Web está organizado em três diferentes áreas: evolução de indicadores de conjuntura, medidas de governação e objectivos estabelecidos pelo Governo. Cada uma destas áreas está desenhada para fomentar o debate, de modo a possibilitar um melhor esclarecimento sobre a actividade governativa.

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

novembro 14, 2010

Portugal 2.0 Camp Lisboa 2010 


Registe-se em http://portugal2.org/Default.aspx?Tag=REGISTER

Texto do convite aberta à participação de todos:

Sabemos que quer fazer de Portugal um país mais empreendedor e próspero.
Porque cada cidadão está capacitado a desempenhar um papel activo na mudança, desafiamo-lo a colaborar e a participar no primeiro Gov Camp nacional.

O Portugal 2.0 Camp Lisboa 2010 é uma iniciativa inédita para o debate da melhoria do relacionamento entre Cidadãos, Organizações e o Estado através da adopção de tecnologias e ferramentas Web 2.0.

Esta iniciativa apresenta-se como uma plataforma de debate, partilha e colaboração entre cidadãos, organizações não-governamentais, estudantes, associações, universidades, pensadores, influenciadores e administração pública local e central, reflectindo-se sobre os pilares da Transparência, Participação e Colaboração.

Conheça a iniciativa e confirme a sua presença em http://www.portugal2.org/ ou através do email info@portugal2.org.

Partilhe a sua opinião e comentário online e venha participar no debate dia 23 de Novembro no Museu do Oriente em Lisboa.

Esta é uma causa que interessa ao país. Aceite o desafio!

Etiquetas: , , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

novembro 08, 2010

Apresentação no colóquio De Re Publica 

Um elogio ao potencial da participação pública directa, para a mobilização e envolvimento de todos na construção do bem comum

Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

novembro 01, 2010

Colóquio DE RE PUBLICA - UFP 

COLÓQUIO DE RE PUBLICA

3 de Novembro de 2010
Local: UFP – Salão Nobre

De re publica, o colóquio, lança-se ao âmago do debate sobre a coisa pública, a causa comum que recortou sociedades e estados da tradição ocidental.

Num ano em que Portugal assinala os cem anos da República, regime, pretende este debate, académico, transcender o nível imediato da abordagem do facto histórico que o 5 de Outubro de 1910 assinala, alçando-se sobre a discussão mais profunda das raízes societárias – mas também das perspectivas de futuro – da comunidade política portuguesa e das comunidades políticas em geral.

Para isso, convocam-se debates em torno da história e do património republicano e político português; da literatura e outras artes, nas suas múltiplas implicações com a cidade; da política, no seu sentido matricial de congregação dos cidadãos.

Em contexto académico, a evocação comemorativa pretende falar abertamente dos mitos da República, do fim da Monarquia, do anti-clericalismo, procurando perceber a inscrição das fracturas revolucionárias nos tecidos sócio-político e sócio-cultural português. Terá a revolução superado a tradição? Terão as malhas longas que os ventos de 1820 sopraram sobre a terra portuguesa apenas encontrado consumação em 1910? Terá Portugal perdido a oportunidade de uma transição mais ajustada a si próprio ao rejeitar a Monarquia? Traria a República auspícios de Modernidade? O que pesa, no nosso imaginário político, hoje, todo este património? Que inscrição tem a nossa república no contexto do republicanismo contemporâneo?

Nova et nove a Universidade Fernando Pessoa faz sua a tradição de bem acolher a diversidade de ideias e os debates plurais, propondo assim, na efeméride, o encontro dos diferentes e o debate sobre o Portugal de hoje, revisto no seu passado e projectado no seu futuro.

Áreas temáticas:
História e património republicano em Portugal
Literatura e outras artes: a res pública
Política: república, repúblicas, republicanismo

Sessão de Abertura (09:00 - 09:30)

Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Professor Doutor Salvato Trigo
Directora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Professora Doutora Inês Gomes
Comissão Organizadora, Professora Doutora Isabel Ponce de Leão

1ª Mesa de Comunicações (09:30 - 11:15)
Moderadora: Professora Doutora Cláudia Ramos
Professor Doutor Joaquim Fernandes, Halley o Cometa da República
Professora Doutora Manuela Maia, O Direito e a Cidadania – o Direito como factor de revolução ou de tradição?
Professor Doutor Sérgio Lira, Legislação do património enquanto património legislativo
Dr. Manuel Maio, Monarquia vs República: uma só política colonial
Professora Doutora Judite de Freitas, Política, História e Revolução: a Historiografia da I República

Coffee break (11:15 – 11:30)

2ª Mesa de Comunicações (11:30 - 13:15)
Moderador: Professor Doutor Rui Miguel Ribeiro
Professor Doutor Mário Pinto, A função do periódico no ocaso da Monarquia e dealbar da República
Professor Doutor Álvaro Campelo, A República de Rebordões
Professor Doutor Ricardo Pinto, Novo Regime, velho jornalismo
Dr. Pedro Ramalho, Os ecos da questão religiosa na imprensa da I Repúlica
Jorge Brochado, I República: Do ideal revolucionário à concretização governativa
Professor Doutor Luís Borges Gouveia, O digital e as redes como mecanismos de inovação na participação pública

Almoço livre (13:15 – 14:15)

3ª Mesa de Comunicações (14:15 - 15:45)
Moderadora: Professora Doutora Isabel Ponce de Leão
Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Literatura de intuitos em tempos republicanos
Professora Doutora Isabel Ponce de Leão & N. Caiano, Uma lição de Portugaliadde (A Rainha D. Amélia entre a Monarquia e a República)
Professor Doutor Eduardo Paz Barroso, Amadeu e o início da República: contributo a uma discussão sobre a vanguarda
Professora Doutora Maria do Carmo Mendes, Luzes e Sombras: a I República na literatura portuguesa contemporânea
Professor Doutor Fernando Hilário, A República e os seus (des)encantos

4ª Mesa de Comunicações (15:45 - 17:15)
Moderador: Professor Doutor Rui Miguel Ribeiro
Professor Doutor Rui Miguel Ribeiro, Republicanismo nos EUA do século XVIII ao século XXI
Professor Doutor Paulo Vila Maior, A República inútil – ensaio sobre Portugal e a União Europeia
Professor Doutor João Casqueira Cardoso, A República e os direitos fundamentais da pessoa – o caso das minorias
Dr. João Luís Dias & Dr. João Frutuoso, A República é secular? As relações Estado-Igreja em Portugal após 1910
Professora Doutora Cláudia Ramos, Da República e do Republicanismo

Coffee break (17:15 – 17:30)

Mesa Redonda (17:30 - 19:30)
DE RE PUBLICA – visões cruzadas
Moderador: Professor Doutor Sérgio Lira
Dr. António Bernardo Aranha Lobo Xavier
Arqtº Gomes Fernandes
(convidado a confirmar)

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Doutoramento da Sofia Gaio 

29 de Outubro, concluiu o Doutoramento a Sofia Gaio, na Universidade de Aveiro, intitulado Stakeholders Based Branding, onde propõe um modelo da sua autoria para a formação de marcas territoriais baseadas na governação política de uma região.

O trabalho foi aprovado por unanimidade, tendo sido realizada uma excelente apresentação e defesa.

Os meus parabéns à Prof. Doutora Sofia Gaio!

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Liberopinion: a web platform for enhancing e-Democracy 

A apresentação no final do mês de Outubro, em Varsóvia, Polónia sobre o Liberopinion.
Desta vez a apresentação do serviço foi realizada no contexto da e-challenges - uma conferência anual que junta iniciativas e projectos europeus.

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Conferências do Castelo - IDN Norte 

Ciclo de “Conferências do Castelo” 2010-2011


O Instituto da Defesa Nacional vai retomar a realização, na cidade do Porto, do importante ciclo de conferências denominado por “Conferências do Castelo”.

As conferências visam informar e sensibilizar a sociedade civil, sobre questões centrais relativas à actualidade e seus desenvolvimentos ao nível nacional e internacional, com implicações no domínio da Segurança e Defesa, segundo o novo paradigma.

O ciclo de “Conferências do Castelo” relativas ao ano académico 2010/2011 está subordinado ao tema geral “Liberdade em Segurança: A Defesa Nacional e as Forças Armadas”; as conferências decorrerão com uma periodicidade mensal, com inicio em Novembro e terminus no mês de Maio de 2011.

A primeira conferência, como consta no convite, está subordinada ao tema “Prioridades da Defesa Nacional” a proferir pelo Senhor Professor Doutor Augusto Santos Silva, Ministro da Defesa Nacional.



Informa-se também que os temas escolhidos para as restantes conferências deste ciclo são os seguintes:

- “Opções Estratégicas de Portugal: O Sistema de Alianças e a Cooperação Internacional”.
- “Segurança Humana e Defesa Nacional”.
- “Contribuir para a Paz no Mundo: Portugal do Líbano ao Afeganistão”.
- “Economia de Defesa: Tecnologia com Inovação”.
- “Defesa Nacional e Protecção Civil”.
- “O Mar e o Interesse Nacional”.

Oportunamente serão divulgadas as datas das restantes conferências e os respectivos conferencistas.

Contactos:
E-mail: idn.secretaria@defesa.pt
Telef.: 22 615 34 40/ 22 615 34 43

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.