<$BlogRSDUrl$>

março 23, 2010

Um alerta para a zona das praias de Gaia e Espinho 

Aviso importante para quem gosta de andar nas praias, na zona de Gaia e Espinho

Depois de dois meses de tempestade um conhecido da minha mulher foi dar uma volta pela praia, e o que este viu, deixou-o bastante preocupado: no mar, na linha de rebentação, imensas minúsculas patas de caranguejo, o mar a comer a praia e acima de tudo, duas Caravelas Portuguesas mortas, mas ainda frescas.

Sabem o que são as Caravelas Portuguesas?
Bem. É apenas uma modesta medusa azul, mas extremamente tóxica.
Se virem alguma não lhe toquem. Mesmo morta, o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas - tatuagens indesejáveis. A dor é muito grande e indescritível, e se for uma criança, mexer nelas pode ser fatal e provocar a morte por envenenamento.

Estas criaturas vivem a milhares de quilómetros da nossa costa, sendo muito estranho o seu aparecimento aqui. São medusas de água quente, de zonas tropicais, como Austrália e a Califórnia. Quando surgem nas praias estas são fechadas ao público e consideradas mais perigosas que tubarões a deambular na área!

O tempo está a melhorar e os passeios à beira-mar são mais comuns, pelo que é necessário cuidado e não tocar nas Caravelas Portuguesas, cujo aspecto é o seguinte:


Comments:
bom dia.
eu já fui "mordido" no brasil numa mão e digo-vos que não é para brincadeiras... eu apenas toquei nos tentaculos com a mão (ao nadar) e as consequencias foram:
mao inchada e dores (fortes como uma queimadura quimica - que é o que é de facto) durante 24h...
quanto às marcas definitivas, não confirmo, pois no meu caso, não fiquei como qq sequela dessa natureza, apenas a lembrança para contar...:)
 
Enviar um comentário

Powered by Blogger.