<$BlogRSDUrl$>

março 22, 2010

Hospital-escola da Universidade Fernando Pessoa 

A Universidade Fernando Pessoa é uma instituição privada de ensino superior.
Está organizada em três Faculdades: Faculdade de Ciências da Saúde; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; e Faculdade de Ciência e Tecnologia; uma Escola de Estudos Pós-graduados; e um Pólo em Ponte de Lima.
Tem igualmente uma série de unidades orgânicas em complemento à sua actividade no contexto de uma Universidade com valências técnicas e de conhecimento e que as complementa com uma vocação de serviço à comunidade.

No contexto da sua história e de perseguir desde 2000 a ambição de possuir na sua oferta de cursos de ensino superior, o curso de Medicina, promove a realização de um projecto em preparação há já algum tempo: o Hospital-escola da Universidade Fernando Pessoa. Este também será o espaço de mais serviço à comunidade e o local de estágio de vários dos cursos já estabelecidos pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade.

Deste modo o projecto para agora a realidade e está a ser construído em Gondomar, no terreno da antiga fábrica da Interforma, em São Cosme. Trata-se de um Hospital com 180 camas; 1 Unidade de Saúde Familiar; 1 unidade de cuidados continuados; blocos operatórios e casas de parto.

O investimento a realizar terá um custo de 25 milhões de euros nesta primeira fase, que contempla a construção de 35 mil metros de área coberta (um pouco mais do que a actual área coberta actual das instalações pedagógicas da Universidade). A construção tem como objectivo ambicioso, a data de Outubro de 2011 para ser concluída.

O edifício de seis pisos à superfície e dois subterrâneos e engloba laboratórios de análises clínicas, gabinetes de consulta de diversas especialidades, quartos de internamento (duplos e singulares), espaço de Medicina Física e de Reabilitação, blocos operatórios, unidade de cuidados intensivos e três casas de parto,

O hospital vai possuir uma unidade de cuidados continuados (para doentes idosos) estando prevista a integração de 35 camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados. Adicionalmente, está prevista uma Unidade Geriátrica, uma zona residencial para idosos com assistência médica e 35 quartos privados.

Existe um esforço por garantir uma diferenciação pela humanidade de cuidados de saúde e por realizar boas práticas em contexto de cuidados hospitalares. Um exemplo são as casas de parto: pequenos apartamentos onde a família pode habitar tempos antes do nascimento do bebé, com a segurança de ter o hospital e todas as suas infra-estruturas muito próximas, quer em tempo, quer fisicamente.

Existe também uma Unidade de Saúde Familiar no hospital-escola e os cuidados primários, a aposta na prevenção e na promoção da saúde, estão pensados de raiz na própria natureza e organização do edifício. No piso da USF ficará um Serviço de Atendimento Permanente (SAP), um hospital de dia médico e um centro geriátrico. Biblioteca, farmácia, banco. florista, restaurante são alguns serviços paralelos que permanecerão abertos ao público em geral, constituindo uma praça de serviços que permite a ocupação do espaço de forma mais agradável por quem acompanha e aguarda os pacientes.

Este texto teve por base o texto do JN: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Gondomar&Option=Interior&content_id=1523440, de 21 de Março.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.