<$BlogRSDUrl$>

junho 10, 2009

Gestão do Conhecimento e colaboração 

Um estudo recente da Datamonitor relacionado com o impacto da Web Social e a Gestão do Conhecimento, apresenta algumas conclusões com interesse:

1. A colaboração e a Gestão do Conhecimento vão adoptar os conceitos e funcionalidades da computação social (a socialização irá tornar as TICs nas empresas mais um serviço de consumo)

2. A colaboração e a Gestão do Conhecimento vão correr em qualquer plataforma, em qualquer dispositivo, sobre um qualquer modelo de licença (estas facilidades vão invadir dispositivos móveis, tornando o modelo de software como serviço, o modelo mais comum de licenciamento)

3. A recessão e a actual crise irá testar a aproximação da computação social para suporte da colaboração e Gestão do Conhecimento (adopção lenta de muitas aplicações e resistência de algumas já existentes, sendo que os benefícios do social tendem a ser reavaliados, bem como exigência de uma maior esforço de evangelização para a adopção de novas práticas)

4. Durante 2009 seguir os requisitos de negócio é imperativo para a colaboração e Gestão do Conhecimento (em especial, suporte à colaboração para substituição de viagens físicas e iniciar a sua integração com actividades núcleo das organizações)

5. Durante 2009 também se assistirá a um ambiente extremamente competitivo na área da colaboração e da Gestão do Conhecimento (irão emergir produtos mais coerentes associados com os e-portfolios e o sucesso comercial de cada produto dependerá muito da capacidade de estes integrarem as actividades núcleo donegócio)

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.