<$BlogRSDUrl$>

setembro 17, 2008

Projecto na UFP 


Um dos projectos emblemáticos da UFP é o seu Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública - PASOP.


Descrição do Projecto

O PASOP foi apresentado na Unidade de Ponte de Lima da UFP em 8 de Janeiro de 2003, como meio de extensão comunitária da UFP na área da educação para a saúde, incentivando a criação de hábitos de vida saudável e a preocupação com a prevenção dos riscos que possam conduzir à doença.

A prevenção desses riscos pressupõe o diagnóstico do estado geral da saúde, sendo ofericido a públicos que, por limitações sociais, culturais e económicas, não têm habitualmente acesso a cuidados de saúde. Públicos, em especial, como os geograficamente interiorizados ou vivendo nas margens socialmente debilitadas dos meios urbanos, em autarquias com culturas e hábitos de vida ainda bastante ruralizados e com marcas expressivas de envelhecimento, e em agrupamentos escolares com problemas de dificuldades de aprendizagem e de insucesso.

Do lado da UFP, além desta vertente comunitária e social do projecto, ele também foi pensado para cumprir uma importante função pedagógica, a um tempo cívica e de desenvolvimento de competências técnicas dos seus alunos, em situação real. Esta dimensão pedagógica valoriza a formação e a aprendizagem profissional dos alunos de saúde que se preparam para o desempenho futuro de funções técnicas de crucial importância social.

Valências do Projecto

As duas unidades móveis, devidamente equipadas com consultórios e respectivos meios de diagnóstico, que servem o projecto, realizam rastreios de medicina dentária, identificando necessidades de tratamentos que podem ser realizados nas duas clínicas dentárias da UFP do Porto; fazem análises de medição de glicemia, colesterol e PSA; controlam a tensão arterial e os índices de osteoporose; avaliam a aquisição de disfagias; identificam problemas motores e psicomotores.

Nestas acções participamos alunos de medicina dentária, de análises clínicas e saúde pública, de enfermagem, de terapêutica da fala, de fisioterapia e de reabilitação psicomotora, enquadrados por docentes e/ou supervisores de estágios clínicos.

O PASOP em Números

Desde o lançamento e ao final de 2007, foram realizados 43.717 rastreios integrados na programação pedagógica do PASOP, mais 6.995 relativos à prática da unidade curricular “Medicina Dentária Preventiva e Comunitária”.

Adicionalmente, o projecto apoiou, por diversas vezes, a Volta a Portugal em Bicicleta; os peregrinos do 13 de Maio a Fátima; a primeira Feira Allfootball, em Lisboa; algumas Meias Maratonas de Lisboa; alguns rastreios em cidades do Euro 2004; a iniciativa “24 Horas a Nadar” e alguns eventos organizados pelo Laboratório Ratiopharm.

Nestes 5 anos de PASOP, participaram nas suas acções 1.629 alunos de vários cursos de saúde da UFP, atrás mencionados. Esses alunos foram coordenados e supervisionados por 8 docentes, 5 médicos dentistas, 5 enfermeiros, 3 terapeutas da fala, 2 fisioterapeutas e 1 psicomotricista.

Apoios e Investimento

O projecto é gratuito para os seus beneficiários, pelo que conta com financiamento de suporte da Fundação Fernando Pessoa, entidade instituidora da UFP, e apoios de entidades como o Fundo J. B. Fernandes (Secção Filantrópica da Fundação Rockfeller, dos Estados Unidos), o Laboratório Ratiopharm e os Laboratórios Colgate-Palmolive. O orçamento anual é de 100 mil euros.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.