<$BlogRSDUrl$>

setembro 10, 2008

O novo browser da Google 

Saiu na semana passada o novo browser da Google: o Chrome.

Como se pode ver nesta imagem, possui um aspecto gráfico simples e discreto, orientando as suas qualidades para o seu funcionamento. Parece ser simples, rápido, fiável e fácil de utilizar. Existe uma versão localizada para Português, que é a que está visualizada.


Como seria de esperar, foram realizados imensos downloads, o que à primeira vista parece configurar um êxito (também o fiz no primeiro dia, mas continuo ainda fiel ao meu browser... o Firefox!)

Trata-se de um passo mais na estratégia de envolvimento que a Google está aposta para suceder à Microsoft enquanto empresa mais influente do digital, nestes próximos anos.

Existem diversas posições, algumas críticas, como a de Larry Dignan.

O aspecto do Chrome é também novo: mais simples e de interface mais limpo, afasta-se dos tradicionais menus e imagens do cabeçalho típico dos browsers - o que é bom! - ver o aspecto do interface em http://content.zdnet.com/2346-12554_22-219173-1.html?tag=nl.e589

À primeira vista parece bastante orientado precisamente para atacar a popularidade/funcionalidade do Firefox. Ver sobre este tema o artigo do Paula Rooney e do Ryan Stewart. Este último alertando para as funcionalidades do Chrome que o torna inclusive um substituto do próprio sistema operativo.

Ed Burnett defende um outro ponto de vista: a de que estamos perante uma alteração de paradigma no uso de browsers; ver http://blogs.zdnet.com/Burnette/?p=646&tag=nl.e589

O que é certo é que é de facto bastante rápido e funciona bem com as páginas que tenho por hábito utilizar. Em especial, torna a plataforma de elearning da UFP (Sakai) bem mais rápida.


Do ponto de vista técnico, o recurso ao WebKit (é utilizado pelo browser do MAC, Safari) são boas notícias e o facto de se tratar de um browser em opensource também é bom!

O certo é o Chrome ser um salto em frente e o facto de ser apadrinhado pela Google aind ao torna mais relevante.

Ah! e a apresentação do Chrome é uma das suas mais interessantes novidades; feita combase numa banda desenhada, ver em http://www.google.com/googlebooks/chrome/#

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.