<$BlogRSDUrl$>

junho 09, 2008

Preços do combustível 

Em Portugal, bem como um pouco por todo o mundo ocidental, a questão dos combustíveis fosseis e, em especial, o preço da gasolina, estão na ordem do dia.

No nosso contexto talvez importasse reflectir sobre a questão da eficiência fiscal, isto é, quando o valor cobrado por um imposto ultrapassa a fasquia em que se torna ineficiente, mesmo numa perspectiva de receitas obtidas. Assim, mais imposto regista um menor consumo, logo menos receita: até aqui tudo bem pois é bom tentar diminuir o consumo de combustível e reordenar o uso de meios de transporte.
No entanto, se o mesmo é realizado à custa de desvios de consumo com territórios contíguos, neste caso a Espanha, então temos um problema acrescido ao já relevante problema da concorrência. Como tudo, uma perspectiva global e inteligente tem de ser seguida, de acordo com uma estratégia sustentada.

É por essa razão que deveriam existir três grandes impostos e os restantes serem residuais ou, em limite desaparecerem, IRC; IRS; e IVA. No contexto da globalização, um dia acordamos e verificamos que teremos de repensar todos os inúmeros impostos que existem e que impedem que quem apenas trabalhe, tenha cada vez mais, dificuldade de ter o dinheiro suficiente para os pagar...

Circula por email uma infografia que penso ser da Visão (alguém confirma?) com os preços da Gasolina a nível mundial: um bom exemplo de como hoje, já estamos perante riscos de estarmos em desfase com a globalização - se tal acontecer, de nada servirá  cumprir critérios macroeconómicos locais (mesmo que sejam Europeus).


Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.