<$BlogRSDUrl$>

junho 18, 2008

120 anos de Fernando Pessoa 


No contexto do seu nascimento e comemorando 120 anos de um dos mais famosos Portugueses, não podia deixar de expressar alguma da admiração que nutro por este homem das letras.

Em primeiro lugar, é no meu humilde entender, um dos mais digníssimos representantes da alma Lusitana, concentrando em si, tanto a complexidade de uma personagem iluminada, como de alguém que contém os pensamentos, anseios e grandezas bem típicas de todos nós: místico, empolgado, pouco dado a grandes protagonismos ou impulsos, encontrou no seu complemento à actividade profissional, o génio e a capacidade de expressar (talvez melhor que qualquer outro Português) a nossa história e desígnio que teima em ser maior que as nossas capacidades e quiçá. competências reconhecidas.

Do futebol à economia, da nossa actividade diplomática aos nossos políticos, dos nossos cientistas e homens da ciência aos nossos intelectuais, das nossas ideias às nossas empresas, das nossas intenções aos projectos sociais, da nossa vontade à nossa prática, de tudo isto, falou Fernando Pessoa (quer em voz própria, quer pelos seus heterónimos).

Numa capacidade de riscar o ser "Portuguez" que só encontra paralelo em Eça (mais uma vez, minha opinião...) e que nos caracteriza no bom e no mau.

Por tudo isto e por necessitarmos neste período de mais uma vez reler Fernando Pessoa, esta homenagem a quem, curiosamente possui crédito internacional e reconhecimento interno (com 120 anos, é obra!).

A casa Fernando Pessoa, em Lisboa possui um site renovado com muito material sobre o Poeta, ver em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.