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janeiro 23, 2008

A interdisciplinaridade e transdiciplinaridade 

No quadro do processo de Bolonha, os 2º ciclos (que atribuem um grau equivalente ao anterior grau de Mestrado) observa-se uma tendência para especializações que cruzam saberes de diferentes áreas científicas e compõem com diferentes disciplinas, combinações e percursos que permitem uma preocupação de transdisciplinaridade atravessando o que anteriormente se definia como perspectivas distintas não muito combináveis.

Verifica-se assim que a multidisciplinaridade está a dar lugar a combinações orientadas para o desenvolvimento de competências que cruzam saberes (transdisciplinaridade) ou olham determinada disciplina com diferentes olhares (intradisciplinares).

Este novo tipo de formação é também uma resposta ao contexto em que vivemos, onde a globalização, o desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação nos lançam desafios de mudança permanente que exigem ainda maior adaptação e capacidade de lidar com informação crítica.

Neste tipo de formação cabe um conjunto de 2ºs ciclos recentemente aprovados na UFP:

Designação do ciclo de estudos

Publicação em Diário da República (DR)

2º ciclo de estudos em Criatividade e Inovação

Despacho nº 2224/2008, de 23 de Janeiro, DR nº 16, 2ª série

2º ciclo de estudos em Cidadania e Responsabilidade Social

Despacho nº 2225/2008, de 23 de Janeiro, DR nº 16, 2ª série

2º ciclo de estudos em Mediação e Interculturalidade

Despacho nº 2226/2008, de 23 de Janeiro, DR nº 16, 2ª série

2º ciclo de estudos em Microbiologia Clínica

Despacho nº 2227/2008, de 23 de Janeiro, DR nº 16, 2ª série

2º ciclo de estudos em Psicologia Jurídica

Despacho nº 2228/2008, de 23 de Janeiro, DR nº 16, 2ª série


Verifique-se que em três dos casos, os nomes combinam 1 disciplina E uma outra...

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