<$BlogRSDUrl$>

julho 23, 2007

Referência em estudo governamental Brasileiro 

Verifiquei com satisfação uma referência a uma definição proposta sobre Sociedade da Informação e que inicialmente foi publicada no livro Gouveia, L. e Gaio, S. (2004). Sociedade da Informação: balanço e implicações. Edições UFP.

Ainda mais significativo é o facto de se tratar de um trabalho realizado no âmbito de uma das quatro potências emergentes à escala global (BRICs) - o Brasil! Entretanto por cá, talvez por distracção ou falta de leitura, pouco se usa de autores portugueses que tratam estes assuntos e existem bastantes!

Este estudo Brasileiro trata a Info-exclusão e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil - um documento carregado de informação e estatísticas sobre o estado de arte do uso das TICs no Brasil.

O documento tem como data de capa 2007 e é editado pela Plenarium, a Editora da Câmara de Deputados do Brasil. O seu conteúdo é um verdadeiro hino às preocupações do social e da Agenda de Lisboa - útil também como paralelo ao nosso Plano Tecnológico e demonstra a preocupação e a sofisticação do seu tratamento em nações com consciência global.

O trabalho de 187 páginas, pode ser consultado em http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/pdf/tecnologia_info.pdf


A ficha CDU da obra:
Tecnologias da informação e sociedade : o panorama brasileiro / Claudio Nazareno ... [et al.]. -- Brasília :
Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2006.
187p. -- (Série temas de interesse do legislativo ; n. 9)
ISBN 85-7365-478-3
1. Inclusão digital, Brasil. 2. Inclusão digital, aspectos sociais, Brasil. 3. Tecnologia da informação, aspectos sociais, Brasil. 4.Inclusão social, Brasil. I. Nazareno, Claudio. II. Série.
CDU 004:304(81)
ISBN 85-7365-478-3

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.