<$BlogRSDUrl$>

maio 22, 2007

Workshop Cidades Digitais, o dia seguinte 

Sinopse do Workshop
Cidades Digitais, o dia seguinte

As Cidades Digitais, enquanto conceito, estão muito associadas com uma intervenção, ao nível da cidade e do território, para exploração das tecnologias de informação e comunicação e da sua relação quer com as pessoas desse território, quer com a sua actividade e gestão.

Em Portugal, as Cidades Digitais estão muito relacionadas com os investimentos na administração local e nas infra-estruturas tecnológicas, tem a sua face mais visível nos projectos promovidos no contexto do programa das Cidades e Regiões Digitais (http://www.cidadesdigitais.pt, financiado pelo POS_Conhecimento). Tradicionalmente assente no uso de meios informáticos para automatizar processos administrativos e garantir equipamentos, redes e aplicações que permitam o duplo objectivo de servir o território e de o introduzir no digital e de estabelecer uma rede digital que cubra o mais possível a totalidade do território nacional.

Este programa encontra-se em fase cruzeiro e a sua operacionalização ocorre neste momento, sendo a face mais visível uma cobertura de manifestações de local e-government um pouco por todo o País – as bases do digital estão lançadas.

Questões como a sustentabilidade e potencialização do esforço realizado nesta fase colocam-se agora de forma mais premente, pois o modelo proposto pelo Guia de Operacionalização das Cidades e Regiões Digitais (Setembro de 2003), cumprindo o seu papel, não fornece pistas sobre o dia seguinte.

Este workshop, propõe uma discussão aberta que reune especialistas de diferentes áreas interessados no tema das Cidades Digitais e tem por objectivo realizar uma reflexão sobre o Dia Seguinte e que preocupações devem nortear a exploração quer dos investimentos em curso, que da sua exploração num contexto de território futuro. A participação é livre e o evento realiza-se no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, dias 23 de Maio (quarta-feira) e 24 de Maio (quinta-feira), entre as 9h00 e as 12h30.

Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.