<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 02, 2007

A Universidade em mudança 

O Processo de Bolonha, a conjuntura económica, as novas solicitações da economia da informação, a globalização e a pressão para a internacionalização, o desemprego e a gestão e governação no ensino superior são apenas algumas das questões que agora estão na ordem do dia.

Outras se colocam como a urgência na procura de novos públicos, o financiamento do ensino superior, a inovação e o papel das instituições, a sua relação com o território, o uso de mecanismos de elearning, as redes e parcerias, a ligação da universidades às empresas e o novo perfil do professor universitário. Para responder a todos estes desafios não é fácil e exige o estabelecimento de prioridades.

Por isso, considero pessoalmente que o tempo é de oportunidade e que é crucial a capacidade de cada organização promover uma forte liderança e a uma estratégia para orientar o esforço nos anos mais próximos.


Além das questões enunciadas existirão mais!, muitas mais... como se pode verificar pelo movimento de docentes que se mobilizam para discutir estas e outras questões como é o caso do

BLOG «CO-LABOR»

Profissionais do ensino superior da Universidade de Aveiro, colocaram na WEB um Blog denominado "Co-Labor", cuja finalidade é servir de plataforma para a discussão do Relatório OCDE, cujo objecto é o Ensino Superior em Portugal.

... e de muitos outros com objectivos semelhantes e de conteúdos muito interessantes, como é o caso de:
...enfim, a mostrar que o nosso sistema de ensino superior tem gente boa, empenhada e com capacidade de discurso e capaz de se afirmar.

Pessoalmente e numa perspectiva de gestão, defendo que seja claramente assumido se o excesso de docentes no ensino superior pode e deve ser encarado como um desafio ou simplesmente se reconhece que a mudança tem de ser realizada com outras pessoas?

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.