fevereiro 02, 2007
A Universidade em mudança
O Processo de Bolonha, a conjuntura económica, as novas solicitações da economia da informação, a globalização e a pressão para a internacionalização, o desemprego e a gestão e governação no ensino superior são apenas algumas das questões que agora estão na ordem do dia.
Outras se colocam como a urgência na procura de novos públicos, o financiamento do ensino superior, a inovação e o papel das instituições, a sua relação com o território, o uso de mecanismos de elearning, as redes e parcerias, a ligação da universidades às empresas e o novo perfil do professor universitário. Para responder a todos estes desafios não é fácil e exige o estabelecimento de prioridades.
Por isso, considero pessoalmente que o tempo é de oportunidade e que é crucial a capacidade de cada organização promover uma forte liderança e a uma estratégia para orientar o esforço nos anos mais próximos.
Além das questões enunciadas existirão mais!, muitas mais... como se pode verificar pelo movimento de docentes que se mobilizam para discutir estas e outras questões como é o caso do
BLOG «CO-LABOR»
Profissionais do ensino superior da Universidade de Aveiro, colocaram na WEB um Blog denominado "Co-Labor", cuja finalidade é servir de plataforma para a discussão do Relatório OCDE, cujo objecto é o Ensino Superior em Portugal.
... e de muitos outros com objectivos semelhantes e de conteúdos muito interessantes, como é o caso de:
Pessoalmente e numa perspectiva de gestão, defendo que seja claramente assumido se o excesso de docentes no ensino superior pode e deve ser encarado como um desafio ou simplesmente se reconhece que a mudança tem de ser realizada com outras pessoas?
Outras se colocam como a urgência na procura de novos públicos, o financiamento do ensino superior, a inovação e o papel das instituições, a sua relação com o território, o uso de mecanismos de elearning, as redes e parcerias, a ligação da universidades às empresas e o novo perfil do professor universitário. Para responder a todos estes desafios não é fácil e exige o estabelecimento de prioridades.
Por isso, considero pessoalmente que o tempo é de oportunidade e que é crucial a capacidade de cada organização promover uma forte liderança e a uma estratégia para orientar o esforço nos anos mais próximos.
Além das questões enunciadas existirão mais!, muitas mais... como se pode verificar pelo movimento de docentes que se mobilizam para discutir estas e outras questões como é o caso do
BLOG «CO-LABOR»
Profissionais do ensino superior da Universidade de Aveiro, colocaram na WEB um Blog denominado "Co-Labor", cuja finalidade é servir de plataforma para a discussão do Relatório OCDE, cujo objecto é o Ensino Superior em Portugal.
... e de muitos outros com objectivos semelhantes e de conteúdos muito interessantes, como é o caso de:
- Que Universidade: http://queuniversidade.weblog.com.pt/
- Polikê?: http://www.polike.blogspot.com/
- Reformar a educação superior: http://jvcosta.planetaclix.pt/res.html
- Por educar: http://poreducar.blogspot.com
- Universidade Alternativa: http://universidadealternativa.blogspot.com/
- Higher Education - univerCity: http://universitas.blogspot.com/
- Aprender e ensinar: http://aprendereensinar.blogspot.com/
Pessoalmente e numa perspectiva de gestão, defendo que seja claramente assumido se o excesso de docentes no ensino superior pode e deve ser encarado como um desafio ou simplesmente se reconhece que a mudança tem de ser realizada com outras pessoas?
Etiquetas: Comentários, ensino superior
Comments:
Enviar um comentário