<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 21, 2007

A mudança gradual na Web 

A Web está em mudança.
Já não é apenas um anuncio ou uma tendência. A web 2.0 está a mostrar as primeiras modificações e alterações.

De um percurso orientação à tecnologia (Web 1.0) para orientação à semântica (Web 2.0) passou pouco mais de uma década. Consequência do progressivo aparecimento de outras formas de publicação e interacção na Web, as páginas Web deram lugar progressivamente ao uso de Blogs com mais ou menos facilidades e mecanismos de interacção e estes, actualmente, são apenas repositórios de memória em fase de substituição ou agregação de conteúdos através de mecanismos em que o RSS é o representante mais comum.

Possuo uma página Web com mais de 10 anos e com imenso conteúdo, mas a sua utilização mudou radicalmente nestes dois últimos anos. Primeiro, pela existência na organização onde trabalho de mecanismos alternativos e mais organizados quer ao nível do repositório de conteúdos, quer de apoio à interacção. Assim o elearning tomou conta de várias das funções da homepage. De igual forma, o tráfego sentido no Blog foi sendo progressivamente aproximado ao tráfego da página e há que contar com as subscrições RSS do blog...

Gradualmente, a página Web clássica foi perdendo parte significativa da utilidade que possuía e qualquer dia será objecto de uma alteração radical. O Blog, este, vai aumentando o seu direito a canal público de comunicação pessoal e assim reduzir ainda mais a função da página.

Em dez anos, muito mudou de facto na Web e os próximos cinco muito ainda irá mudar.
Interessante este o mundo em que vivemos!

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.