<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 06, 2007

Comunidade Digital de Professores 

Comunidade Digital de Professores
Projecto de interacção e comunidades de prática

O projecto denominado de Comunidade Digital de Professores (CDP) tem por objectivo a criação de áreas de interacção organizadas por temas de conhecimento que permitam a troca de conhecimento entre docentes do ensino pré-universitário e superior. Cabe neste contexto a troca de informação sobre recursos, apontadores na Internet, materiais e estratégias que visem melhorar a compreensão e ensino do tema de conhecimento em discussão.

Os destinatários são os docentes das instituições protocoladas que entendam querer participar nessa comunidade. De forma a organizar os diferentes grupos, existe na Universidade Fernando Pessoa um docente responsável por dinamizar uma comunidade em área de conhecimento da sua especialidade e que estará disponível para responder a solicitações específicas que lhe sejam colocadas.

Pretende-se assegurar um nível de serviço que seja espelho das preocupações mas também das intervenções de todos os membros da comunidade e das problemáticas propostas pelos seus membros. Existem diversas comunidades, cada uma, organizada em torno de uma área de conhecimento específica, com diversos temas de discussão possíveis. Cada docente pode pertencer a uma ou mais comunidades, de acordo com os seus interesses.

Apenas é necessário como requisito, a posse de uma conta de correio electrónico que permita o envio de alertas individuais. Não existe nenhuma obrigação de participação ou modelo geral de funcionamento, sendo que a interacção deve ser regida por interesses específicos em cada tema tratado, quer colocando questões, quer apresentando pontos de vista ou partilhando opiniões e conhecimento com os restantes elementos. As regras são simples e deve a participação de cada um ser norteada pelo respeito dos demais participantes e pela discussão exclusiva do tema e dos assuntos que lhe são subjacentes.

As diferentes comunidades-tema, tratam-se acima de tudo de áreas de interacção e de construção de uma memória conjunta para a construção e partilha de conhecimento. O ganho de pertencer a cada uma destas comunidades está directamente associada à participação de todos os envolvidos.

Cada uma das áreas de interacção conta com a participação de um professor da UFP (especialista na área), responsável pela sua moderação e que responderá às solicitações que lhe foram endereçadas.

De momento, as áreas disponíveis são quatro: Biologia, Física, Química e Românicas.

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.