<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 04, 2007

Aumento do uso da Internet em Portugal 

Segundo o semanário o Sol um inquérito da Anacom ao consumo de banda larga revelou que este ano o número de lares com acesso à Internet deverá chegar aos 50%.

No inquérito, 9,7% dos inquiridos que não têm Internet tencionam aderir ao serviço ainda este ano. Como em Dezembro o valor situava-se nos 40% prevê-se que, com este dado, metade dos lares fiquem ligados ainda este ano.

Esta tendência de crescimento é explicada com a migração da banda estreita para a banda larga que é hoje a principal tecnologia de suporte com 60,5% do total de acessos.

No que respeita à utilização, 96,4% dos inquiridos refere como principal actividade a pesquisa de informação, enquanto 89,7% fazem pesquisas relacionadas com estudo ou investigação.

Igualmente a subir no último ano estiveram actividades online como declarações de impostos, movimento de contas bancárias, pagamentos de serviços ou compras.

O desinteresse ou o facto de ser considerada supérflua é a principal razão para não aderir à Internet, tendo sido apontada por 47,1% dos inquiridos. Logo a seguir surge a ausência de computador que é referida por 33% como barreira à adesão à Web.

Curioso é a não referência a dois aspectos fulcrais quando se fala de serviços de acesso à Internet:
- qualidade de serviço,
- custo de serviço

...ambos deixam muito a desejar e demonstram uma distância significativa a outros nossos parceiros na União Europeia.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.