<$BlogRSDUrl$>

janeiro 12, 2007

A Universidade Corporativa 

Num tempo de mudança no contexto do ensino superior em Portugal, a UFP participa de forma activa na proposta em território nacional de novos modelos de operacionalização e de potenciação do conhecimento que é gerado numa universidade.

A educação corporativa pode ser definida como o conjunto de acções que propõem desenvolver conhecimentos, capacidades e competências em sintonia com os objectivos estratégicos de forma a aumentar a valia competitiva da mesma. A universidade corporativa (UC) é o modelo mais habitual da educação corporativa e também aquele que permite uma lógica de desenvolvimento dos recursos humanos na perspectiva de cada empresa em particular.

Uma definição possível de universidade corporativa é proposta por Mark Allen (2002): “Uma entidade educacional que se torna um instrumento estratégico desenhado para assistir a organização a atingir a sua missão, na condução de actividades que criem a cultura do aprendizado individual e organizacional, e levem ao conhecimento e à sabedoria”.

O CEVAL, criado em 1998, é o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, com a missão de promover o desenvolvimento das actividades económicas nas regiões da sua influência. Numa parceria entre o CEVAL e a Universidade Fernando Pessoa, foi desenvolvido um projecto inovador no país, que resulta na criação de uma universidade corporativa: a Universidade Corporativa do CEVAL.

No dia 15 de Janeiro de 2007, às 17 horas, nas instalações da Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima (Casa da Garrida), terá lugar o primeiro acto de apresentação pública desta parceria - a assinatura do respectivo protocolo de colaboração, para a qual o Presidente do CEVAL e o Reitor da UFP dão inicio ao empreendimento conjunto que é a Universidade Corporativa CEVAL.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.