<$BlogRSDUrl$>

janeiro 18, 2007

Sobre rankings das nossas Universidades na Web 

Recentemente, foi posto a circular um conjunto de rankings sobre o acesso Web das nossas Universidades correspondendo à representação e notoriedade da sua imagem digital.

O valor deste tipo de esforços é obviamente muito relativo e deles tem de ser apenas retirado o essencial e numa perspectiva realista do que podem verdadeiramente significar.

Existe um, em especial, que é o Webometrics Ranking que é bastante curioso (metodologia).

Em especial, a lista do top 100 das instituições de ensino superior em Portugal, merece a nossa curiosidade: http://www.webometrics.info/top100_europe.asp?country=pt
Ainda recentemente, num dos relatórios sobre o ensino superior da ENQA, eram reportadas a existência de 170 instituições deste tipo em Portugal - o estudo apresenta as 100 primeiras.

Estão contabilizadas a nível mundial 10938 instituições. Faltam com certeza muitas, pois para o nosso país, estão contabilizadas 106 das tais 170. Curioso é ver no nosso top 100, a partir da posição 89, estão após o ranking mundial 10000, significando que a nossa Internet e respectiva identidade digital tem ainda muito caminho a percorrer.

Mas estes ranking não são mais do que isso... giros e bons de ver... mas enganadores nas posições relativas quanto às nossas escolas. Penso que as próximas avaliações externas o irão confirmar!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.