<$BlogRSDUrl$>

dezembro 19, 2006

Incumprimento de pagamentos 

Se existe situação estranha e que tem como efeito um dano acumulado na economia das empresas, essa situação é mesmo a de incumprimento de pagamentos.

É uma situação estranha pois implica o não cumprimento do valor recebido por um dado bem (seja produto ou serviço) dentro dos princípios acordados (prazo) para o pagamento. Este fenómeno bastante comum no nosso país implica que TODOS sejam prejudicados, inclusive quem não paga. Tratando-se de uma cadeia de relação entre fornecedores, prestadores e clientes, o incumprimento de pagamentos a ser realizado acaba por afectar em crescendo um número crescente de parceiros e em ritmo continuado e crescente, toca mesmo a todos.

Penso mesmo tratar-se de um acto de ignorância não o perceber, mas infelizmente é o recurso mais fácil, mesmo para todos aqueles que sem necessidade de o realizar, o fazem como prática corrente da sua actividade.

O incumprimento de prazos é um dos poucos aspectos que pode e deve ser realizado de forma colectiva e que afecta de forma colectiva todos, portanto algo que pode ser visto como um acto de cidadania - afinal mais um dos muitos que vamos ter de praticar.

Seria de reflectir sobre os prazos de pagamento das instituições públicas e dos projectos europeus... e sobre o facto de o estado ser o primeiro modelo e para a defesa institucional para a cidadania...

Ver a (triste) notícia no Expresso sobre o facto de sermos os primeiros no ranking europeu de maus pagadores, pois é esse o nome comum para o incumprimento de pagamentos: Notícia no Expresso: "Somos o pior pagador da Europa"

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.