<$BlogRSDUrl$>

novembro 13, 2006

Sobre a globalização 

A recente reunião que decorreu em Sintra (Portugal) sob o patrocínio do nosso Presidente (o Prof. Cavaco Silva) é um bom exemplo de uma actividade que o presidente e, em particular, o actual, pode realizar para benefício de todos nós.

Juntar um conjunto de lideres de empresas globais é mesmo uma boa ideia e colocar a marca Portugal no seu vocabulário uma excelente oportunidade. Deste tipo de encontros, muito pode resolver a médio/longo prazo e este tipo de iniciativas é de aplaudir.

Sobre as declarações do nosso presidente, realço uma sua frase que contém ensinamentos que devem ser ouvidos e que infelizmente me parecem não estar a passar na mensagem recebida pelos nossos media.

A frase foi: Pensar global e agir global

Tradicionalmente, a frase é Pensal global, agir local e perspectiva uma preocupação com a globalização no sentido em que esta, enquanto fenómeno, exige que se tenha em consideração, mesmo no nosso âmbito de actuação. De qualquer forma, a acção, essa tinha de ter em conta os contextos locais e os actores que de forma mais directa influenciavam a actividade realizada - daí o agir local.

No entanto, com o decorrer das preocupações dos quatro cavaleiros do séc. XXI: a Sociedade da Informação; a Globalização; o Desenvolvimento Sustentável e a Segurança, pensar global já não chega. Também é necessário agir global, tendo em consideração que a velocidade e impacte de todas as acções de todos, chegam muito mais rapidamente a cada local, resultado de um mundo muito mais digital e que usa os conceitos de tempo e espaço de forma claramente diferente e a exigir maior proactividade (já não chega capacidade de resposta).

Por tudo isto, gostei da frase.
Por tudo isto, vi claramente uma utilidade em termos o presidente que temos.

Página Web da Presidência da República Portuguesa: http://www.presidencia.pt

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.