<$BlogRSDUrl$>

novembro 20, 2006

Reflexões sobre a Escola - V 

A escola actual atravessa a necessidade de se identificar com a Sociedade da Informação e os seus valores.

Nomeadamente, a necessidade de se reinventar no desenvolvimento da colaboração e da construção de conhecimento em grupo. Para tal, aspectos tão centrais como a avaliação tem de mudar de forma radical.

Assim, da avaliação individual para a avaliação em grupo é um dos aspectos mais óbvios. Outras diferenças existem, nomeadamente a necessidade de considerar um ensino alternativo ao ensino centrado na aula magistral, como primeira imagem da educação.

De facto, numa sala de aula, em configuração orientada para ouvir e interagir com um elemento principal - o professor - com os restantes elementos - os alunos - a confrontação é a de um palco ou ponto central para o professor. Mudar a sala de aula é tão necessário como mudar as práticas associadas às aulas magistrais.

Tal não significa acabar com estas, tão apenas e somente, reconsiderar o tipo predominante de aulas como aulas de grupo, ou aulas laboratoriais, ou sessões de trabalho, ou uma outra qualquer tipologia.

Mas, ... esperem! ... ainda não se sabe bem qual o tipo de aula que pode ser a mais comum neste novo paradigma, pois não?

Parece-me ser uma orientação importante para os professores, para eles próprios terem um rumo no momento actual que é estranho em todos os níveis de ensino.

É que sem esta orientação, dificilmente parece existir um rumo...

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.