novembro 17, 2006
Reflexões sobre a Escola - IV
Quem é o cliente na escola
Pessoalmente considero que não é o aluno.
Em alternativa, o cliente pode ser a sociedade ou o território.
Ou ainda o conhecimento ou cultura.
O aluno é o alvo da capacitação de competências e de conhecimento. É extremamente perigoso uma lógica de cliente para quem tem de aprender, se esforçar e merecer o reconhecimento dos esforços para o entendimento e apreendizagem que realiza.
Cada vez mais, mesmo a ideia que os clientes pudessem ser os encarregados de educação também cai por terra, visto os denominados novos públicos terem como alunos, indivíduos com maior maturidade e desta forma, coincidindo alunos com encarregados de educação (os próprios).
A lógica de cliente é também algo preversa, pois pressupõe, numa mente menos educada, uma relação de dependência e de clientelismo que não pode nunca existir. De qualquer forma, o ensino superior deve sempre servir o objectivo último de proporcionar e potenciar a criação de conhecimento e a discussão plural deste, de forma madura e elevada.
Por tudo isto, a haver clientes, estes nunca podem ser os produtos, ou o reservatório vivo do produto conhecimento!
Pessoalmente considero que não é o aluno.
Em alternativa, o cliente pode ser a sociedade ou o território.
Ou ainda o conhecimento ou cultura.
O aluno é o alvo da capacitação de competências e de conhecimento. É extremamente perigoso uma lógica de cliente para quem tem de aprender, se esforçar e merecer o reconhecimento dos esforços para o entendimento e apreendizagem que realiza.
Cada vez mais, mesmo a ideia que os clientes pudessem ser os encarregados de educação também cai por terra, visto os denominados novos públicos terem como alunos, indivíduos com maior maturidade e desta forma, coincidindo alunos com encarregados de educação (os próprios).
A lógica de cliente é também algo preversa, pois pressupõe, numa mente menos educada, uma relação de dependência e de clientelismo que não pode nunca existir. De qualquer forma, o ensino superior deve sempre servir o objectivo último de proporcionar e potenciar a criação de conhecimento e a discussão plural deste, de forma madura e elevada.
Por tudo isto, a haver clientes, estes nunca podem ser os produtos, ou o reservatório vivo do produto conhecimento!
Etiquetas: Comentários, elearning
Comments:
Enviar um comentário