<$BlogRSDUrl$>

novembro 10, 2006

Palestra Concursos Micro-Rato e Ciber-Rato: Ganhar Competências de Forma Divertida 

Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Salão Nobre, 22 de Novembro de 2006
Palestrante: Prof. Doutor Nuno Lau

Desde 1995, o Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro organiza anualmente o Concurso Micro-Rato, uma actividade de divulgação da robótica móvel. Este concurso é a mais antiga competição robótica em Portugal.

O Micro-Rato é uma competição entre pequenos robots móveis e autónomos e tem como objectivo principal promover, num ambiente lúdico, a utilização prática e integrada de um conjunto de matérias tipicamente ensinadas em cursos de electrónica e informática. O Concurso Ciber-Rato surgiu em 2001 e é uma versão do concurso Micro-Rato em ambiente simulado e virtual. Ambos os concursos se realizam de forma conjunta, destinando-se o Ciber-Rato a equipas mais preocupadas com a componente algorítmica (software) da construção de um robô, enquanto que o Micro-Rato envolve, além desta, as componentes mecânica e electrónica (hardware).

Na palestra serão apresentados os princípios e as regras dos concursos Micro-Rato e Ciber-Rato, o modo de construção de um robô para participar nestes concursos e alguns vídeos e demonstrações das edições anteriores destes concursos.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.