<$BlogRSDUrl$>

novembro 03, 2006

Evento: O Português usado na imprensa hodierna 

O Centro de Estudos da Comunicação (CEC) da Universidade Fernando Pessoa vai efectuar, no próximo dia 16 de Novembro, no Auditório da UFP, uma Jornada de Reflexão que com tema central O PORTUGUÊS USADO NA IMPRENSA HODIERNA.

No texto de introdução ao evento, da responsabilidade do Prof. Doutor Mário Pinto, gostaria de transcrever o seguinte, de modo a suscitar o interesse de quen se preocupa com as questões da nossa língua:

As (maiores ou menores) dificuldades evidenciadas pela quase generalidade dos alunos, em qualquer contexto que envolva produção textual, são consabidas e objecto de recorrente reparo tal a amplitude, amiúde atingida, pelos dislates em que se consubstanciam. O que justifica a acurada vigilância que importa manter sobre o rigor a observar no uso da língua materna. Todavia, conquanto preocupante, a situação não constitui exclusivo dos estudantes. Onde estas anomalias se tornam mais patentes é no âmbito do discurso de imprensa que, reiteradamente, nos 'brinda' com autênticos 'crimes de lesa-idioma', não escasseando os casos em que, inclusive, se afigura estar em curso um verdadeiro idiomicídio.



Pessoalmente, vou fazer os possíveis por estar presente.

Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.