<$BlogRSDUrl$>

novembro 01, 2006

A ESCOLA - reflexões 

A escola! Esse lugar comum para a grande maioria de nós. Local de lembranças diversas e vivências várias. Da escola, todos tem um pouco da sua vida e uma opinião formada. Espera que esta nos marque como nos marca também de forma indelevel a nossa família e o local onde crescemos.

É precisamente desta e sobre esta triologia que se fazem cidadãos e pessoas bem formadas. A escola, enquanto sublimação nobre deste princípio é o ensino básico, mas também os ciclos seguintes, pelo menos até ao fim do ensino obrigatório.

A saída prematura da escola é em sí um crime para a sociedade, como o é a negação da família e um local com pouca urbanidade para crescer.

Por maiores qualidades que cada indivíduo possua, ele é um produto composto desta triologia: escola, família e território.

É assim que o acho, é assim que o penso!
É também assim que me recordo da escola e das suas peripécias, do papel da minha família e do lugar onde cresci, com todas as suas virtudes e defeitos.

Quantos de nós se podem dar ao luxo de o fazer? ... é uma pergunta que felizmente faço a favor de a fazer, também pelos meus filhos.

Não podemos pedir à escola mais do que uma parte do papel que cabe a todos...

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.