<$BlogRSDUrl$>

novembro 03, 2006

A continuidade do negócio 

Actualmente, a dependência de cada negócio a determinados factores que temos como seguros e eternos é enorme. Tal como a electricidade, também hoje em dia a dependência aos computadores e à Internet é um facto.

Por isso, se torna tão relevante assegurar os meios que viabilizam a continuidade do negócio também em termos de informação.

Existe uma estória que circula na Internet que demonstra o que por vezes acontece numa organização e dos mecanismos de segurança que nem sempre são fiáveis, mesmo em situações extremas. Segundo o relato na Internet, trata-se mesmo de uma estória verídica.

A maldição da Unidade de Cuidados Intensivos

Durante alguns meses acreditou-se que uma das camas da Unidade de Cuidados Intensivos, num hospital na África do Sul, tinha uma maldição. Todas as sextas-feiras de manhã, os enfermeiros descobriam um paciente morto nessa cama da unidade de cuidados intensivos.

Apesar de os pacientes serem alvo de tratamentos de risco, já se não encontravam em perigo de morte. Desse modo, a equipa médica face ao padrão contínuado associado a essa cama, pensou inclusive na existência de uma contaminação bacteriológica.

Face à gravidade da situação e à continuidade do problema, foi colocada uma câmara focada na cama, de forma a vigiar qualquer tipo de ocorrência associada.

Através do uso da videovigilância foi possível resolver o mistério: todas as sextas-feiras, ao início da manhã, a mulher da limpeza desligava um dos equipamentos de suporte à vida para ligar o aspirador...

Por vezes, as situações mais complexas advêm do mais simples... neste caso, tomadas de electricidade para ligar equipamentos de limpeza.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.