<$BlogRSDUrl$>

março 29, 2006

Exemplo de software livre - Stellarium 

Actualmente, é possível encontrar software livre de grande qualidade.
Obter programas e o respectivo código-fonte para alterar, adaptar e estender em funcionalidades ou especificações próprias é uma via para quem pretende obter produtos com qualidade e adaptadas a necessidades própria, a um custo moderado.

Mesmo a custo zero, é necessário considerar que existe sempre um custo - o do conhecimento - que está associado com recursos humanos que consigam potenciar o software livre. Tal custo esforço para formar as competências que permitam explorar a oferta de software livre e tempo que permita a esses recursos humanos formados, conseguir tirar verdadeiro partido para cada contexto específico.

Muitas vezes, verifica-se que este software livre é também freeware, isto é, software de custo zero. Num número crescente de situações, o software livre apresenta formas de licenciamente mais ou menos livres de direitos e pagamentos, o que tem tornado este tipo de software um caso de estudo. Seria estranho, à partida, que um produto não pago, possa ter qualidade. No entanto, na perspectiva de um esforço em colaboração, todos lucram em partilhar o desenvolvimento de sistemas de maior complexidade, apoiando-se na capacidade de trabalho, competências e contribuições de um grande grupo de pessoas, torna-se mais rápido e fácil de obter todas as competências necessárias.

O Stellarium é um destes casos. Trata-se de um software livre, de custo zero, que simula um planetário no computador. Com versões para Linux, Mac OS e Windows, permite a visualização da esfera celeste de forma realistica e bastante completa.
Vale a pena explorar, nem que seja para perceber o potencial e interesse deste tipo de iniciativas de software livre e nível de sofisticação a que chegaram.

Stellarium.org [http://www.stellarium.org/]

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.