<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 26, 2006

Descontinuar a versão UFPUV 1.0 

As últimas cadeiras em funcionamento na versão 1.0 da plataforma de elearning acabaram. Agora, no mesmo endereço existe a versão 2.1, uma evolução considerável da plataforma original.

Passou já mais de um ano deste o início do projecto piloto da universidade virtual da UFP (outubro de 2004). Nessa ocasião foi tomada uma importante decisão no que concerne à tecnologia adoptada para a plataforma de ensino colaborativo a utilizar.

A plataforma SAKAI constituiu a escolha por se tratar de uma tecnologia que iniciava a existência com um consórcio de universidades norte americanas de renome enquadrando o desenvolvimento como um movimento de software livre.

Mais de um ano depois e após um período experimental além das expectativas, foram adquiridos e reforçados os meios existentes para uma nova fase da universidade virtual. Instalada a versão SAKAI 2.1, adaptada para as necessidades da UFP e com uma linha de imagem gráfica similar à da Universidade Fernando Pessoa, inicia-se uma nova fase.

No que respeita ao ensino presencial está já integrada a informação administrativa da UFP que permite associar uma área a cada disciplina, considerando os respectivos docentes e alunos inscritos. Tanto alunos como discentes podem aceder à nova plataforma, utilizando os meios de entrada existentes para os serviços de Webmail e GEP.

A nova plataforma está disponivel em http://elearning.ufp.pt. Foi igualmente criado um BLOG associado com a UFPUV que aceita os comentários dos utilizadores e existe um endereço de contacto com a equipa da Universidade Virtual para contacto: ufpuv@ufp.pt.
Desta forma, as áreas na plataforma antiga vão ser descontinuadas e fechado o seu acesso. A versão 1.0 ficará disponível no endereço elearning2.ufp.pt até ao final deste ano lectivo.

Como elemento da equipa UFPUV cabe aqui um agradecimento a todos aqueles que utilizaram este sistema, fazendo votos que continuem a utilizar o novo e explorar o número crescente de serviços disponibilizados.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.