<$BlogRSDUrl$>

dezembro 03, 2005

O uso de meios digitais no ensino superior 

Um pouco por toda a parte e a uma escala global, assistimos ao desenvolvimento de iniciativas mais ou menos ambiciosas das instituições de ensino superior para dotar a sua infraestrutura com meios de mediação digital.

Estes meios incluem o uso de uma plataforma de ensino colaborativo, mas não são limitadas a esta. Em alguns casos, desenvolvem mesmo estruturas de oferta de ensino a distância ou misto para complemento das suas actividades presenciais.

É assim virtualizada a presença da universidade junto dos seus alunos e vencendo as tradicionais restrições de espaço e tempo. A Universidade abre-se assim a novos públicos que pela sua actividade, factores económicos e localização geográfica ou simplesmente por comodidade ou conveniencia gostaria de formas mais livres de espaço (neste caso deslocação) ou de tempo (neste caso de ritmo) para prosseguir os seus estudos.

O projecto de Universidade Virtual da Universidade Fernando Pessoa é um destes casos e, desde Outubro de 2005, foi iniciado o desenvolvimento de esforços no sentido de dotar a UFP dos meios digitais para o seu funcionamento.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.