<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 26, 2005

Workshop Ensino Virtual e e-learning 

Ocorreu no auditório da UFP (28 e 29 de Janeiro de 2005), um evento, de acesso livre, que teve por objectivo principal apresentar o projecto de Universidade Virtual da Universidade Fernando Pessoa (UV-UFP).

O projecto de Universidade Virtual da UFP consiste no estabelecimento de uma infra-estrutura de suporte (disponível em http://elearning.ufp.pt) para o ensino superior ministrado na instituição, de forma a permitir, por meios electrónicos:
• complementar o ensino presencial;
• permitir o desenvolvimento de iniciativas de ensino a distância;
• permitir o desenvolvimento de iniciativas em regime misto, presencial e a distância;
• promover o uso e divulgação de conteúdos e competências internas à universidade;
• promover a criação de parcerias com outras instituições para o ensino, formação e treino.

O evento realizado incluiu um dia dedicado ao e-learning, repartido pela apresentação do projecto UV-UFP, e pela apresentação de projectos similares noutras instituições já com experiência comprovada em projectos de e-learning.

De manhã, a apresentação do projecto UV-UFP contou com uma longa e bem fundamentada introdução realizada pelo próprio Reitor que dessa forma, reforçou o carácter estratégico do projecto para a instituição e a sua especial atenção para a iniciativa apresentada. Seguiu-se a apresentação da plataforma escolhida para a fase experimental sendo introduzidos os princípios teoricos e operacionais que fundamentaram o projecto UV-UFP, com intervenções realizadas pelo Prof. Feliz Ribeiro Gouveia e Prof. Luis Borges Gouveia, responsáveis pelo projecto. A parte da tarde do primeiro dia do evento foi dedicada ao relato de experiências semelhantes que foram desenvolvidades noutras instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Universidade de Aveiro; Universidade Católica Portuguesa no Porto e Sociedade Portuguesa de Inovação.
O primeiro dia do evento contou ainda com um conjunto de apresentações sobre o tema que resultam da actividade de Investigação e Desenvolvimento prosseguida pelos intervenientes que inclui docentes da UFP e alunos de mestrado e doutoramento de docentes da UFP com trabalho em desenvolvimento na área do e-learning.

Em complemento, no segundo dia, foi realizado um workshop que tomou a manhã de sábado e se desenrolou num ambiente informal em que foram discutidas as implicações do digital no dia a dia da universidade. O workshop contou com as excelentes intervenções do Prof. Francisco Restivo (FEUP) e Prof. Carlos Vaz de Carvalho (ISEP). Da discussão conjunta foi consensual a necessidade de assegurar uma maior apropriação dos meios disponibilizados pelo digital e que possuem um impacto inevitável nos hábitos dos alunos, do trabalho a realizar e consequentemente na actividade docente. De igual forma, é evidente a necessidade de uma maior reflexão pelos orgãos universitários dos rumos que devem ser prosseguidos, bem como do aproveitamento do potencial que o recurso ao digital oferece.

No rescaldo do evento, está a ser preparada uma publicação que reune as intervenções de diferentes especialista sobre o tema do ensino virtual e e-learning no contexto do ensino superior. As apresentações, fotos e mais detalhe do evento realizado podem ser obtidas em http://www.ufp.pt/~lmbg/elearning.htm

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.