<$BlogRSDUrl$>

novembro 18, 2004

Sobre a homepage LMBG 

Em finais de Outubro de 1996, na Universidade onde ainda me encontro, participei na criação e desenvolvimento do local de presença institucional. Em conjunto com outro colega meu, desenvolvemos aquelas que foram as primeiras páginas pessoais da universidade e a sua presença oficial.

Passados 8 anos, a minha "velhinha" página Web continua em linha, sendo deste modo a peça mais antiga da Web na Universidade. Entretanto, a página oficial foi remodelada e substituida por um gestor de conteúdos e a do meu colega acabou, por saída deste para outra universidade.

A página Web, continua orgulhosamente com o mesmo endereço: http://www.ufp.pt/~lmbg/.
São assim 8 anos a que correspondem cerca de 90 000 pageviews oriundos de 53 países diferentes. A página possui cerca de 1300 objectos que correspondem a cerca de 280 MBytes de informação em disco e que proporcionam a bonita soma de 42 000 páginas A4 impressas de leitura (valor estimado).

Para avaliar da dimensão da homepage LMBG, 42 000 páginas A4, em papel normal de 80 gramas, representam empilhadas, uma altura de cerca de 5 metros e meio (!). É de facto, muito papel...

Como curiosidade é possível ver dois gráficos da distribuição de acessos por países em datas diferentes e verificar duas tendências: a crescente importância dos acessos nacionais e a mundialização dos acessos à homepage:
- acessos até 2002: http://www2.ufp.pt/~lmbg/images/pag_stat15_maio_02.jpg
- acessos entre 2001 e 2004: http://www2.ufp.pt/~lmbg/lg_stat04.png


Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.