<$BlogRSDUrl$>

maio 27, 2004

Um dia também seremos capazes 

Ontem, confesso que fui um daqueles que sofreram ao ver o Porto jogar.
Apenas aconteceu que esse sofrimento foi curto e rapidamente (e algo inesperadamente) se tornou num jogo memorável, para ver com calma.

Tudo correu bem. Golos, sorte e adeptos a favor. Penso que encantaram a europa, que assistiu a um jogo e ambiente verdadeiramente interessante, num estádio incrivel.

O Porto tem adeptos, com cânticos próprios, entusiasta e ordeiro. É já um clube mundialmente conhecido e possui nomes conhecidos na europa do futebol (o centro do mundo deste desporto).
A marca FCP também por cá assistiu a uma das mudanças mais radicais da sua história. Todos os que encontrei, independentemente da sua cor clubistica, ficaram satisfeitos com o resultado.
Também os festejos ocorreram um pouco por todo o lado.

Será a aproximação do Euro e o efeito da selecção? Será a sucessão de feitos do clube do Porto? Será a necessidade de todos nós termos noticias positivas e sermos ganhadores?

Curiosamente, é quando o clube ganha base nacional que parece ter a sua cidade contra. Ou, pelo menos, desinteressada.
Isso não é bom... Tem sido este um dos sucessivos tiques que a cidade e a região tem mostrado nos últimos anos com tudo o que se torna maior e que ultrapassa a própria região.

Como seu habitante, como alguém que tem aqui os seus filhos, custa-me a aceitar estes tiques de menoridade.
É que a cidade e a região devem também perceber e desenvolver um discurso e práticas voltadas para o exterior. Devem inclusivamente explorar as oportunidades anunciadas por estes seus mensageiros.
É bom ser forte e influente no nosso local e um sinal evidente de força. Mas se tal for à custa do deserto, do isolamento: então, o seu valor é nulo e o pior é que somos todos nós que perdemos, curiosamente... o norte!

Parabéns a todos os que construiram esta grande e NOSSA vitória e aos seus lideres que acreditaram, orientaram e teimaram para que tal fosse realidade.
Bem hajam!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger.