<$BlogRSDUrl$>

julho 30, 2012

Reconhecimento do 2º ciclo de estudos 

(Mestrado) em Ciências da Educação: Educação Especial

Por despacho de 08 de junho de 2012, da Direcção-Geral da Administração Escolar, foi deferido o pedido de reconhecimento do 2º ciclo de estudos (Mestrado) em Ciências da Educação: Educação Especial para efeitos do Artº 54º do Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro), regulamentado pela Portaria nº 344/2008, de 30 de Abril, para os seguintes Domínios e Áreas Científicas e Grupos de Recrutamento:


Domínios e Áreas Científicas
Grupos de recrutamento
Educação Pré-escolar - 100
Educação Especial 1 - 910
Educação Especial 2 - 920
Educação Especial 3 - 930

(Mestrado) em Psicopedagogia Perceptiva

por despacho de 08 de junho de 2012, da Direcção-Geral da Administração Escolar, foi deferido o pedido de reconhecimento do 2º ciclo de estudos (Mestrado) em Psicopedagogia Perceptiva para efeitos do Artº 54º do Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro), regulamentado pela Portaria nº 344/2008, de 30 de Abril, para todos os Domínios e Áreas Científicas (Educação Pré-Escolar, 1º ciclo do Ensino Básico, 2º ciclo do Ensino Básico e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário) e Grupos de Recrutamento:

Domínios e areas científicas
Grupos de recrutamento
Educação Pré-Escolar ............................................. 100
1.° Ciclo do Ensino Básico ....................................... 110
Línguas :
Português e Estudos Sociais/História (abrange exclusivamente os docentes recrutados com formação superior em Línguas)….
Português e Francês………………………………………………………………….
Português e Inglês……………………………………………………………………. Português………………………………………………………………………………….
Latim e Grego………………………………………………………………………….
Francês…………………………………………………………………………………….
Inglês……………………………………………………………………………………….
Alemão…………………………………………………………………………………….
Espanhol…………………………………………………………………………………..

200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

Ciências Sociais e Humanas :
Português e Estudos Sociais/História (abrange todos os docentes recrutados e que não estejam incluídos no domínio anterior)……………………………………..…………………………
Educação Moral e Religiosa Católica………………………………………..
História……………………………………………………………………………………..
Filosofia…………………………………………………………………………………….
Geografia…………………………………………………………………………………..
Economia e Contabilidade……………………………………………………….
Educação Tecnológica (abrange exclusivamente os docentes recrutados para o 12.º grupo C — Secretariado)……………………

 200, 290, 400, 410, 420, 430, 530

Matemática e Ciências Experimentais :
Matemática e Ciências da Natureza…….……………………………………
Matemática………………………………………………………………………………..
Física e Química…………………………………………………………………….
Biologia e Geologia………………………………………………………………….
Educação Tecnológica (abrange exclusivamente os docentes recrutados para os grupos de docência do ensino básico e secundário)………………………………………………...……………………………..
2.º grupo — Mecanotecnia
3.º grupo — Construção Civil
12.º grupo A — Mecanotecnia
12.º grupo B — Electrotecnia)
Electrotecnia………………………………………………………………………………
Informática…………………………………………………………………………………
Ciências Agro –Pecuárias…………………………………………………………….

230, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560

Expressões :
Educação Visual e Tecnológica…………………………………………………
Educação Musical……………………………………………………………………...
Educação Física………………………………………………………………………..
Educação Tecnológica (abrange todos os docentos recrutados para os grupos de docência do ensino básico e secundário que não estejam incluídos nas Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Ciências Experimentais)………………………………………
Artes Visuais………………………………………………………………………………
Música……………………………………………………………………………………..
Educação Física………………………………………………………………………….

240, 250, 260, 530, 600, 610, 620

Educação Especial :
Educação Especial 1…………………………………………………………………..
Educação Especial 2…………………………………………………………………..
Educação Especial 3…………………………………………………………………..

910, 920, 930

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

julho 11, 2012

APDSI: Acessibilidade Web: ponto de situação em Portugal 

Faça a sua INSCRIÇÃO para o email do secretariado da APDSI: secretariado@apdsi.pt

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

julho 05, 2012

Livro: Ciência da Informação: contributos para o seu estudo 


PALAVRAS-CHAVE
Unidades de informação, organização da informação, gestão documental, Ciência da Informação

DESCRIÇÃO
Ciências da Informação: contributo para o seu estudo é um conjunto de ensaios que se propõe introduzir o tema no contexto de uma obra colectiva integrando um conjunto de matérias e de áreas do saber complementares, mormente as Ciências da Documentação, as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Computação. Fornece-se o conjunto de conceitos, instrumentos metodológicos e procedimentos essenciais às boas práticas de organização e disponibilização de serviços nas unidades de informação e documentação (Arquivos, Bibliotecas, Museus). Facilita-se o acesso a informação útil para todos quantos desejem e necessitem de conhecer os conceitos, princípios, critérios e regras que se aplicam, hodiernamente, no tratamento das coleções. O livro divide-se em sete capítulos e um glossário de termos usuais em Ciência da Informação, imbuído de uma perspetiva, intencionalmente, científica e pedagógica. Pretende-se dar a conhecer de forma despretensiosa o conjunto temas e problemas da Ciência da Informação moderna, oferecendo, numa abordagem estruturada, multidisciplinar, contígua e rigorosa, uma visão geral das problemáticas envolventes, conjugando-a com a apresentação das principais dimensões a ter em conta na organização das unidades de informação

ORGANIZADORES
Judite A. Gonçalves de Freitas é Professora Catedrática na Universidade Fernando Pessoa. É docente nos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais e de Ciência da Informação e da Documentação. Licenciada em História (1987), Mestre em História Medieval (1991), Doutorada (1999) e Agregada (2007) em História pelo Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Autora e co-responsável pela criação dos planos curriculares de Ciência da Informação e Documentação da Universidade Fernando Pessoa, do 1º e 2º ciclos. Tem publicado vários artigos no âmbito da Biblioteconomia e Documentação. As principais áreas de incidência da sua atividade de investigação são a História do Estado e as sociedades políticas, tendo publicado quatro livros no âmbito destas temáticas, para além da edição, no estrangeiro, de estudos de síntese em revistas especializadas sobre estes domínios científicos.

Luís Borges Gouveia, nascido no Porto em Janeiro de 1966 é Professor na UFP. Possui o doutoramento em Ciências da Computação (Lancaster, UK, 2002) e o Mestrado em Engª Electrotécnica e de Computadores (FEUP, 1995). Desenvolve desde 1987 atividade ligada ao ensino das tecnologias e sistemas de informação tendo experimentado o ensino técnico-profissional, profissional, politécnico. A partir de 1995, dedica-se à atividade universitária, tendo já um registo de cerca de duas centenas de trabalhos de natureza científica, incluindo a autoria e co-autoria de seis livros já publicados.

António Borges Regedor, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduado em Ciências Documentais pela mesma instituição e possui o Diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Universidade de Salamanca (2003). Atualmente é doutorando em Ciência da Informação na Universidade Fernando Pessoa. Desenvolveu atividade na área da leitura pública, participando no projeto e candidatura para a construção da Biblioteca Municipal de Espinho. Como bibliotecário participou no projeto pioneiro de análise e avaliação de bibliotecas desenvolvido pela Fundação Bertelsmann e Fundação Calouste Gulbenkian em 2000-2002. Foi docente no IPP - Instituto Politécnico do Porto no curso de Gestão do Património e Assistente do Primeiro triénio na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do IPP, no curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Desde 2000 é docente convidado da Universidade Fernando Pessoa onde leciona várias unidades curriculares na área da Ciências da Informação. Tem um livro publicado e é autor de alguns trabalhos em atas nas áreas da Leitura Pública, Análise e Avaliação de Bibliotecas e da Ciência da Informação. Tem colaborações em co-autorias de trabalhos científicos.

ÍNDICE
PREFÁCIO

TEORIA E PRÁTICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
JUDITE A. GONÇALVES DE FREITAS

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DOCUMENTAL: IMPACTE DO DIGITAL
LUÍS BORGES GOUVEIA

ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DA INFORMAÇÃO
MARIA JOÃO CRUZ

ANÁLISE E LINGUAGENS DOCUMENTAIS
ANTÓNIO BORGES REGEDOR

GESTÃO DOCUMENTAL
MARIA CRISTINA V. DE FREITAS

ARQUIVÍSTICA
DANIELA TEIXEIRA FERNANDES

DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA
MARTA ISABEL DE SOUSA COSTA

GESTÃO E DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
MARIA CRISTINA V. DE FREITAS

GLOSSÁRIO
ALEXANDRA MARIA DA SILVA VIDAL

NOTAS BIOGRÁFICAS DOS AUTORES

JÁ DISPONÍVEL - Secções de Textos da UFP – Sede - Bibliotecas da Universidade (para consulta) - Via Internet:  http://edicoes.ufp.pt/product/comunicacao/ciencia-da-informacao-contributos-para-o-seu-estudo (portes grátis para entregas em Portugal continental)

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.