<$BlogRSDUrl$>

março 27, 2011

Estudo Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento 

Continua actual o estudo sobre a governação na  Administração Pública realizado no âmbito da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). Nele estão contidos um conjunto de conceitos e testemunhos que podem contribuir para o momento de reflexão que se vive.

Referência do documento:
Gouveia, L. (coord) et al. (2009). Modelos de Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estudo APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Abril.


Documento integral: http://ufp.academia.edu/documents/0011/4874/modelos.pdf

Sumário executivo:
O território constitui um elemento central de soberania que, no entanto, necessita de ser recalibrado neste início de Séc XXI. Neste contexto, o digital induziu a transformação de como a informação circulava (e era transferida) alterando definitivamente as relações de poder e o valor do confinamento físico que era proporcionado pelas fronteiras. Deste modo, são necessárias novas fronteiras que contemplem o digital e garantam novos processos de regulação físicos e virtuais.

Mecanismos como os associados com a organização de redes e a participação pública exigem novos modos de organização, mais distribuídos e, ironia das ironias, menos dependentes de interacções verticais de informação – incapazes de responder em tempo útil aos constantes desafios colocados pelo aumento de escala e de complexidade e por uma realidade muito volátil, de geometria variável e nada respeitadora de modelos. A governação enquanto conjunto de processos associados com a tomada de decisão e sua implementação, envolve um conjunto de actores que tem de ser estruturados para se obterem sistemas úteis. O governo pode ser entendido como um destes actores. Deste modo, a governação pode ser tomada como um aliado do governo para lidar com esta nova realidade da Sociedade da Informação e do Conhecimento que se materializa perante nós a uma velocidade vertiginosa.

As fronteiras digitais constituem uma nova preocupação e impõem-se como um dos elementos de sobrevivência do Estado e da sua soberania. A resposta que a e-governação proporciona é também um potencial recurso para reestabelecer os equilíbrios entretanto perdidos com a crise financeira, depois económica e agora social, iniciada em Setembro de 2008, mas com raízes temporais mais profundas.

Este estudo, apresenta uma visão partilhada que pretende ser diferente e dessa forma contribuir para a discussão dos caminhos que valerá a pena trilhar na Sociedade da Informação e do Conhecimento neste nosso território. O estudo inclui um conjunto de recomendações que se apresentam de forma sucinta. Foi objectivo principal criar um documento que pudesse ser lido de forma rápida e do qual pudessem ser extraídas (muitas) mensagens Twitter (as modernas citações das redes sociais).

A organização do texto é em si, diversa da de outros estudos da APDSI, agregando um conjunto de testemunhos assinados que contribuem, todos em conjunto, para uma unidade maior que é múltipla, diversificada e, acredita-se, de qualidade. Esta última garantida pelo contributo competente e disponível de cada um dos especialistas que se prestaram a colaborar e partilhar o seu conhecimento. Enquanto coordenador deste estudo, assumo naturalmente as suas falhas e o facto de se tratar de um trabalho incompleto e em curso, tal e qual as versões beta dos bens que caracterizam esta admirável e desafiadora transição de século em que temos a fortuna de viver.
O estudo é composto por duas partes, um corpo onde são enquadrados os tópicos considerados relevantes para o tema da Governação na Sociedade da Informação e do Conhecimento e um volume que contém as contribuições individuais para o presente estudo. No final deste estudo são apresentadas um conjunto de recomendações, orientadas para a promoção de uma reflexão que é necessário realizar para actuar numa área tão sensível (e ainda tão necessitada de acção pensada) do nosso Estado.

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Olimpíadas do Conhecimento na UFP 

A Universidade Fernando Pessoa organiza, em primeira edição, as Olimpíadas do Conhecimento que abrangem, em 2011, os domínios da Língua Portuguesa e da Matemática.

As Olimpíadas do Conhecimento da Universidade Fernando Pessoa são dirigidas aos estudantes do 12º ano de escolaridade ou de ano pedagogicamente equivalente, de escolas dos subsistemas público e privado, localizadas em Portugal Continental e Insular.

Trata-se de uma iniciativa aberta a todas as escolas secundárias do País, com participação por equipas constituídas por três alunos, a incidir sobre os domínios da Língua Portuguesa e da Matemática.

As inscrições deverão ser realizadas até 14 de Abril de 2011 e as provas nacionais ocorrerão a 7 de Maio de 2011.

As equipas vencedoras obterão diversos prémios e incentivos.

O regulamento e o procedimento de inscrição dos alunos estão disponíveis na nossa Página WEB que remete para todas as informações relacionadas com esta importante iniciativa para a qual muito gostaríamos de obter a adesão das Escolas Secundárias.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 16, 2011

Conjunto de Blogues sobre a Web 2.0 

No âmbito de uma sessão de 10 horas associadas com as Ferramentas Web 2.0 e o uso da Web 2.0 foram criados os seguintes blogues que constituem sempre um acervo de exploração de conteúdos, ideias e propostas que a Internet e a World Wide Web proporciona e que demonstram o poder da criatividade e do colectivo para criar conhecimento

Carlos Alberto Santos Costa - http://cascoarc.blogspot.com
Sérgio Paulo Lopes da Rocha. http://www.splrweb20.blogspot.com/
Ismael da Silva Matos - http://ismatos-web.blogspot.com/
Jorge Nereu - http://blog.nereu.net
Simão Pedro Silva Santos http://simsantos.blogspot.com
Rui Macedo - http://web20rm.blogspot.com/
Adriano André da Rocha Castro e Sá - http://adrianorsa.blogspot.com
Monica Alexandra Gomes de Almeida http://mxana2011.blogspot.com
Maria Teresa da Silva Oliveira http://m01oliveira01.blogspot.com
Sandra Maria Rodrigues Freixinho Borges http://sandrafreixinho.blogspot.com
Regina Canelas - http://professoranaweb.blogspot.com
Miguel Ângelo Almeida Martins Pereira da Graça - http://migueldagraca.blogspot.com
Hipolito Sousa - http://hdms-web2.blogspot.com
Bruno Pereira - http://brunoboda.blogspot.com/
Ana Isabel Rocha - http://anaisabelr.blogspot.com
Luis Almeida - http://wwwluisinho10.blogspot.com/
Carla Sofia da Silva - http://cssilva-web20.blogspot.com/
Álvaro Lopes - http://euwebo.blogspot.com/
Margarida Pinho - http://draftviagens.blogspot.com/
Martinho José Vieira Ribeiro - http://www.myweb20.blogspot.com
Sara Alexandra Rodrigues Teixeira - http://teixeirasara.blogspot.com
Mariana Teixeira de Sousa - http://mari-ferramentasweb20.blogspot.com/
Luis Pinho - http://luispinho-ptic.blogspot.com/
Susana Andrea Matos Morgado - http://smevolutionweb2.blogspot.com/
Filipe João Canês Vaz - http://fvwebdoispontozero.blogspot.com/
Nuno Manuel Vieira Gomes de Andrade - http://realidadeaproximada.blogspot.com/2011/01/web-e-plataforma-o-software-um-servico.html
Mónica Isabel Pinho Lopes - http://monicalps.blogspot.com
Adriana Rufino - http://adrianarufino.blogspot.com/
Ricardo Fernandes - http://weby2.wordpress.com/
Cláudia Gonçalves - http://claudiarpgweb2.blogspot.com

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 15, 2011

Web 2.0: Das promessas tecnológicas aos desafios sociais 

As questões das redes e os requisitos que é necessário incluir no pacote de ferramentas individuais para lidar com estes fenómenos.

Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

março 12, 2011

A Governação Digital na Autarquia e o tempo das redes 

Apresentação realizada em Vila do Conde com base na discussão do que muda no egovernment e da importância das redes

Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.