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outubro 24, 2009

Tendências 2009 para a Web 2.0 

A ReadWriteWeb, num estudo recente, defende que as tendências que se desenham para a evolução da World Wide Web seguem cinco linhas de orientação, a saber:

- a semântica e a estrutura de dados / linked data
Sendo exemplos o Wolfram Alpha e o OpenCalais
- a Web em tempo real / real time Web
Sendo exemplos, o serviço de microbloging Twitter e o agregador de feeds FriendFeed
- a personalização / costumisation
Sendo exemplos, o Facebook e a Amazon.com
- a Web móvel e a realidade aumentada / mobile Web & augmented reality
Sendo exemplos, FourSquare e a Layer
- a Internet das Coisas / Internet of Things
Sendo exemplos a IBM e o Pachube

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Um excelente discussão sobre acesso livre e citação 

Na ordem do dia, enquanto aferidor do desempenho científico e resultados do trabalho associado com a contribuição de cada cientista para a Ciência, as questões associadas com a publicação e os critérios do seu impacto, passam cada vez mais por avaliar a reprodutibilidade e divulgação por referência dos respectivos pares.

O acesso livre e os diferentes mecanismos de citação (e da sua verificação) disponíveis estão também a alterar a forma como o trabalho científico é avaliado e valorizado.

Ver artigo em openaccess.eprints.org

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Relação entre PMBOK e SWOT-BSC, por António Gil 

A sintonia “PMBOK-PMI” com “SWOT-BSC” é a solução para melhor entrosamento Utilizadores - Profissionais de informática. No desenvolvimento ou na personalização de projectos, de aplicações e de sistemas de informação

Texto de
Professor Doutor António de Loureiro Gil Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor e Mestre formado pela Universidade de São Paulo (USP)
Oficial de Guerra da Marinha do Brasil formado pela Escola Naval (Administrador Naval)


1. INTRODUÇÃO.
A necessidade de forte entrosamento entre os usuários da TIC com os profissionais da TIC para determinação dos REQUISITOS dos novos sistemas aplicativos é problema clássico nos processos de mudança das organizações informatizadas.

O melhor entrosamento dos modelos de gestão organizacional (SWOT-BSC) com os modelos de gerenciamento de projetos (PMBOK-PMI) de novos sistemas aplicativos é solução viável e com forte impacto de resolução dos entraves rotineiros para determinação dos REQUISITOS dos novos projetos da TIC.

Nossa atuação acadêmica e profissional nos credencia a apostar na solução Sintonia “SWOT-BSC” – “PMBOK-PMI”.


2. O AMBIENTE DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES INFORMATIZADAS.
A mudança no “processo – produto” dos negócios do século XXI é a única certeza para executivos, gestores e profissionais especializados.

As mudanças têm como lugar comum a vigência de um problema (melhor desempenho ou menor incidência de falhas) - modelo “SWOT” em ação - cuja solução requer novas práticas no negócio sustentadas por tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A determinação e a classificação de problemas organizacionais são, a cada dia em maior número, verificadas pela variação das métricas de indicadores de desempenho ou de indicadores de falhas, quando das operações e do gerenciamento empresarial.

A escolha dos fatores críticos de sucesso (FCS’s) e das situações ou pontos de falhas (SPOF’s – single point of failure) vigentes ou potenciais determinam o uso dos indicadores como ferramentas para operação e gestão dos negócios privados ou governamentais.

A aposta e a gestão do conhecimento acerca dos problemas identificados é atividade intensa das organizações vencedoras deste século XXI.

A partir do conhecimento obtido, face ao problema flagrado e caracterizado pela tecnologia SWOT (Forças, fraquezas e oportunidades e ameaças) uma ou mais estratégias são elaboradas para solução dos problemas identificados.

Devemos destacar que “toda estratégia é uma hipótese para solução de um problema” e como tal há a necessidade do desenvolvimento e instalação de uma ação para que o problema não mais tenha ocorrência.

O modelo mais utilizado no momento para sintonia da “estratégia com a tática nos processos decisórios” é o “balanced scorecard” (BSC) com a visão de solucionar os problemas organizacionais através do estabelecimento de uma estratégia e sua subseqüente ação.

Toda ação pressupõe uma decisão de realização de um projeto normalmente com apoio da tecnologia da informação e comunicações (TIC).

O “momento tático do ciclo de vida da mudança” é caracterizado pela realização de um “projeto de mudança” com o detalhamento e desenvolvimento da ação que uma vez instalada irá viabilizar a estratégia “tornando certa e não hipotética” a solução estratégica preconizada.

O “projeto de mudança ou de detalhamento, desenvolvimento e instalação da ação” será efetivado com o modelo “PMBOK-PMI” o qual tem no “plano do escopo do projeto” um de seus momentos iniciais.

O “PMBOK-PMI” é atualmente a solução por excelência para exercício do “ciclo de vida de um projeto” face á abrangência de seus conceitos, á força das suas práticas e á fidelidade da documentação e todas elas são a garantia do sucesso da mudança adotada.

Mudanças essas de natureza solução do problema identificado e caracterizado pela variação das métricas vigentes ou apostadas dos indicadores de desempenho ou de falhas dos negócios informatizados.

O “plano do escopo do projeto”, situação vital do “PMBOK-PMI”, tem na definição dos “REQUISITOS DO PROJETO” seu momento específico de maior necessidade de entrosamento entre Usuários da TIC e Profissionais da TIC.

Normalmente, os “REQUISITOS DO PROJETO” são alcançados através dos levantamentos realizados pelos Profissionais da TIC, mas poderiam ser iniciados com uma maior participação dos Usuários.

Para viabilizar a participação mais intensa dos Usuários na determinação dos “REQUISITOS DO PROJETO” palestras sobre a natureza, a importância e as características dos REQUISITOS, na visão “PMBOK-PMI”, devem ser oferecidas e ministradas aos Usuários da TIC.

De forma análoga, palestras, aos Profissionais de TI, sobre os assuntos inerentes ao modelo “SWOT-BSC” são indispensáveis ao adequado entendimento dos Usuários com os Profissionais da TIC.

A EAP – Estrutura Analítica do Projeto (modelo “PMBOK-PMI”) com sua abrangência exercida durante o “ciclo de vida do projeto para maximizar o desempenho”, ou, do “projeto para minimizar as falhas” deve ter suas práticas ajustadas ao modelo “SWOT-BSC”.

Desta forma, todo o “ciclo de vida da mudança” decorre com tranqüilidade e a homologação será a mais justa com o protótipo viabilizando a efetividade dos projetos “vis a vis” as estratégias estabelecidas.


3. O ASPECTO COMPORTAMENTAL NO “COMO” ALINHAR “SWOT-BSC” COM “PMBOK-PMI”.
O alinhamento dos modelos para gestão de negócios informatizados “SWOT-BSC” com o modelo para gestão de projetos da TIC “PMBOK-PMI” necessita para sua adequada efetivação de foco no comportamento organizacional via trabalho junto aos stakeholders Usuários da TIC e Profissionais da TIC com os vetores:

1 – liderança.
2 – crença.
3 – valores.
4 – reputação.
5 – confiança.

A vigência de forte cultura organizacional baseada nos vetores apresentados torna-se viável á medida que há convergência na atuação e nas práticas dos stakeholders citados nos momentos do “ciclo de vida da mudança organizacional” sustentado pela TIC.

Palestras, Seminários, Simulações de situações organizacionais nas quais os problemas vigentes ou previstos na “engenharia do processo ou na engenharia do produto do ciclo de vida da mudança” sejam discutidos é a melhor forma de alcançar cultura organizacional propícia ao entendimento profissional de Usuários com Profissionais da TIC.

Trabalhar “liderança”, “crenças”, “valores”, “reputação”, “confiança” como variáveis indispensáveis ao sucesso de projetos de sistemas aplicativos é o objetivo das Palestras, Seminários, Cursos cujo conteúdo contempla maior interação dos stakeholders a cada vertente “problemas-estratégias-requisitos”.

O tratamento dos cinco vetores citados torna-se mais importante á medida que os ambientes comportamentais (1) “aquiescência assumida” e “auto-governança baseada nos valores” sejam compreendidos e tornados enfoque fundamental do alinhamento dos Usuários com os Profissionais da TIC.


4 – CONCLUSÃO.
Nossa experiência com as idéias referenciadas e com o “modus-operandi” da sintonia dos modelos “SWOT-BSC” com “PMBOK-PMI” nos permite desenvolver trabalhos para melhor atuação conjunta de Usuários com Profissionais da TIC para projetos de sistemas aplicativos vencedores - “ciclo de vida da mudança em ação”.

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Publish or Perish report for Luis Borges Gouveia 

Papers: 118
Citations: 347
Years: 17
Cites/year: 20.41
Cites/paper: 2.94/2.0/1
Cites/author: 244.80
Papers/author: 76.67
Authors/paper: 1.92/2.0/1
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outubro 23, 2009

Revista A Obra Nasce nº6 


DESCRIÇÃO
Não sendo um número temático, o nº 6 da revista “Obra Nasce” dá um especial enfoque ao papel da participação pública no processo do planeamento urbano, apresentado o ponto de vista de cinco investigadores sobre esta temática.
São ainda publicados três artigos relacionados com duas linhas de investigação em curso na Universidade Fernando Pessoa: o património arquitectónico e a arquitectura bioclimática.


ÍNDICE

A MINHA ALDEIA É TODO O MUNDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO CÍVICA
Jorge Constantino; Luís Borges Gouveia

O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO GRANDE PORTO NO DEALBAR DO SÉCULO XXI
Júlia Maria Lourenço

ORDEM NOS PLANOS! PROPOSTAS PARA UM SISTEMA DE PLANEAMENTO MAIS COERENTE
Nuno Quental

A RELEVÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DE REDE NA EDIFICAÇÃO DA MARCA TERRITORIAL
Sofia Gaio, Luís Borges Gouveia

CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DE DIRECTRIZES E RECOMENDAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: REFERENCIAL TEÓRICO, QUESTIONÁRIO PILOTO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO RESIDENCIAL BARREIROS, VITÓRIA (ES, BRASIL)
Márcia Bissoli; João Luiz Calmon; Karla Caser

O DOURO NO GHARB AL-ÂNDALUS: A HISTÓRIA E A ARQUITECTURA DO DOURO ENTRE OS SÉCULOS VIII E XII
Manuel da Cerveira Pinto

REGULAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DE EDIFÍCIOS (RCCTE) – DESENVOLVIMENTO DE FOLHA DE CÁLCULO
Miguel Jorge Monteiro de Magalhães Ferreira; Manuel Joaquim Pinto Coelho; Rui Vítor Lopes Alves

SISTEMAS DOMÓTICOS
Miguel Jorge Monteiro de Magalhães Ferreira; Eduardo José Freitas Castro Lopes

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Enquadramento de Bolonha para Doutoramentos na UFP 

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais:

Designação do ciclo de estudos

Publicação em Diário da República

3º ciclo de estudos (Doutoramento) em Ciências Sociais

Despacho nº 23378/2009, de 23 de Outubro, Diário da República nº 206, 2ª série

3º ciclo de estudos (Doutoramento) em Ciências da Informação

Despacho nº 23379/2009, de 23 de Outubro, Diário da República nº 206, 2ª série

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1º IGNITE em Portugal 

Notícias sobre o 1º evento IGNITE em Portugal (15 de Outubro, em Lisboa)

Algum feedback e um resumo das intervenções

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Biblioteca Digital UFP no RCAAP 

?ui=2&view=att&th=124765039e16128f&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_124765039e16128f&zw

O Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa, B-Digital, encontra-se a partir de 21 de Outubro, integrado no Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal – RCAAP.

A Integração do Repositório da UFP no RCAAP, vai permitir uma maior divulgação da sua produção.

A B-Digital, acessível em https://bdigital.ufp.pt/dspace/, tem por objectivo preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da comunidade académica UFP.


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Mais um email que circula sobre estórias de vida... 

Contar estórias sempre foi uma excelente estratégia de fazer outros pensar. Por exemplo, também os casos de estudo e a sua discussão, partem de uma boa estória. Outro exemplo e a Literatura que, ao longo dos tempos, tem demonstrado o poder de uma boa estória.

Eis então o email com 5 pequenas estórias a que designa:

CINCO LIÇÕES SOBRE COMO TRATAR AS PESSOAS


1 - Primeira lição importante - Senhora da limpeza

Durante o meu segundo ano no ensino superior, o nosso professor deu-nos um teste. Eu era um aluno consciente e respondi rapidamente a todas as questões até ler a última:

- "Qual é o nome da mulher que faz a limpeza na escola?"
Isto só podia ser uma brincadeira. Eu tinha visto a mulher da limpeza inúmeras vezes. Ela era alta, cabelo escuro, à volta dos 50 anos, mas como poderia eu saber o nome dela?

Eu entreguei o meu teste, deixando em branco a última questão. Mesmo antes da aula terminar, um dos estudantes perguntou se a última questão contava para nota.
- "Absolutamente," respondeu o professor. "Nas vossas carreiras irão encontrar muitas pessoas. Todas são significativas. Elas merecem a vossa atenção e cuidado, mesmo que tudo o que vocês façam seja sorrir e dizer 'olá'."

Nunca esquecerei aquela lição. Também aprendi que o nome da senhora era Dorothy.


2. - Segunda lição importante - Boleia na chuva

Uma noite, pelas 11:30 p.m., uma mulher de origem Africana, estava apeada numa autoestrada do Alabama, a tentar aguentar uma valente chuva torrencial. O carro dela tinha avariado e ela precisava desesperadamente de uma boleia.

Completamente encharcada, ela decidiu fazer stop ao carro que se aproximava. Um jovem, branco, decidiu por a ajudar, apesar de isto ser uma atitude de coragem naqueles dias de racismo (década de 60). O homem levou-a até um lugar seguro, ajudou-a a resolver a sua situação e arranjou-lhe um táxi. Ela parecia estar com muita pressa, mas mesmo assim tomou nota da morada do jovem e agradeceu-lhe.

Uma semana mais tarde batiam à porta do jovem. Para sua surpresa, uma televisão de ecrãn panorâmico era-lhe entregue à porta. Um cartão de agradecimento acompanhava a televisão. Dizia:
- "Muito obrigado por me ajudar na autoestrada na outra noite. A chuva não só encharcou a minha roupa, como o meu espírito. Foi então que você apareceu. Por causa de si consegui chegar ao meu marido antes de ele falecer. Que Deus o abençoe por me ter ajudado e ter servido outros de maneira tão altruísta.
Com sinceridade,
Mrs. Nat King Cole."


3 - Terceira lição importante - Lembra-te sempre daqueles que servem

Nos dias em que um gelado custava muito menos do que hoje, um rapazinho de 10 anos entrou no café de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma empregada de mesa trouxe-lhe um copo de água.
- "Quanto custa um gelado de taça?" perguntou o rapazinho.
- "Cinquenta cêntimos," respondeu a empregada.

O rapazinho tirou do bolso uma mão cheia de moedas e contou-as.
- "Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.
A esta altura já mais pessoas estavam à espera de uma mesa e a empregada começava a ficar impaciente.
- "Trinta e cinco cêntimos," respondeu ela com brusquidão.
O rapazinho contou novamente as suas moedas.
- "Vou querer o gelado simples." Respondeu ele.
A empregada trouxe o gelado, colocou a conta encima da mesa, recebeu o dinheiro do rapazinho e afastou-se.
O rapazinho terminou o seu gelado e foi-se embora.

Quando a empregada foi levantar a mesa começou a chorar. Encima da mesa, colocado delicadamente ao lado da conta, estavam 3 moedas de cinco cêntimos...

Não sei se está a ver, ele não podia comer o gelado cremoso porque queria ter dinheiro suficiente para deixar uma gorjeta à empregada.


4 - Quarta lição importante - O obstáculo no nosso caminho

Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho. Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. Alguns dos comerciantes mais ricos do Rei passaram e simplesmente se afastaram da pedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter os caminhos limpos. Mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.

Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-se do pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar a pedra para a berma do caminho. Depois de muito empurrar, finalmente conseguiu. O camponês voltou a colocar os vegetais ás costas e só depois reparou num porta-moedas no sitio onde antes estivera a enorme pedra.

O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que o ouro era para aquele que retirasse a pedra do caminho. O camponês aprendeu aquilo que muitos de nós nunca compreendem!

Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação.


5 - Quinta lição importante - Dar quando conta


Muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário num hospital, conheci uma pequena menina chamada Liz, que sofria de uma doença rara e muito grave. A sua única hipótese de salvamento parecia ser uma transfusão de sangue do irmão mais novo, de cinco anos, que já tinha tido o mesmo problema e sobrevivido milagrosamente, desenvolvendo anticorpos necessários para a combater. O médico explicou-lhe a situação da irmã e peguntou-lhe se ele estaria disponível para dar o seu sangue à sua irmã.

Eu vi-o a hesitar por uns instantes, antes de respirar fundo e dizer "sim, eu faço-o se isso a salvar."
À medida que a transfusão ía correndo, ele mantinha-se deitado ao lado da sua irmã, sorrindo. Todos nós sorríamos, vendo a cor a regressar à face da menina. Foi então que o menino começou a ficar pálido e o seu sorriso a desaparecer.

Ele olhou para o médico e perguntou-lhe, com a voz a tremer, "Será que eu começo a morrer já?".

Sendo muito jovem, o menino não compreendeu o médico; ele pensou que teria que dar todo o seu sangue à irmã para a poder salvar.

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outubro 19, 2009

Uso de elearning no ensino superior 

Eis um recurso importante com informação sobre Campus Virtuais, Universidades Virtuais e iniciativas de EAD em ensino superior: Re.ViCa

O Re.ViCa apresentado pelos próprios:
The Re.ViCa wiki has been set up to provide an inventory and to show the results of a systematic review of Virtual Campus initiatives of the past decade within higher education throughout the world.

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Dicas para o uso do Twitter no contexto educativo 

São regras de bom senso mas, talvez por isso, vale sempre a pena revisitar...

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Recorrer ao Twitter no contexto da sala de aula 

Começam a existir muitas iniciativas de explorar o Twitter e as suas características em sala de aula.

Entre as diferentes abordagens, saliento as ferramentas de integração com o MS Powerpoint disponibilizadas pela SAP como possuidoras de um enorme potencial, pois permitem a continuidade e integração de práticas já estabelecidas com o uso de apresentações em formato de slides sequências, com exploração de aplicações que recolhem e utilizam informação oriunda do Twitter

Os serviços disponíveis são:
# PowerPoint Twitter feedback slide
# PowerPoint Twitter ticker bar
# PowerPoint Twitter voting
# PowerPoint Crowd Meter

Download do software (para Windows) em http://www.sapweb20.com/blog/powerpoint-twitter-tools/

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Ferramentas de uso livre com interesse 

25 Free Online Tools for Web Designers, Developers, Freelancers and Individuals


Contém inúmeras ferramentas com potencial para cuidar e desenvolver conteúdos na World Wide Web.

Experimentar em http://www.bestdesigntuts.com/25-free-online-tools-for-web-designers-developers-freelancers-and-individuals/

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Reconhecimento da APDSI como ONG 

O Ministérios dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), decidiu atribuir o reconhecimento de ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, à APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Ver mais...)

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Lean Management 

Por ser perto do local onde moro...

Organizado por www.leanthinkingcommunity.org



WORKSHOP TPM (Total Productive Maintenance)
30 Outubro 2009 – HOTEL MÉLIA GAIA/PORTO – 14:00 – 18:00

Programa
  • TPM e os cinco princípios de desenvolvimento do TPM

  • As 8 perdas dos equipamentos

  • Manutenção autónoma (Jishu-Hozen)

  • Objectivo de "Zero Falhas"

  • Exemplo de Implementação do TPM numa empresa de referência

Orador
  • Paulo Amaro, MSc

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A Humanidade e o Cosmos 

3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL FRONTEIRAS DA CIÊNCIA
13 e 14 de Novembro | 2009
Porto, Universidade Fernando Pessoa

A Humanidade e o Cosmos: à procura do Outro e de Si Mesmo

Eleito 2009 como “Ano Internacional da Astronomia”, o CTEC propõe-se participar na adequada celebração do evento em termos nacionais.

O Simpósio proposto pretende continuar e actualizar o ambiente de reflexão e indagação abertas por anteriores encontros sob o signo das “Fronteiras da Ciência” e, em particular, reactivar as sequelas do Forum Internacional “Ciência, Religião e Consciência”, realizado em 2004 na UFP, com a afluência de prestigiados nomes da cultura e das ciências nacionais e internacionais.

Tendo em consideração que o ano de 2009 foi declarado pela ONU e pela União Astronómica Internacional como o Ano Internacional da Astronomia, afigura-se-nos oportuno enquadrar a temática do Simpósio nessa celebração que exalta o fascínio desta área científica consagrada na marcha ascensional da Humanidade.

Entre esses novos confrontos as ideias e conceitos essenciais sobre a matriz humana e o seu “nicho cósmico” tenderão a sobressair no advento temporal mais próximo, à medida que formos transferindo actividades e experiências pioneiras para o espaço circumterrestre e, daí, para outras paragens gradualmente mais distantes do berço da nossa espécie. Entendemos eleger, deste modo, o binómio “Humanidade e Cosmos” como um apetecível e frutuoso campo de exercício reflexivo, conducente a recolher as mais válidas prospectivas desse caminho que promete, quiça, um outro “estado ontológico”, diverso do que caracteriza o presente “sapiens sapiens”:

- que motivações, necessidades, emergências ou apelos, estimularão essa nova fase da expansão/colonização civilizacional humana, para fora do seu planeta natal ?

- que consequências advirão desse progressivo “desenraizamento” do “útero” terrestre e o “novo humano”, esboçando o “pós-humano”, moldado ao sabor de desafios inéditos, diversos dos presentes ?

- que facetas assumirão as dimensões éticas, filosóficas, morais – para nos restringirmos às de maior relevância nos hábitos reguladores e de concertação comunitárias a que nos obrigamos ?

- que consciências, faculdades, objetos, atitudes e instrumentos sócio-técnicos identificarão as mudanças desse quotidiano dos tempos próximos ?

- que novos géneros, mutações, expansões, advirão da progressiva utilização e “humanização” de inéditos aditamentos biológicos, cibernéticos, protésicos, nanotecnológicos, simbióticos, entre outros, ao organismo puramente humano, nativo ?

- que cariz e sentido assumirão as filosofias e as ciências nesse cadinho de experiências e expectativas onde não sobrará o espanto de autênticas descobertas, sempre bem mais modestas quando imaginadas ?

- que crenças e sensibilidades irão emergir ou resistir nesse ambiente que se redesenha alimentado por novos desafios e campos de experiências ?

- que reacções ocorrerão se e quando suceder um reconhecimento de formas de vida não-terrestre, mesmo básicas, no decurso da futura empresa dos descobrimentos espaciais ?


Mais informação

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outubro 16, 2009

A apresentação no IGNITE LX 

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outubro 12, 2009

A competência na Sociedade da Informação para superar a crise 

Os Encontros da Arrábida, da APDSI estão melhor do que nunca.
Apósum conjunto de intervenções convidadas muito interessantes e ricas, desenvolveram-se três grupos de trabalho.

Estive envolvido e a sorte de coordenar um deles: A competência na Sociedade da Informação para superar a crise. Do trabalho conjunto saiu a apresentação seguinte (resultado de duas sessões de trabalho, num total de 3 horas.


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outubro 07, 2009

Convite para o 1º Ignite Portugal - Dia 15 / Outubro 

No próximo dia 15 de Outubro, acontecerá o 1º Ignite Portugal!
Ignite Portugal é um acontecimento marcante de inspiração e ignição de novas ideias que consiste num evento pós-laboral, aberto à participação de todos e dedicado a apresentações de temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia.

O formato internacional de sucesso promete temas interessantes, muita diversidade e um grande dinamismo pois os oradores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos.

O espírito é: "inspirem-nos, mas façam-no rápido!"


Eis como não perder esta oportunidade:
Website: www.igniteportugal.blogspot.com
Data: dia 15 de Outubro
Hora: das 18h30m às 21h00m
Local: Sociedade de instrução Guilherme Cossoul que fica na Av. D.Carlos I, 61 - 1º Lisboa (www.guilhermecossoul.pt)

Inscrições: Não haverá reservas de bilhetes. Estes ficarão disponíveis a partir das 18h00m do dia do evento na bilheteira instalada à porta da Guilherme Cossoul.

Preço: Dado o número limitado de lugares, irão ser cobrados 5 Euros à entrada.

Oradores:
- Intro: "O que é IGNITE Portugal?"
- "A (r)evolução Digital" - Henrique Agostinho
- "Recrutamento digital 2.0" - Miguel Figueiredo
- "Empreender ou a arte de crescer na crise explorando nichos" - Jack Soifer
- "Como a tecnologia está a mudar o turismo?" - Milena Melo
- "Apresentações que mudam vidas" - Sara Batalha
- "Sonhos que alimentam a economia" - Frederico Fezas-Vital
- "Como iniciar uma start-up em Portugal" - Rui Ferreira
- "Gerir recursos, aprendendo com a Natureza" - Inês Costa
- "why video didN´T kill the radio star?" - Sandra Pombo
- "Desinformação ou a arte de influenciar o mundo em beneficio próprio" - Jack Soifer
- "Ginástica Laboral como alavanca da eficiência" - João Borges
- "O que a Criatividade pode aprender do autismo" - Sofia Pires
- "O Horror é a nossa esperança" - Paulo Leite
- "Como gerir projectos impossíveis com agilidade" - Tiago Andrade e Silva
- "Viver o digital com novas competências" - Luis Borges Gouveia
- "As ideias que mudam as ideias" - Nuno Melo da Silva
- "Personal Branding 2.0" - Rui Ventura

Nota: Os valores da bilheteira reverterão directamente para a Guilherme Cossoul

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Criatividade... 


Por vezes somos surpreendidos com a capacidade da criação humana.

recebi por email uma newsletter que remetia para um site que apresenta uma empresa de comunicação de forma diferente: vale a pena rever...
http://www.jpereirinha.pt/

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outubro 05, 2009

Versão electrónica da RISTI disponível 

A versão electrónica do Nº 3 da RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) já se encontra disponível para consulta/download em http://www.aisti.eu.

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Provas de Mestrado 

Gestão de conteúdos em contexto de e-learning
Hélder José Marques Caixinha

Mestrado: Gestão da Informação
DEGEI, Universidade de Aveiro
Data: 3 de Novembro de 2009 - 14h30


Júri

Presidente:
Prof. Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA

Vogais
Prof. Doutor Luis Manuel Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)

Prof. Doutor Francisco José de Oliveira Restivo, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Arguente).

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Provas de Mestrado 

Estudo da utilização de uma plataforma de elearning no ensino superior
Christelle Marie Cardoso Soigné

Mestrado: Gestão da Informação
DEGEI, Universidade de Aveiro
Data: 6 de Outubro de 2009 - 16h00


Júri:

Presidente:
Prof. Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA

Vogais
Prof. Doutor Luis Manuel Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)

Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, Professor Titular da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Arguente).

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Provas de Mestrado 

Gestão da Informação em unidades culturais: o caso dos museu
Paula Cristina Marinho Moura

Mestrado de Gestão da Informação
DEGEI, Universidade Fernando Pessoa
Data: 6 de Outubro de 2009 - 14h30

Júri:

Presidente:
Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira, Professor Associado com Agregação da UA

Vogais:
Prof. Doutor Luis Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Orientador)
Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, Professor Titular da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (Arguente)

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Prémios Sociedade da Informação da APDSI 

Os Prémios Sociedade da Informação da APDSI de 2009 foram atribuídos.

Vasco Trigo foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade de Informação” 2009 e Lourenço Fernandes homenageado com o Prémio Homenagem a “Uma Vida”.

Vasco Trigo, Jornalista da RTP, foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade da Informação” do Ano 2009 pelo contributo para o desenvolvimento e divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal.

Lourenço Fernandes, homenageado a título póstumo, era Professor catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, foi Director do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e do FUNDETEC. Esteve envolvido na criação do Taguspark, Parque da Ciência e Tecnologia, de que fez parte da Administração desde a sua criação. Foi Director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, desde Agosto de 1997, e foi Presidente do Conselho Directivo do IIES desde a sua criação até 30 de Setembro de 2001, onde desempenhou um papel activo e decisivo na reestruturação, quer tecnológica quer de organização do Sistema de Segurança Social.

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CAPSI 2009 

A conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação - CAPSI - realiza-se este mês de Outubro em Viseu.

CAPSI (capsi2009.estv.ipv.pt)
28, 29 e 30 de Outubro em Viseu

O programa da conferência pode ser consultado no site.

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Sobre os telemóveis 

Circula no email: 4 COISAS QUE PROVAVELMENTE NÃO SABE QUE O TELEMÓVEL FAZ

Existem coisas que se podem fazer em situações de emergência e o telemóvel pode, na verdade, ser uma ferramenta de sobrevivência. Eis quatro formas de utilizar ainda mais o telemóvel:

1 : Emergências
O número internacional das emergências para o telemóvel é o 112. Mesmo em rede, numa situação de emergência ligar o 112 leva a que o telemóvel procure qualquer rede que se encontre disponível para se ligar. E o mais engraçado é que esse número pode ser marcado mesmo se o telemóvel estiver bloqueado.

2 : As chaves ficaram dentro do carro?
Se o carro tiver um comando de abertura de portas, talvez isto possa um dia ser útil. Existindo outro comando do carro em casa, basta ligar para o telemóvel duma pessoa que se encontre em casa, e a cerca de meio metro da porta do carro, pedir à pessoa a que se ligou para carregar no comando para abrir a porta, mantendo-o próximo do telemóvel. O carro abrir-se-á, poupando uma viagem até casa para buscar o outro comando. Neste caso a distância não é problema, pode até ser de centenas de km, que estará sempre à distância de um telefonema.

3 : Bateria escondida
Imagine a bateria do telemóvel em baixo. Para a carregar, digitar *3370# e o telemóvel carregará com uma reserva que se encontra escondida e mostrará um aumento em 50% da bateria disponível. Esta reserva carregará automaticamente na próxima vez que se carregar o telemóvel.

4 : Como desactivar um telemóvel roubado?
Para obter o número de série do telemóvel digita *#06#, após o que um código de 15 números aparecerá no écran. Este código é único para cada telemóvel - tome nota deste número e guarde num sítio seguro. Na eventualidade de o telemóvel ser roubado, basta ligar para o operador e dar este código, pedindo para bloquear o telemóvel. O telemóvel ficará sem utilidade, mesmo se for mudado o cartão SIM. Provavelmente o telemóvel não será recuperado, mas quem ficou com ele também não poderá utilizar.


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Depois digam lá que não se está sempre a aprender!

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Museu Geológico 

Um excelente exemplo de uma unidade cultural!
Ver e saborear em http://e-geo.ineti.pt/MuseuGeologico/

Dica de Ivone R. (obrigado e continuação de bom trabalho)

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Processo de Bolonha 

Boas práticas no ensino superior na condução do Processo de Bolonha?

Incontornável é o exemplo Inglês dado pelo JISC: http://www.jiscinfonet.ac.uk/bologna-process

Vale a pena consultar o kit do JISC para o processo de Bolonha!

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outubro 04, 2009

Um portal para formadores 

Forma-te.com é um local de presença na World Wide Web Portuguesa que agrega muita informação relevante para os formadores, incluindo recursos, oportunidades e legislação.

O endereço é http://www.forma-te.com

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A Sociedade da Informação: perspectiva política 

A APDSI disponibiliza o vídeo sobre o Debate com os Partidos Políticos sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento, que decorreu no passado dia 15 de Setembro, na Reitoria
da Universidade Nova de Lisboa

Consultar em http://www.apdsi.pt/main.php?srvacr=pages_168&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=273.

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Evento IGNITE 15 de Outubro em Lisboa 

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A celebração da inovação e criatividade 

Criatividade é a mais espantosa (para mim) das capacidades humanas.
Quando aliada ao conhecimento, permite sublimar a inovação e transformar esta numa celebração do ser humano e da condição humana.

A capacidade de comunicar e de o fazer em pouco tempo, tem destruído muito do debate das ideias e criado uma mescla de "soundbites" que corroi, mais do que ajuda, a discussão e troca salutar de perspectivas - assim acontece nos nosso media e na discussão política.

Também por isso, reaprender a apresentar ideias com ritmo e em pouco tempo tem motivado diversos eventos com contaminação global. Em especial, os muito famosos eventos TED criaram uma mística associada com grande qualidade, ideias originais e propostas inovadoras.

Mais recentemente e forma ainda mais alargada multiplicaram-se por diversas cidades do mundo eventos semelhantes, mas mais abertos a comunidades associadas com as artes e a criatividade, como é o Pecha-Kucha e associados à tecnologia e ao seu uso, como é o IGNITE.

Felizmente que os últimos tempos trouxeram quem promova também entre nós estes eventos e nos permita a aquisição de mais uma das competências da sociedade da informação - a de comunicar uma ideia de forma rápida e atraente, com recurso a meios digitais, mas sobretudo, com recurso ao seu próprio e humano portador.

TED http://www.ted.com/
TEDxEDGES (eventos independentes associados) http://www.ted.com/tedx

Pecha-Kucha http://www.pecha-kucha.org/

IGNITE http://ignite.oreilly.com/

Os eventos nacionais possuem locais de presença próprios, como no caso do IGNITE

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Fluid - um exemplo de boas práticas 

Para o desenvolvimento em Interacção Humano Computador, o projecto Fluid constitui uma excelente boa prática que vale a pena explorar: http://wiki.fluidproject.org/display/fluid/Infusion+1.0+Wish+List

Design handbook: http://wiki.fluidproject.org/display/fluid/Design+Handbook

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Duraspace 

DSpace e Fedora fundiram a sua actividade em Maio deste ano dando origem ao Duraspace:
http://www.weblogs.uhi.ac.uk/sm00sm/2009/05/13/dspace-and-fedora-to-merge-into-duraspace/

DuraSpace homepage: http://duraspace.org/

O DSace é um dos gestores de conteúdos open source mais divulgados e é utilizado para o repositório / biblioteca digital de inúmeras instituições universitárias em Portugal

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Delegação do Norte da APDSI 

Conforme email oficial da Direcção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (http://www.apdsi.pt)

A APDSI incluiu no seu plano de actividades para 2009 a Abertura da Delegação Norte, cujo regulamento se anexa.

A APDSI reconhece a dinâmica que se tem manifestado na Região Norte do Pais e o notável potencial de capital humano para a Sociedade da Informação da região no domínio académico, científico e empresarial. Deste modo, a APDSI pretende dar início ao processo de abertura de um pólo de actividade regional, que congregue os associados individuais e empresariais da região, e dinamize iniciativas de interesse neste âmbito.

Os Professores Luis Amaral (U. Minho), Luis Borges Gouveia (U. Fernando Pessoa) e Leonel Santos (U. Minho) aceitaram constituir a primeira Direcção da Delegação Norte, o que muito honra a nossa Associação.

Tendo em vista a constituição da Delegação Norte, solicita-se a indicação se pretende aderir à referida Delegação, para efeitos do ponto 10, alínea a), do referido regulamento.

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Sobre Redes de Nova Geração 

Disponível na página da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, os seguintes conteúdos:

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Financiamento FCT 

Abertura do concurso de 2009 para financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todos os domínios científicos.

Dta limite de submissão de candidaturas é o dia 16 de Dezembro de 2009 (17 horas, hora de Lisboa).
O concurso é ordenado pelas regras definidas no Edital e no Regulamento

A FCT passa a abrir anualmente concursos para Financiamento de Projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos. O Guião de apoio à preparação e submissão de candidaturas também foi actualizado.

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outubro 03, 2009

Encontro nacional de Editoras Universitárias EDIT-U 

Encontro nacional de Editoras Universitárias EDIT-U
Universidade Fernando Pessoa
9 de Outubro, Porto


Programa

09:00h
Abertura Secretariado

09:30h
Sessão de Abertura
Salvato Trigo
Reitor da Universidade Fernando Pessoa

09:45h
Representante do Ministério da Cultura(a confirmar)

NOVOS SUPORTES, NOVAS TECNOLOGIAS
Miguel Guerreiro (moderador)
Universidade Lusíada Editora

10:00h
Edição Electrónica
Gonçalo Silva
Universidade Católica

10:30h
Venda Directa Online (nacional/estrangeiro)
Wook – Grupo Porto Editora

11:00h
Debate

11:15h
Coffe-Break

IMPRESSÃO, DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Sara Ponte (moderadora)
Editora da Universidade do Porto

11:30h
Novas Técnicas de Impressão: Print On Demand
Publidisa

12:00h
Distribuição Nacional e Internacional
Instituto Piaget. Divisão Editorial (a confirmar)

12:30h
Debate

12:45h
Almoço

ASSOCIAÇÕES DE EDITORAS. BENEFÍCIOS
Maria João Padez de Castro (moderadora)
Imprensa da Universidade de Coimbra

14:30h
Apresentação Oficial da APEES
Associação Portuguesas de Editoras de Ensino Superior
João Gouveia Monteiro
Director da Imprensa da Universidade de Coimbra

15:00h
ABEU - Serviços Oferecidos.
Associação Brasileira de Editoras Universitárias
João Canossa Mendes
Director Secretário

15:30h
UNE - Marketing Editorial/Venda
União de Editoras Espanholas (a confirmar)

16:00h
Debate

16:15h
Coffe-Break

O ACESSO LIVRE E A PUBLICAÇÃO DE REVISTAS CIENTÍFICAS /
DIREITOS DE AUTOR
Ágata Rosmaninho (moderadora)
Edições Universidade Fernando Pessoa

16:30h
Fonte Académica
Richard Sawyer
EBSCO Publishing

16:45h
Acessibilidade e Indexação dos Conteúdos Científicos: o caso da UFP
Carla Sousa
Biliotecas Universidade Fernando Pessoa
Ana Cláudia Moutinho
Secretaria de Doutoramentos Universidade Fernando Pessoa

17:00h
Direitos de Autor na Era do Acesso Livre
Paulo Vila Maior
Docente da Universidade Fernando Pessoa

17:30h
Debate

17:45h
Encerramento
Ágata Rosmaninho
Edições Universidade Fernando Pessoa

Custos de inscrição:
Profissionais – 100,00 €
APEES / Entidades/ Profissionais protocolados com a UFP – 50,0

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Education & Information Technology Digital Library 

EdITLib--Education & Information Technology Digital Library: http://EdITLib.org
by Association for the Advancement of Computing in Education (AACE) http://aace.org

Esta biblioteca digital contém mais de duas dezenas de milhar de artigos científicos nas áreas das tecnologias da educação e do e-learning

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Um forum não oficial da LEI na UFP 

A LEI na UFP, isto é, a Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa, possui um forum não oficial em http://www.pessoanos.pt.la/

Uma boa chance de conhecer e interagir com Engenheiros Informáticos...

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Revistas de acesso livre 

O acesso livre está a ganhar adeptos.
Por exemplo as revistas científicas ou de carácter científico podem recorrer a esta alternativa de modo a aumentar a sua exposição e assim atrair artigos de maior qualidade.

Melhores artigos, maior exposição, mas maior exposição também aumenta a capacidade de atracção de melhores artigos. A difusão de informação científica ganha assim com maior disponibilidade de conteúdos de qualidade e os autores dos artigos conseguem ter mais leitores e, em última análise, aumentar o número de citações.

Um dos software de uso livre (licença pública GNU) é o PKP - Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca).

Existem inúmeros exemplos do recurso a este software. Um destes exemplos é a Revista Portuguesa EFT - Educação, Formação e Tecnologias (http://eft.educom.pt)

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Sobre a detecção de plágio 

Um software que pode ser útil na detecção do plágio é o Viper (trata-se de um software sem custos e ao qual se pode recorrer). Por ser especializado podem ser obtidos melhores resultados que com o uso do Google (ou o Bing) como motores de pesquisa.

De qualquer modo, deve ser alertado que o funcionamento deste tipo de software de detecção de plágio necessita de ser carregado com informação. Por essa razão, funciona melor para a língua Inglesa e possui menos potencial para o nosso Português.

Em todo o caso é mais uma ferramenta e pode muito bem funcionar com mais um elemento de prevenção: http://www.scanmyessay.com/

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