<$BlogRSDUrl$>

fevereiro 28, 2007

Vídeo sobre o aparecimento da Internet no Canadá 

Este vídeo é bastante curioso.
Alguém tenta adivinhar quantos anos já passaram?
muitos, com certeza...

Vale a pena ver (obrigado Ana Cláudia)
http://www.youtube.com/v/1n4fDgmrF3o

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Curiosidade sobre a palavra noite 

Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8...

A letra N é o símbolo matemático para representar os números naturais não nulos que crescem até infinito... e o 8 é o número seguinte aos sete dias da semana (o 8 deitado também simboliza infinito). Para muitos, noite significa a união do infinito.

Assim, em várias línguas:

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

fevereiro 26, 2007

Anúncio de conferência 

2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
http://cisti2007.ufp.pt

21 a 23 de Junho de 2007
Universidade Fernando Pessoa

Porto, Portugal

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Anúncio de conferência 

EATIS 2007 - Euro American Conference on Telematics and Information
http://eatis.org/eatis2007


May 14–17th 2007
Universidade do Algarve
Faro, PORTUGAL

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Registem a vossa identidade OpenID (enquanto está livre) 

Todos os dias surgem novas propostas e a Internet evolui na direcção de da Internet 2.0, consolidando outro tipo de preocupações e de funcionalidades.

Sobre a Identidade digital para acesso a um conjunto de serviços Web de um modo mais fácil e rápido é possível efectuar o registo a custo zero - dica do Carlos Duarte.

Podem saber mais aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/OpenID

Algumas pessoas que já o fizeram:
http://billgates.myopenid.com/
http://stevejobs.myopenid.com/
http://steverubel.myopenid.com/
http://carlosduarte.myopenid.com/
e
http://lmbg.myopenid.com/

Nas notícias:
http://news.google.com/news?q=openid

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 22, 2007

Aula convidada 

Esta próxima sexta-feira de tarde, pelas 16h00 vou estar no Instituto Politécnico de Castelo Branco, a dar uma aula de 2 horas intitulada Gestão de Projectos Multimédia.

A intervenção será realizada a convite, na pós-graduação de Sistemas de Informação do IPCB.

Os materiais utilizados estão disponíveis na página pessoal (http://www.ufp.pt/lg_com.htm).

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 21, 2007

Vários trabalhos online 

Estão disponíveis na minha homepage Web vários trabalhos.
Tratam-se de dissertações de mestrado (quatro) e uma monografia de final de licenciatura. (Rui Silva). Muitos deles fizerem os seus trabalhos comigo como supervisor ou tiverem alguma interacção. No caso do Manuel Ribeiro fui seu arguente no júri de mestrado.

Marco José de Oliveira Pereirinha
Contribuição para o desenvolvimento de um modelo de cartão do munícipe

Ana Catarina Dantas Borralho Vieira
Qualidade do e-learning nas Instituições de Ensino Superior em Portugal

Manuel Leite Ribeiro
Os Sistemas de Informação Geográfica na Actividade Seguradora

Nicolau Ribeiro
Municípios On-line: a rede como suporte a novas práticas de governação local

Rui Manuel da Silva
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico

A todos os autores o obrigado pela disponibilidade de fornecerem os textos dos seus trabalhos que acrescentam cerca de 500 páginas às já dezenas de milhar de páginas existentes na homepage sobre os mais variados temas de interesse na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

Para obter estes e outros trabalhos, consultar em: http://www2.ufp.pt/~lmbg/mono_on.htm

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

A mudança gradual na Web 

A Web está em mudança.
Já não é apenas um anuncio ou uma tendência. A web 2.0 está a mostrar as primeiras modificações e alterações.

De um percurso orientação à tecnologia (Web 1.0) para orientação à semântica (Web 2.0) passou pouco mais de uma década. Consequência do progressivo aparecimento de outras formas de publicação e interacção na Web, as páginas Web deram lugar progressivamente ao uso de Blogs com mais ou menos facilidades e mecanismos de interacção e estes, actualmente, são apenas repositórios de memória em fase de substituição ou agregação de conteúdos através de mecanismos em que o RSS é o representante mais comum.

Possuo uma página Web com mais de 10 anos e com imenso conteúdo, mas a sua utilização mudou radicalmente nestes dois últimos anos. Primeiro, pela existência na organização onde trabalho de mecanismos alternativos e mais organizados quer ao nível do repositório de conteúdos, quer de apoio à interacção. Assim o elearning tomou conta de várias das funções da homepage. De igual forma, o tráfego sentido no Blog foi sendo progressivamente aproximado ao tráfego da página e há que contar com as subscrições RSS do blog...

Gradualmente, a página Web clássica foi perdendo parte significativa da utilidade que possuía e qualquer dia será objecto de uma alteração radical. O Blog, este, vai aumentando o seu direito a canal público de comunicação pessoal e assim reduzir ainda mais a função da página.

Em dez anos, muito mudou de facto na Web e os próximos cinco muito ainda irá mudar.
Interessante este o mundo em que vivemos!

Etiquetas: , , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 19, 2007

Uma alternativa à Wikipedia 

A demonstrar que a Internet está bem viva e que o tempo passa rápido, a Wikipedia tem um concorrente no que concerne ao desenvolvimento colaborativo de uma enciclopédia em linha.

Resultado de divergências quanto à forma como são revistos e editados os artigos e da rápida evolução da própria Wikipedia e à escala que esta atingiu, alguns dos seus editores fundadores lançaram recentemente uma nova proposta designada por Citizendium (http://www.citizendium.org/)

Ver a enciclopédia em http://pilot.citizendium.org/wiki/Main_Page

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Gates versus Jobs 

Um vídeo curioso em formato de cartoon entre dois dos players mais importantes do mundo das tecnologias de informação nos dias de hoje (obrigado Carlos).

Vale a pena ver...
http://www.youtube.com/watch?v=qHO8l-Bd1O4

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 15, 2007

e-participação 

Após muitas promessas de uma maior participação por parte do cidadão comum nas decisões do país, começam a aparecer exemplos reais de iniciativas de indivíduos que acabam pro mobilizar grupos de cidadãos e assim enquadrar os requisitos legais para a entrega de petições no Parlamento da Républica.

esta forma, esas iniciativas forçam a discussão e modificação da agenda do parlamento, faltando saber se a nossa classe política entende ser este tipo de participação digna de modificar a agenda política. Perceber estes sinais torna-se crucial para a sua própria credibilidade (leia-se classe política), pois de outra forma, o discutido divórcio da sociedade civil por eles tão apregoado não passa de conversa.

Um bom exemplo de um movimento interessante, embora controverso, mas legítimo é a petição para a Aprovação da legislação sobre o consumo de tabaco e consequente restrição de fumar em locais públicos.
Para quem quiser participar ou conhecer um mecanismo de e-participação seguir o endereço http://www.petitiononline.com/NOTABACO/petition.html

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Assinatura de protocolo entre Junta de Freguesia de Paranhos e a UFP 

A Junta de Freguesia de Paranhos e a Universidade Fernando Pessoa, vão assinar um protocolo de cooperação no âmbito da abertura dos diversos serviços da autarquia e projectos em que se encontra envolvida, a estágios académicos/curriculares dos alunos dos cursos da UFP.

Pretende-se a criação e sedimentação de sinergias entre estes dois órgãos da freguesia, como forma de promover o desenvolvimento científico, favorecer aos estudantes o contacto com o mundo real do trabalho, ao mesmo tempo que se aprofundam e promovem os conhecimentos sobre os mais diversos aspectos da freguesia, favorecendo o acesso da população mais carenciada a determinados serviços, colocados à disposição pela UFP.

O evento vai decorrer no dia 23 de Fevereiro (quinta-feira) pelas 15h00 na Sala Nobre da Junta de Freguesia de Paranhos pelas 15h00 pelo presidente de Junta e pelo Reitor da UFP.

Quer do ponto de vista da Universidade, quer da JF onde se implementa a UFP, este tipo de iniciativa é importante e merece ser referida. Apenas os territórios que reconhecem e acarinham as suas escolas (de todos os níveis) é que estão preparados para vencer os desafios colocados no nosso tempo. Qualificar pessoas, tornar estas cidadãos e integrantes da comunidade em que vivem ou trabalho faz do território que as acolhe um melhor território e um território mais rico e competitivo.

Etiquetas: , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 12, 2007

Representar com dignidade 

Na semana passada, tive a oportunidade de testemunhar uma cerimónia pública local.
Confesso que o que assisti me encheu de tristeza. De algum modo, defensor do território e da capacidade de um local se afirmar pela capacidade das suas pessoas, testemunhei o que não penso ser digno.

Essa cerimónia pública local serviu para selar um acordo no âmbito de duas instituições que de modo livre se entenderam associar. Por uma delas ser tutelada por um organismo do estado representado localmente por uma estrutura de apreciável (dimensão e responsabilidade) do, foi convidado o seu mais alto signatário.

Por razões de agenda, fez-se representar por um seu vice, como substituto. Até aqui tudo bem. É mesmo bom sinal que exista actividade que justifique a ocupação e a existência de um vice. Estavam quatro pessoas que usaram da palavra - uma de cada uma das instituições e o presidente da Junta de Freguesia: todos eles cumpriram o seu papel com maior ou menor brilhantismo, mas com absoluta dignidade, honrando a sua qualidade de representantes. Em nome do estado e de um dos seus organismos de tutela, o representante foi o primeiro a falar e foi assim o seu discurso:
- começou por se desculpar...
- disse que o director não veio por compromissos de agenda e desculpou-se novamente...
- disse igualmente que ele próprio e o director não tiveram tempo de trocar informação sobre o evento...
- disse que não sabia dessa forma o que estava em causa e... naturalmente, se desculpou...
- disse afinal muito pouco sobre o que as instituições daquele tipo podiam fazer em conjunto e parecia mesmo não saber quais eram...
- sorriu nervoso e deslocado e era afinal a primeira representante no protocolo...

enfim, enfim, enfim... verdadeiramente incrível!

nada articulado, sem dom da palavra ou de presença. Sem estudo ou qualquer tipo de preparação. Sem presença e incomodado pelo discurso dos demais que viram na pessoa, certamente, uma das doenças do nosso estado. Pessoas erradas em lugares certos.

Nem o facto de se tratarem de lugares de confiança política ou técnica justifica tão sofrida prestação. Desta forma ninguém pode acreditar e eu, sinceramente, fiquei com a tristeza de concordar com a falta de dimensão deste meu Porto, preso de um serôdio e incompetente deixar andar que nos imobiliza em sectores cada vez mais cruciais, hipotecando não só o futuro de quem é medíocre, mas de todos os outros que habitando o território se tornaram suas vítimas.

Não posso assim calar um grito de revolta.

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (1)

Entre o real e o virtual 

Este vídeo no Youtube é também bastante curioso e mostra numa perspectiva bem humorada a cada vez mais ténue linha entre a Internet e o nosso espaço seja ele a casa, o trabalho ou, como neste caso, uma sala...

Vale a pena ver: Web 2.0 - thefirstpost.co.uk

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Web 2.0 no Youtube 

Existe um excelente vídeo no Youtube sobre o conceito da Web 2.0.
Que melhor local para acolher de forma livre e sem custos a explicação de um conceito que promete muito na evolução da Web de plataforma tecnológica para espaço de pessoas.

O melhor mesmo é visualizar o vídeo: Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 06, 2007

Comunidade Digital de Professores 

Comunidade Digital de Professores
Projecto de interacção e comunidades de prática

O projecto denominado de Comunidade Digital de Professores (CDP) tem por objectivo a criação de áreas de interacção organizadas por temas de conhecimento que permitam a troca de conhecimento entre docentes do ensino pré-universitário e superior. Cabe neste contexto a troca de informação sobre recursos, apontadores na Internet, materiais e estratégias que visem melhorar a compreensão e ensino do tema de conhecimento em discussão.

Os destinatários são os docentes das instituições protocoladas que entendam querer participar nessa comunidade. De forma a organizar os diferentes grupos, existe na Universidade Fernando Pessoa um docente responsável por dinamizar uma comunidade em área de conhecimento da sua especialidade e que estará disponível para responder a solicitações específicas que lhe sejam colocadas.

Pretende-se assegurar um nível de serviço que seja espelho das preocupações mas também das intervenções de todos os membros da comunidade e das problemáticas propostas pelos seus membros. Existem diversas comunidades, cada uma, organizada em torno de uma área de conhecimento específica, com diversos temas de discussão possíveis. Cada docente pode pertencer a uma ou mais comunidades, de acordo com os seus interesses.

Apenas é necessário como requisito, a posse de uma conta de correio electrónico que permita o envio de alertas individuais. Não existe nenhuma obrigação de participação ou modelo geral de funcionamento, sendo que a interacção deve ser regida por interesses específicos em cada tema tratado, quer colocando questões, quer apresentando pontos de vista ou partilhando opiniões e conhecimento com os restantes elementos. As regras são simples e deve a participação de cada um ser norteada pelo respeito dos demais participantes e pela discussão exclusiva do tema e dos assuntos que lhe são subjacentes.

As diferentes comunidades-tema, tratam-se acima de tudo de áreas de interacção e de construção de uma memória conjunta para a construção e partilha de conhecimento. O ganho de pertencer a cada uma destas comunidades está directamente associada à participação de todos os envolvidos.

Cada uma das áreas de interacção conta com a participação de um professor da UFP (especialista na área), responsável pela sua moderação e que responderá às solicitações que lhe foram endereçadas.

De momento, as áreas disponíveis são quatro: Biologia, Física, Química e Românicas.

Etiquetas: , , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Parcerias entre a UFP e escolas do ensino secundário 

No contexto do fortalecimento das relações técnico – cientificas e de cooperação universidade / instituição de ensino pré-universitário, a Universidade Fernando Pessoa e a Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, decidiram estabelecer um programa de parceria, que tem como principal objectivo estreitar relações entre os signatários, promovendo o desenvolvimento de:

No próximo dia 7 de Fevereiro de 2007, às 15h45m, no Auditório do Centro de Formação da Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, terá lugar o primeiro acto de apresentação pública desta parceria.

Programa do Evento
15h45m – Assinatura do Protocolo de Colaboração
16h15m – Apresentação do Projecto “Comunidade Digital de Professores

Etiquetas: , , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 05, 2007

Second life: novos espaços digitais 

O Second Life (SL) é um dos movimentos para o digital mais interessantes que actualmente merecem a nossa atenção. Provavelmente, face à sua importância histórica, o SL constitui um excelente laboratório do mundo digital enquanto espaço de vida.

Questões como as da identidade (pessoal, das organizações, identidades múltiplas, etc.), ou de uma economia virtual ou ainda da construção de espaços não físicos. Nestes últimos, as relações de espaço e tempo são diferentes, mas com um mapeamento com regras e referências bem estabelecidas.

Por isso tudo, o Second Life é uma referência: http://secondlife.com/whatis/

Etiquetas: , , ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 04, 2007

Aumento do uso da Internet em Portugal 

Segundo o semanário o Sol um inquérito da Anacom ao consumo de banda larga revelou que este ano o número de lares com acesso à Internet deverá chegar aos 50%.

No inquérito, 9,7% dos inquiridos que não têm Internet tencionam aderir ao serviço ainda este ano. Como em Dezembro o valor situava-se nos 40% prevê-se que, com este dado, metade dos lares fiquem ligados ainda este ano.

Esta tendência de crescimento é explicada com a migração da banda estreita para a banda larga que é hoje a principal tecnologia de suporte com 60,5% do total de acessos.

No que respeita à utilização, 96,4% dos inquiridos refere como principal actividade a pesquisa de informação, enquanto 89,7% fazem pesquisas relacionadas com estudo ou investigação.

Igualmente a subir no último ano estiveram actividades online como declarações de impostos, movimento de contas bancárias, pagamentos de serviços ou compras.

O desinteresse ou o facto de ser considerada supérflua é a principal razão para não aderir à Internet, tendo sido apontada por 47,1% dos inquiridos. Logo a seguir surge a ausência de computador que é referida por 33% como barreira à adesão à Web.

Curioso é a não referência a dois aspectos fulcrais quando se fala de serviços de acesso à Internet:
- qualidade de serviço,
- custo de serviço

...ambos deixam muito a desejar e demonstram uma distância significativa a outros nossos parceiros na União Europeia.

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

O RoboParty a 23-25 de Março 

A Universidade do Minho e a SAR-Soluções de Automação e Robótica organizam a primeira RoboParty em Portugal. Trata-se de um evento de 3 dias onde os jovens podem aprender a construir o seu próprio robô.

O RoboParty consiste num evento pedagógico que vai reunir cerca de 100 equipas de 4 pessoas cada, durante 3 dias e duas noites (trás o teu saco cama), para ensinar a construir pequenos robôs, de uma forma simples e divertida.

Há uma pequena
formação inicial (vais aprender a dar os primeiros passos em Electrónica, em programação de robôs, em construção mecânica), depois é oferecido um KIT robótico desenvolvido pela Universidade do Minho e pela SAR, para ser montado (mecânica, electrónica, e programação) e que no final do evento pertence à equipa.

Contamos ainda com outras actividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc. Cada participante traz o seu saco cama e permanece lá durante todo o evento.

A RoboParty é idêntica a uma LANParty e também vai funcionar 24h/24h mas tem um
objectivo mais pedagógico.

O evento vai decorrer no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, nos
dias 23-25 de Março.
Para mais informações visita o site: www.roboparty.uminho.pt

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

A Web e a Internet tem impacte 

O estudo da Nickelodeon «The Digital Family» revela que 59 por cento dos adultos acredita que a Web os ajuda a cumprir tarefas, com 68 por cento a acreditarem que a Internet os torna mais eficientes e independentes.

Entre a fé a realidade ainda distam 9 pontos percentuais.

No mesmo estudo mas referente a crianças, o papel da web é igualmente destacado com 93 por cento a referirem que os ajuda a obter conhecimento e 85 por cento a reconhecerem a Internet como factor para serem melhores alunos.

Aqui, uma distinção entre conhecimento e escola, sendo que neste caso 8 pontos percentuais separam os que perante a realidade tem menos fé na escola...

A Web é ainda vista por 89 por cento como uma influência para serem mais criativos e 75 por cento indicam que através dela reforçam o sentimento de terem alcançado algo.

Estes valores dão que pensar sobre o papel da Web e da Internet na nossa sociedade: é claramente um papel central e que parece estar a modificar a nossa sociedade - bom mau? Inevitável ou alternativa possível? e no contexto nacional, que estudos e reflexões foram já realizadas?

O resto do texto da notícia do SOL, revela ainda que do estudo fez parte uma experiência que passou pela privação, durante 10 dias, do acesso à navegação. Os resultados indicam que, no caso das crianças, os trabalhos de casa tornaram-se um desafio maior e que os pais passaram a ter de levar os filhos a bibliotecas para a execução de tarefas escolares.

O efeito da privação da web também se fez notar nos adultos, sendo que no caso das mães foi detectada como consequência maior irritação e a necessidade de elaborar listas sobre tarefas a cumprir.


dá mesmo que pensar...

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 02, 2007

A Universidade em mudança 

O Processo de Bolonha, a conjuntura económica, as novas solicitações da economia da informação, a globalização e a pressão para a internacionalização, o desemprego e a gestão e governação no ensino superior são apenas algumas das questões que agora estão na ordem do dia.

Outras se colocam como a urgência na procura de novos públicos, o financiamento do ensino superior, a inovação e o papel das instituições, a sua relação com o território, o uso de mecanismos de elearning, as redes e parcerias, a ligação da universidades às empresas e o novo perfil do professor universitário. Para responder a todos estes desafios não é fácil e exige o estabelecimento de prioridades.

Por isso, considero pessoalmente que o tempo é de oportunidade e que é crucial a capacidade de cada organização promover uma forte liderança e a uma estratégia para orientar o esforço nos anos mais próximos.


Além das questões enunciadas existirão mais!, muitas mais... como se pode verificar pelo movimento de docentes que se mobilizam para discutir estas e outras questões como é o caso do

BLOG «CO-LABOR»

Profissionais do ensino superior da Universidade de Aveiro, colocaram na WEB um Blog denominado "Co-Labor", cuja finalidade é servir de plataforma para a discussão do Relatório OCDE, cujo objecto é o Ensino Superior em Portugal.

... e de muitos outros com objectivos semelhantes e de conteúdos muito interessantes, como é o caso de:
...enfim, a mostrar que o nosso sistema de ensino superior tem gente boa, empenhada e com capacidade de discurso e capaz de se afirmar.

Pessoalmente e numa perspectiva de gestão, defendo que seja claramente assumido se o excesso de docentes no ensino superior pode e deve ser encarado como um desafio ou simplesmente se reconhece que a mudança tem de ser realizada com outras pessoas?

Etiquetas: ,


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

fevereiro 01, 2007

Uma campanha a apoiar 

«Compro o que é nosso»
Este é o slogan de uma campanha recente que está a decorrer nos media. Promover o "fabricado em Portugal" e sensibilizar todos nós enquanto consumidores que, em condições de igualdade, a nossa preferência deve ser para com aqueles produtos que são nacionais.

Para tanto, é claro que será preciso serem de qualidade e preço equivalente. Óbvio que só assim fará sentido e para assim nada melhor que a competitividade...

De qualquer forma, fica aqui a campanha, que naturalmente apoio:

Coloque o Selo «Compro o que é nosso» nos produtos da sua empresa.
Porque
«Cá se fazem, Cá se compram»

Consultar o site da AEPortugal
http://www.aeportugal.pt/Inicio.asp?Pagina=/Areas/ComproNosso/ComproNosso

Etiquetas:


Social bookmark este blogue | Comentários: (0)

Powered by Blogger.